Museu Oscar Niemeyer

O que é

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é espaço dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. O projeto, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ganhou área de exposição em formato de olho, que chama a atenção.

São quase 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área de exposição, considerada a maior da América Latina.

Inaugurado em 2002, tem acervo de cerca de 4 mil peças, composto por obras de grandes artistas paranaenses, como João Turin, Theodoro De Bona e Guido Viaro, além de obras dos consagrados Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Andy Warhol, Di Cavalcanti e Francisco Brennand, para citar alguns.

O MON também conta com biblioteca com mais de 9 mil publicações e periódicos para pesquisa. São livros sobre história da arte, revistas especializadas, catálogos de exposições, vídeos com depoimentos de artistas e curadores, além de arquivo fotográfico constituído por registros de obras e de artistas paranaenses.

Como conhecer

As exposições podem ser visitadas de terça a domingo.

Visita virtual

O Centro de Documentação e Referência do Museu Oscar Niemeyer possui fotos, publicações e documentos para estudo e pesquisa local.

Agendamentos de visitas mediadas, entre outros serviços, são feitos pelo email agendamento@mon.org.br ou pelo telefone (41) 3350-4468.

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba/PR

Telefone: (41) 3350-4400

Horário de visitação

Confira os horários de funcionamento e os valores dos ingressos. As entradas podem ser compradas na bilheteria do museu ou pela internet.

O ingresso é gratuito para todos os visitantes às quartas-feiras, das 10h às 18h, a retirada do tíquete deve ser feita diretamente na bilheteria do museu, até 17h30.

O que diz a lei

O MON segue a Legislação do Sistema Estadual de Museus do Paraná, publicada no Diário Oficial n° 3.356, de 24 de setembro de 1990. De acordo com a lei, os museus são espaços dotados de quadro funcional, abertos ao público, destinados a coletar, pesquisar, conservar, expor e divulgar o acervo com objetivos educacionais, culturais e de lazer.

 

Forma de atendimento:

Diferentes meios

Quanto custa:
Ingressos