Atendimento itinerante de proteção à mulher - Ônibus Lilás

O que é

O Ônibus Lilás - unidade móvel de atendimento itinerante à mulher em situação de violência - leva serviços de acolhimento e orientação psicológica, jurídica e de assistência social e prevenção da violência contra a mulher às localidades mais distantes do Paraná, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas. Os veículos são preparados e equipado, de modo a garantir a privacidade das mulheres.

Como utilizar

O Ônibus Lilás, com espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso, visita cidades previamente definidas pela Coordenação Estadual da Política da Mulher a pedido das prefeituras.

Prazo

O Ônibus Lilás permanece durante determinado tempo nas cidades, conforme a necessidade de cada comunidade e solicitação das prefeituras.

O que diz a lei

A Lei Maria da Penha cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Em seu artigo 1º parágrafo 1º diz que "o poder público desenvolverá políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".

Forma de atendimento:

Integralmente Presencial

Quanto custa:

Gratuito

Serviços Relacionados: