Guia de Trânsito Animal - GTA

O que é

Para a movimentação de animais e de ovos férteis entre estabelecimentos e eventos agropecuários, dentro ou fora do Paraná, você deve solicitar a Guia de Trânsito Animal, que é emitida com base nos seus documentos e com base no seu cadastro junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Não há necessidade desta guia para cães e gatos.

Dentro do estado, somente para o trânsito de bovinos e bubalinos, nas finalidades de cria/engorda e abate, você pode emitir esta guia eletronicamente, pelo sistema e-GTA. Para os outros animais, você deve ir a uma unidade da Adapar para solicitar a guia.

A guia interestadual também só pode ser emitida nas unidades da Adapar.

Como emitir

Para emissão pelo e-GTA para bovinos e bubalinos, você deve fazer o seu pré-cadastro no site da Adapar e entregar o termo de adesão na Unidade Local de Sanidade Agropecuária (ULSA) do município onde se localiza a propriedade. Você pode emitir a guia se estiver em dia com as obrigações da defesa agropecuária.

No caso das outras espécies e serviços, que exigem a emissão de GTA presencial, você deve procurar as Unidades Locais da Adapar ou os Escritórios de Atendimentos dos Municípios.

Prazo

Devidamente cadastrado e em dia com a defesa agropecuária, o produtor pode emitir a GTA quando quiser.

O que diz a lei

No Paraná, a GTA é regida pela Portaria nº 265, de 10 de outubro de 2017.

Forma de atendimento:

Diferentes meios

Quanto custa:

Variável