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20/07/2018

Celepar conquista certificação nacional de melhoria de processos

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação - (Celepar)  acaba de obter a certificação nacional MPS.Br Serviços nível G, a empresa é uma das 28 no país e uma das 19 no Estado a possuir o certificado.

Essa conquista, de acordo com o presidente em exercício da Celepar, Tiago Waterkemper, é “sinônimo da dedicação, empenho e comprometimento dos celeparianos, uma vez que o bom trabalho realizado resulta no bom atendimento ao cidadão paranaense”. 

O diretor de infraestrutura e operações, Luiz Fernando Ballin Ortolani, agradeceu aos mentores do projeto MPS na Celepar, “Alphonse Dib Filho, Cristina Filipak, Eleni Hiratsuka e Kellen Lima, “obrigado por esta conquista significativa, compartilho esta felicidade por atingirmos este objetivo. Não queremos parar aqui, enxergamos que esta metodologia pode ser estendida para outras áreas da empresa, quem sabe até mesmo aos nossos clientes”. 

A gerente de inovação corporativa, Cristina Filipak, ressaltou que o “projeto de implantação do MPS-SV na Celepar foi uma experiência incrível de engajamento, dedicação, superação técnica e comprometimento com o objetivo de melhoria na prestação de serviços na área de operações para benefício ao cidadão”. Cristina contou ainda que “para nós não é apenas um nível, é repensar processos, desburocratizar, fazer diferente e, um reconhecimento do trabalho de todos. Parabéns para os celeparianos por essa grande conquista”.

Avaliação

Entre os dias 16 e 18 de maio a Celepar passou por uma importante avaliação buscando a certificação MPS.Br Serviços nível G. Essa certificação nacional atesta a aderência das práticas da organização em relação às melhores práticas do setor. 

Foram avaliados os serviços de: Impressão de Documentos, Cópia de Segurança, Auditoria de Ambientes e Operação Continuada, vinculados a Diretoria de Infraestrutura e Operações - DO e que contaram com o apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - DTI. Os avaliadores deste processo foram Alessandra Zoucas e Marcelo Thiry, da empresa Incremental Tecnologia, Instituição Avaliadora credenciada pela Softex para prestar serviços de avaliação. 

No dia 04 de junho, a empresa Softex anunciou que a companhia recebeu a certificação nível G em todos os serviços avaliados. 

Para o avaliador Marcello Thiry, “a nossa contribuição foi brindar a boa atuação que a Celepar desempenha, isso é resultado do que é realizado no trabalho dia a dia. Foi possível perceber o engajamento das equipes da empresa em todo o processo, a união para atingir um objetivo traz muitos frutos, como se tornar uma referência para outros órgãos públicos”. 

Thiry explicou também que “a avaliação tende a parecer como somente um julgamento dos processos, entretanto, em meio a auditoria, são apontadas também dicas de melhoria, o que proporciona uma parceria colaborativa na construção de cases de sucesso, bem como o amadurecimento sistêmico”.

A avaliadora Alessandra Zoucas afirmou que “é sempre um prazer vir à Celepar fazer uma avaliação, na primeira oportunidade, avaliamos projetos de softwares da companhia, e nesta de 4 serviços, ou seja, equipes, diretorias e perspectivas diferentes, o que mostra a evolução da empresa no processo de melhorias contínuas, com a expansão para outras esferas”. 

Projeto

O projeto teve início ao final de 2016, tendo como gerente o empregado Alphonse Dib Filho (DIAGA), bem como os representantes de cada gerência; Maurício Coradin (GGA), Eucyelle Kathe de Souza Pinto que na época estava na GMO e Tiago Andrei Tibes (GPO). A equipe contou ainda com as empregadas Cristina Filipak (GIC), Eleni Hiratsuka e Kellen Lima (COMEP), e envolveu diretamente 135 empregados em mais de 18 meses de trabalho. 

