Ouvidoria do Estado do Paraná

O que é

A Ouvidoria é um canal de comunicação aberto entre os cidadãos paranaenses e o governo do Estado. Tem a responsabilidade de receber, encaminhar e responder às demandas que lhe chegam: solicitações, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e elogios referentes à administração pública.

Ainda que não aceite manifestações sobre os Poderes Legislativo e Judiciário, de competência privada ou de outros estados, procura indicar quais caminhos alternativos o cidadão tem para sanar essas dúvidas.

Como solicitar

O governo do Estado oferece diversos meios para ouvir o cidadão: pessoalmente, por site, telefone, e-mail, fax ou até por carta.

O acesso à Ouvidoria pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h:

  • Pessoalmente - Rua Mateus Leme, nº 2018 Centro Cívico - Curitiba/PR
  • Telefone: 0800 411113

Ou ainda em qualquer dia e horário:

Prazo

O prazo de retorno aos cidadãos depende da complexidade do pedido e das ouvidorias setoriais responsáveis por receber e tomar providências.

Mas, a qualquer tempo, é possível saber do trâmite do registro no site www.cge.pr.gov.br, ou por meio das Equipes de Atendimento e Ouvidoria, no 0800 ou outros telefones fixos. Basta usar os números de atendimento e código de consulta informados quando registra sua manifestação no SIGO.

Para tornar mais rápido o retorno aos cidadãos, a Ouvidoria envia, toda semana, alertas de pendências aos ouvidores setoriais, com link de atendimentos que, por algum motivo, ainda estão em aberto no Sistema. Este recurso faz lembrar aos usuários que é preciso fazer o correto uso do SIGO, que só finaliza o trâmite depois de preenchidos os campos obrigatórios e contato com o solicitante.

O que diz a lei

Resolução nº 007/2015 - Regulamenta as competências dos Ouvidores atuantes nos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado do Paraná.

Decreto 9.978, de 23 janeiro de 2014 - Institui a Estrutura de Controle e aprova o Regulamento da Controladoria Geral do Estado (CGE).

Forma de atendimento:

Diferentes meios

Quanto custa:

Gratuito