Casa Civil

Notícias

11/05/2018

Dia Nacional de Bike ao Trabalho tem semana de conscientização na Celepar

Pelo quinto ano consecutivo, a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) comemora o Dia Nacional de Bike ao Trabalho com ações voltadas ao incentivo do uso da bicicleta como meio de transporte. A diferença em relação às edições anteriores é que em 2018 a empresa dedicou uma semana, de 07 a 11, para debater o tema.

Além da exposição “Movimento sobre Rodas”, do artista Cesar Ferreira instalada no hall da Celepar, a programação contou com oficina sobre manutenção da bicicleta, e uma específica a respeito de ergonomia nos esportes, na qual os ciclistas tiraram suas medidas e receberam orientações sobre a correta dimensão do quadro da bicicleta, altura do selim e posição para pedalar.

Nesta sexta-feira (11), Dia Nacional de Bike ao Trabalho, na chegada, a partir das 7h, mais de 50 empregados que vieram de bicicleta receberam frutas. Ao meio dia, um grupo de ciclistas pedalou da sede da empresa, na Rua Mateus Leme, 1561, em Curitiba, até o Parque São Lourenço, e lá houve uma confraternização a base de sanduíches, frutas e sucos.

Qualidade de Vida

Através dos programas de Qualidade de Vida e Transporte Livre, a Celepar, como explicou o presidente Jacson Carvalho Leite, incentiva a participação dos empregados em práticas que venham ao encontro da saúde, do bem-estar e da sustentabilidade. Em relação ao uso de modais alternativos, ele lembra que desde 2014 a companhia possui um bicicletário coberto com 60 vagas e um vestiário. “Iniciativas que alavancaram o uso da bicicleta como meio de transporte entre os celeparianos”.

O Programa Transporte Livre, ação que incentiva os empregados a utilizar a bicicleta como meio de transporte, teve seus primeiros passos em 2007 na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A iniciativa que integra o Programa Qualidade de Vida conta com apoio da Fundação Celepar (Funcel).

11 anos


Em seu décimo primeiro ano, o Programa Transporte Livre, iniciativa de empregados e que conta com o apoio da Celepar, de acordo com o coordenador, o analista Guilherme Paim Mendes, gera aumento da qualidade de vida, saúde e produtividade aos usuários, além de contribuir com o meio ambiente e otimizar a mobilidade urbana.

Com a adesão de mais de 50 funcionários ao Dia de Bike ao Trabalho, estima-se, segundo Mendes, que a emissão de 310 kgs de dióxido de carbono (CO2) seja evitada, e com um total aproximado de 800 km pedalados, isso vai gerar também economia de combustível.

“Venho à empresa de segunda a sexta de bike, desde o Alto Boqueirão até a Celepar são 17 km, 80% do caminho é em ciclovia o que aumenta a segurança no trajeto, e contando a volta pedalo 34 km por dia. Comecei a adotar a bike como meio de transporte a partir das campanhas de incentivo feitas pelo Grupo Transporte Livre e pela Celepar", disse o técnico Márcio da Silva.

Detran

O Departamento de Trânsito do Paraná pretende utilizar o Projeto Transporte Livre da Celepar que, de acordo com o diretor de tecnologia do órgão, Marco Aurélio Barbosa, é um modelo a ser replicado, pela sua excelência e pela maneira harmônica como é gerido entre os usuários de bike e a empresa.

O Detran entregou hoje na companhia a nova edição da cartilha sobre o Código de Trânsito para Ciclistas.

Comemorado

O Dia de Bike ao Trabalho é inspirado no Bike To Work Day, iniciado em 1956 pela organização League of American Bicyclists, evento anual realizado mundialmente para promover a bicicleta como uma opção de transporte para o serviço. No Brasil, esta iniciativa é realizada na segunda sexta-feira do mês de maio.

Prêmio

O Programa Transporte Livre recebeu o Ser Humano Oswaldo Checchia 2016, na modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social – Empresa, em premiação nacional da área de Recursos Humanos, promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), em 2016 no 42º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh 2016).

Vídeo:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Facebook
  • Instagram

Central de Atendimento

  • Enviar mensagem
  • Chat on-line
  • Regionais
  • WhatsApp
  • Solicitação de Serviços
  • LOJA DA CELEPAR
  • Banner trânparência PTE
  • banner transparência