Serviços Laboratoriais e Amostragens Ambientais

Os laboratórios de Ecotoxicologia, Físico-Química, Limnologia, Metais, Microbiologia e Sedimentometria, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) prestam serviços a indústrias, instituições governamentais ou particulares e ao público em geral. Realizam análises de amostras ambientais de efluentes líquidos, de águas superficiais ou subterrâneas, de sistemas de abastecimento, de material biológico, de resíduos sólidos, de solo e de sedimento de fundo.

Detalhes sobre os serviços prestados podem ser obtidos também por e-mail, telefone ou pessoalmente na Recepção dos Laboratórios. Também são fornecidas instruções para coleta, acondicionamento e entrega das amostras, nos seguintes endereços:

Laboratório Central de Curitiba

Rua Engenheiros Rebouças, 1206 – 80215-100

lab_curitiba@iap.pr.gov.br

Laboratório Regional de Londrina

Rua Brasil, 1115 – 86010-210

lab_londrina@iap.pr.gov.br

Laboratório Regional de Toledo

Rua Guaira, 3132 – 85-903-220

lab_toledo@iap.pr.gov.br

Os resultados das análises podem ser obtidos pelo site do IAP.

Os Relatórios de Análise são disponibilizados aos clientes, conforme estabelecido em tabela:

Prazo máximo (em dias corridos)

Metais - 15 ou 35*

Ecotoxicologia - 30

Físico-Química - 15

Limnologia - 45

Microbiologia - 9

Sedimentometria - 25

* Amostras de material biológico, resíduos sólidos, solo e sedimento de fundo.

Esses serviços são disciplinados por uma série de normas legais, como a Portaria nº 2.914, de 12 de Dezembro de 2.011, do Ministério da Saúde. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Diferentes meios

Consulte preços