Central de Estágio - Ensino Médio e Superior

O que é

A comunidade estudantil, as instituições públicas ou privadas de ensino médio e superior e os órgãos da administração pública paranaense têm no portal Central de Estágio a fonte de informações para quem procura e para os que oferecem vagas de estágios profissionalizantes.

Para participar da seleção para o estágio, o estudante deve ter no mínimo 16 anos completos. São oferecidas vagas em estágio obrigatório, aquele exigido para que o estudante seja aprovado e obtenha o diploma; e em estágio não-obrigatório, opção do estudante, complementar ao seu curso regular, e remunerado com uma bolsa-auxílio.

A Central de Estágio é vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência como unidade da Escola de Gestão.

Como solicitar

O estudante deve se cadastrar no site da Central, ação que leva poucos minutos.

Para saber da Oferta de Vagas de Estágio nos órgãos públicos estaduais, entre na opção Estudante e em seguida Oferta de Vagas de Estágio. Selecione a vaga que lhe interessa e, para se candidatar a ela, insira seu CPF e a senha cadastrada.

Pronto. Se a análise dos seus dados mostrar que tem o perfil que as tarefas do estágio exigem, será convidado.

No Portal também estão disponíveis os links com Perguntas e Respostas, específicos para Estudante, Instituição de Ensino ou Supervisor.

O contato telefônico direto da Central de Estágio é (41) 3313-6061.

Prazo

O prazo máximo de contrato de estágio pela Central é de dois anos. Mas nada impede que, depois disso, a pessoa possa realizar estágio em outros lugares, como no setor privado ou nos órgãos do Poder Judiciário ou do Legislativo.

O que diz a lei

Conforme a Lei nº 11.788, a idade miníma para realizar estágio é de 16 anos completos. Para estudantes do nível médio ou técnico profissionalizante, a jornada de trabalho é de 4 horas por dia; para os de nível superior a jornada é de 6 horas diárias, exceto os alunos do curso de Jornalismo, que cumprem estágio de 4 horas por dia.

Decreto Estadual nº 8654, de 28 de outubro de 2010. Dispõe que os Órgãos e Entidades da Administração Pública Estadual Direta e Indireta, inclusive as Instituições Estaduais de Ensino Superior podem aceitar estagiários, na forma que especifica.

Forma de atendimento:

Integralmente na Web

Quanto custa:

Gratuito.