O gerente do projeto, Alphonse Dib Filho enalteceu que a obtenção da certificação MPS-SV Nível G coroou todo o esforço realizado. “O trabalho foi árduo, mas extremamente recompensador. Foi uma experiência enriquecedora, que agregou valor à empresa e aos colaboradores, de modo que em tempo de implementação todos percebessem os ganhos e benefícios ao se trabalhar a melhoria de processos, o que propiciou a mudança de mentalidade, fortalecendo a busca pela melhoria contínua na empresa. O primeiro passo foi dado. É momento de comemorar!”.

“Durante o projeto diversas dificuldades foram superadas devido a um fator fundamental, o trabalho em equipe. A interação entre as equipes responsáveis pelos serviços envolvidos, mostrou-se essencial para que tivéssemos coesão no trabalho. A parceria estabelecida entre as diretorias, DO e DTI (representada pela GIC), merece elogios, pois desde o início do projeto somaram suas forças em prol do mesmo objetivo”, celebrou Dib Filho.

"Foi enriquecedor trabalhar neste projeto, ao longo dos quase 2 anos dele, tivemos a oportunidade de verificar os aspectos do modelo MPS-SV e aplicá-los para que as melhorias dos processos e serviços fossem vista de uma forma natural e que agregassem valor à empresa. A equipe do projeto está de parabéns pela sua competência e comprometimento. Foi empolgante perceber a preocupação contínua com a qualidade e a melhoria dos processos por toda a equipe. Tenho certeza que os modelos MPS podem continuar contribuindo e agregando valor aos serviços da Celepar e a outras áreas também”, comemorou Kellen Lima. 

Depoimentos

"Enfim certificados! Foram cerca de 18 meses de trabalho para garantirmos que os serviços que passaram pelo processo de avaliação seriam certificados. A motivação para todo esse empenho foi a busca de melhoria de qualidade na prestação desses serviços pela Celepar. Todas as equipes envolvidas dedicaram-se ao máximo. Houve muita mudança: processos, rotinas de trabalho, hábitos, etc. Todos tivemos que nos readequar para garantir uma melhoria de qualidade. Foi exaustivo, mas estamos, todos, muito felizes."

Luciane Pallu 

"A certificação do MPS-SV mostra o esforço e o empenho de todos, que quando a gente se junta o trabalho é bem-feito. Toda a equipe está de parabéns, com uma colaboração multiárea focando no resultado que foi reconhecido. Agora vem o desafio maior: manter a qualidade e melhorar ainda mais. Já que conseguimos o nível G, de entrada, vamos buscar os níveis mais altos e consequentemente uma evolução, deixando de agir no micro e poder se planejar no macro".

Timothy Squair

"A implantação de um modelo de maturidade de qualidade em uma empresa é antes de tudo, uma mudança na sua forma de pensar. Esse foi um dos primeiros desafios do projeto. E por isso  foi gratificante ver os envolvidos entendendo cada vez mais o propósito do Modelo e "vestindo a camisa" para, juntos, alcançarmos as melhorias nos serviços prestados, direta ou indiretamente, ao cidadão. O patrocínio da diretoria foi fundamental para o sucesso da avaliação, assim como para darmos continuidade às melhorias e expansão dos processos de serviços daqui para frente. O Modelo consolidou as boas práticas das áreas e gerou uma forte motivação em todos para que as melhorias sejam constantes. Tive a oportunidade de ser representante da empresa nas duas avaliações, na de software e nesta de serviço, e em ambas o aprendizado foi enorme, assim como a emoção do resultado final. As duas certificações mostram que a Celepar tem capacidade para isso e muito mais. Parabéns a todos!"

Eleni Hiratsuka

MPS

O MPS.BR, Melhoria do Processo de Software Brasileiro, é um programa da Softex com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Com inicio em dezembro de 2003, o programa tem como objetivo melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, serviços e as práticas de gestão de RH na indústria de TIC. 

O modelo MPS para Serviços (MPS-SV) foi desenvolvido para complementar ao modelo MPS para Software (MPS-SW), que vem ao encontro das necessidades desse mercado, tanto para apoiar a melhoria de processos de serviços como para oferecer um processo de avaliação que atesta a aderência das práticas da organização em relação às melhores práticas do setor.

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