Casa Civil

Celepar

07/06/2018

Celepar forma nova turma do Curso de Smartphone

Mais uma turma com alunos da terceira idade foi formada pela Celepar. Ao todo, 58 pessoas com idade acima de 60 anos participaram do Curso Básico de Smartphone que a companhia oferta gratuitamente.

A capacitação de nove horas/aula iniciada na terça-feira (05), com uma turma pela manhã e outra no período da tarde, foi encerrada hoje (07) com a entrega de certificados. A idade dos participantes oscilou entre 60 e 84 anos.

Na opinião de Clerê Paulina Gabriel, 75 anos, as pessoas “mais vividas” têm dificuldade com a modernização da tecnologia, ao mesmo tempo em que dificilmente encontram alguém que se proponha a ensinar sobre o manuseio do celular, “preferem fazer, a maioria não têm paciência”. Para ela, através deste curso, a Celepar ofereceu um grande benefício à terceira idade.

Ainda na ativa aos 70 anos, o taxista David Paiva Lagos qualificou o curso como bem elaborado e de grande valia, além do que fez questão de destacar “a paciência dos professores”. Segundo ele, com a desatualização, devido ao rápido avanço da tecnologia, “valeu a pena fazer o curso, que indico”.
Dizendo não ter palavras para agradecer aos professores e a Celepar pelo tudo o que aprendeu durante a capacitação, Terezinha Lenkaitis, 70 anos, no momento em que recebeu o certificado fez questão de agradecer pelo que chamou de “partilha do conhecimento”. A nota do curso, para ela, é acima de 10, “se necessário, 10 vezes 10”.

Menos dependência

Para o presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, Jacson Carvalho Leite, mais do que uma inclusão social, o curso tem por objetivo atualizar o conhecimento dos participantes, “reduzindo a dependência das pessoas idosas em relação aos familiares quanto ao uso do celular”. De acordo com o dirigente, esta é uma ação de cidadania da Celepar que ajuda a resgatar a autoestima e quebrar barreiras de comunicação em relação ao universo virtual.

O Curso Básico sobre Smartphone, como explicou Leite, integra o Programa Celepar Cidadã, que envolve ainda o Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais através do computador, também voltado às pessoas com idade superior a 60 anos. “Esta ação da companhia une tecnologia, coração e calor humano, e é plenamente compensada pelo largo sorriso de muito obrigado que fica estampado no rosto de cada um dos participantes”, disse ele.

Iniciativa

A deputada estadual Maria Victoria (PP), participou da cerimônia de entrega de certificados para a turma da tarde. Ela parabenizou a Celepar “pela excelente iniciativa” e, principalmente, os participantes que aceitaram o desafio de estar aqui e aprender, “minha admiração a cada um de vocês”.

O smartphone, de acordo com a parlamentar, veio para facilitar a vida do cidadão e, mais do que isso, se tornou uma importante ferramenta para que cada pessoa exponha, por meio das redes sociais, o seu ponto de vista, o seu conhecimento e sabedoria. “e ajude o governo a acertar nas decisões e escolhas”.

Ela falou também sobre o carinho e o respeito que a governadora Cida Borghetti tem pela terceira idade e citou, entre as ações de voltadas aos os cidadãos com mais de 60 anos, o Programa Condomínio da Pessoa Idosa, implantado em Maringá, que deverá ser levado a outras cidades do Paraná.

Programa

O curso inclui personalização do aparelho celular, como inserir papel de parede ou plano de fundo; aumentar ou diminuir volume e tamanho de letras, mover e/ou excluir ícones, cadastrar, alterar e excluir contatos; ler, enviar e excluir mensagens. Os participantes também aprendem como baixar aplicativos/ferramentas como WhatsApp e outros, pesquisar informações através de navegador da internet e redes sociais, tirar fotos, compartilhar e limpar galeria de fotos, entre outros itens.

Junho

Ainda neste mês de junho, de 12 a 14 e de 18 a 21, o treinamento será levado para Londrina. No município da Lapa, o curso está previsto para ocorrer entre os dias 26 e 28. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone (41) 3200-6365. Para participar, o interessado deve ter idade mínima de 60 anos e possuir smartphone.

Mais depoimentos

"Estive em outro curso promovido pela Celepar, para acesso as redes sociais e internet em computadores, novamente agradeço a todo o conhecimento passado, aprendi muito com vocês e construí amizades aqui dentro que levarei para sempre em meu coração".

Flauzelino Pinto

“Achei o curso interessantíssimo. Sei que é muito importante se manter ativo e por isso procuro sempre estudar mais, e aqui pude aprender a usar essa ferramenta que é o smartphone. Meus parabéns a toda a equipe da Celepar que nos recebeu e nos ensinou”.

Raul Veras, 63 anos

“Muito bom, vou indicar para os meus amigos. Às vezes a gente tem tanta dificuldade pra aprender essas coisas mas agora fica mais fácil usar no dia a dia”.

Luzia Ribeiro, 69 anos

Alunos

 Alberto Pedro Santana
 Antônio Soares Gonçalves
 Augusta Pereira Lima 
 Ceila Maria Bodot
 Clarito Penteado de Almeida 
 Clerê Paulina Gabriel 
 Dário Lima 
 David Paiva Lagos 
 Edilson José Siqueira
 Elce Nora Claus Miketem 
 Elizabeth Ell 
 Eloita Santos Matoso 
 Elvira Follador
 Erli Terezinha Beckert
 Flauzelino Pinto 
 Gilberto Monastier 
 Irene da Silva Pereira 
 Ivan Inar Rissatto
 Ivanete Buganha 
 Ivete Fernandes 
 Jacira Lemes Soares Gonçalves
 Leoni do Belém Silvério 
 Leonina Ramos da Silva 
 Luzia Ribeiro 
 Mara Sueli Carvalho
 Marcos Lemes dos Santos 
 Maria Cândida José
 Maria da Paixão Cancela Medeiros 
 Maria de Lourdes Nunes
 Maria Helena Caprilhone Monastier 
 Maria José Dias 
 Maria Madalena Cordeiro 
 Maria Martins Pinheiro Sodré 
 Maria Nunes Vieira 
 Marlene Salvaro
 Marli Duarte 
 Mercedes Franch
 Nelfany Marques Borghetti
 Orli Pianchin
 Orotide Alves dos Santos
 Otilia Christopolisky Schoenfelder 
 Raul Veras 
 Robelar Pereira Martins
 Rogério Fernando Negrão 
 Roseli Rodrigues Leite
 Rosemare Nunes 
 Silvia Maria Zahdi 
 Sofia Iukico Yamazato
 Sônia Maria Vernizi
 Takaya Adachi 
 Teresa Sato
 Tereza Imbronizio
 Terezinha da Silva Franca 
 Terezinha Lenkaitis
 Terezinha Rodrigues Santana 
 Vera Lucia Federhen 
 Wilson Ramos da Silva
 Yoshiko Adachi 

Instrutor/Monitores
 
 Dircélia Maria Alessi
 Luiz Carlos de Lima
 Rafael Ricardo Mayer
 Rogers de Oliveira Pires
 Sérgio Luis dos Santos Oliveira
 Sheila Tioko Kondo
 Debora da Silva Modesto
 Alceu Mentta
Gestor do Programa Celepar Cidadã, Eriel Macuco Filho.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.


CAPTCHA imageRecarregar CAPTCHA

Central de Atendimento

  • Enviar mensagem
  • Chat on-line
  • Regionais
  • WhatsApp
  • Solicitação de Serviços
  • LOJA DA CELEPAR
  • Banner trânparência PTE
  • banner transparência