Doação de Sangue

O que é

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é a unidade da Secretaria da Saúde responsável pela captação, triagem clínica e laboratorial, coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Estado.

A entidade atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados para todas as regiões, graças a doações de voluntários.

Como doar

Para ser doador é preciso:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 67 anos (menor de idade deve estar acompanhado do responsável legal)
  • Pesar no mínimo 50 quilos
  • Estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação)
  • Apresentar documento oficial com foto ( Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação)

Tudo certo? Então compareça à Unidade da Rede mais próxima, nos dias e horários em que ela funciona. Será feito seu cadastro no sistema do Hemepar e você responderá a um questionário.

O procedimento seguinte é a Triagem Clínica, onde será avaliado se o doador preenche os requisitos para a doação de sangue. A próxima etapa é a Triagem Hematológica, um rápido exame, com apenas uma gota de sangue, que verifica se o candidato à doação não tem anemia.

Tudo certo de novo? Então é feita a coleta de aproximadamente 450 mililitros de sangue. Depois disso, você será encaminhado para a sala de lanche e deve permanecer no Hemepar por pelo menos 15 minutos.

ATENÇÃO! Grupos ou pessoas com deficiência devem agendar suas doações pelo telefone (41) 3281-4000.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h para doações em Curitiba.

No interior do Estado, o horário deverá ser confirmado nas próprias unidades.

Recomendamos não levar crianças menores de 12 anos a instituições de coleta de bolsas de sangue.

Prazo

Apesar de todo o procedimento ser realizado em aproximadamente 40 minutos, talvez você tenha que passar mais tempo na unidade, dependendo do número de candidatos a doação.

Após a coleta, o material será testado para classificar seu tipo sanguíneo nos Sistemas ABO e RH e identificar possíveis doenças infectocontagiosas transmissíveis pela transfusão. O sangue coletado é separado em diferentes componentes, que são armazenados para transfusão após resultado negativo dos testes sorológicos para hepatites B e C, aids (vírus HIV), doenças associadas ao HTLV I/II e doença de Chagas.

Nesse caso, após 30 dias você poderá solicitar sua Carteira de Doador com os resultados dos exames, por telefone ou presencialmente. Em caso de alguma intercorrência, será convocado para refazer os exames, por meio de correspondência enviada pelos Correios.

Homens podem doar sangue a cada 60 dias; limite de 4 doações a cada 12 meses; mulheres podem doar a cada 90 dias; limite de 3 doações a cada 12 meses.

Por questão de segurança, o preenchimento do cadastro e do questionário, e a realização de triagem clínica e laboratorial devem ser repetidos a cada doação.

Você terá direito ao Certificado de Doador fidelizado (válido para desconto em eventos culturais) após realizar 3 doações em 12 meses.

O que diz a lei

Lei Estadual 13.964/2002: Concede desconto de 50% em eventos culturais e artísticos para doadores de sangue registrados em hemocentros ou bancos de sangue de hospitais paranaenses Com isso, pagam a metade do valor estipulado ao público geral, em ingressos para espetáculos culturais, eventos esportivos, cinemas e exposições, entre outros.

Resolução Sesa n° 329/2009: Regulamenta a Lei 13964/2002 e institui a Certificação de Doador Fidelizado de Sangue para que ele possa usufruir de direitos (diretos e indiretos) instituídos pela legislação vigente.

Forma de atendimento:

Integralmente Presencial

Quanto custa:

Gratuito