Centros da Juventude

O que é

Os Centros da Juventude são espaços de convivência para atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional para adolescentes e jovens, e que também podem ser frequentados pela comunidade.

Foram criados para afastar adolescentes e jovens de situações de risco e de vulnerabilidade social, com ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política. Contam com sala multiuso, sala de dança, quadra poliesportiva, pista de skate, teatro de arena, biblioteca, laboratório de informática, auditório, rádio comunitária, estúdio de gravação e piscina semiolímpica.

Como solicitar

Procure um dos Centros da Juventude ou informe-se se o serviço está disponível na sua cidade nos CRAS - Centros de Referência de Assistência Social ou CREAS - Centros de Referência Especializado em Assistência Social.

Jovens entre 14 e 18 anos podem pleitear bolsa-auxílio, pelo programa Bolsa Agente de Cidadania. Para receber a bolsa, o adolescente precisa desenvolver um projeto e aplicá-lo em atividades de convivência, formação e cidadania.

Prazo

Conforme o serviço e a disponibilidade de turmas.

O que diz a lei

A implantação do programa foi aprovada pelo CEDCA - Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, através da deliberação nº 04/2009.

A viabilização do programa se deu pelo Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA/PR).

Forma de atendimento:

Integralmente Presencial

Quanto custa:

Gratuito