CRAM - Centro de Referência de Atendimento à Mulher

O que é

As mulheres em situação de violência são acolhidas no CRAM - Centro de Referência de Atendimento à Mulher, onde recebem atendimento especial para a superação da situação.

Serviços ofertados

  • Atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico realizado por uma equipe multidisciplinar especialmente preparada para este fim;
  • Auxílio na obtenção do apoio jurídico necessário a cada caso específico;
  • Orientação sobre prevenção, apoio e assistência às mulheres em situação de violência;
  • Articulação com outras instituições para o acesso aos programas de educação formal e não formal e os meios de inserção no mundo do trabalho.

Como solicitar

Veja se sua cidade conta com CRAM, caso não exista essa unidade, procure o CREAS ou o CRAS.

Atenção! Em Curitiba, procure a Casa da Mulher Brasileira, que faz acolhimento e triagem com equipe profissional; delegacia especializada no atendimento às mulheres; juizado especializado em violência doméstica e familiar contra mulheres; acompanhamento do Ministério Público e da Defensoria Pública; espaço de cuidado com as crianças; alojamento; atenção à saúde e promoção de autonomia econômica das mulheres.

Prazo

Cada serviço tem prazo específico.

O que diz a lei

A Lei Maria da Penha, de 7 de agosto de 2006, cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Estabelece que "o poder público desenvolverá políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".

Forma de atendimento:

Diferentes meios

Quanto custa:

Gratuito

Serviços Relacionados: