Farmácia do Paraná

O que é

Cada uma das 22 Regionais de Saúde do Estado conta com uma unidade da Farmácia do Paraná que garante medicamentos gratuitos aos paranaenses

São tratamentos para transplantados, pacientes com hepatite, Alzheimer, Parkinson, asma, esclerose múltipla, cardiopatias, entre outras doenças.

Como solicitar

Consulte a lista de medicamentos fornecidos. Para solicitá-los, o usuário ou seu responsável deve ir até uma das farmácias das Regionais de Saúde do Paraná apresentando cópia dos seguintes documentos:

  • Cartão Nacional de Saúde (CNS)
  • Documento de identificação com foto (RG, carteira de motorista ou carteira profissional; ou a certidão de nascimento, no caso de crianças sem RG)
  • Comprovante de residência
  • Laudo para solicitação, avaliação e autorização de medicamentos (LME), preenchido pelo médico
  • Prescrição médica carimbada e assinada pelo médico há menos de 60 dias
  • Exames exigidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) conforme a doença e o medicamento solicitado. Para consultar a lista de exames, digite o CID (Código Internacional de Doença), selecione a opção Nova Solicitação e clique em Pesquisar
  • Termo de Esclarecimento e Responsabilidade (TER) assinado pelo médico e pelo usuário ou seu responsável, de acordo com a condição clínica.

Prazo

A solicitação será avaliada conforme os critérios dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) e, caso aprovada, o fornecimento do medicamento será autorizado.

Em até 60 dias, o usuário será contatado pelo telefone de cadastro e, então, deverá voltar à mesma farmácia para retirar o medicamento.

Para a continuidade do tratamento, o pedido de renovação precisa ser feito a cada 3 (três) meses.

O que diz a lei

Os medicamentos disponíveis para o tratamento de doenças ou de agravos são padronizados pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais.

Forma de atendimento:

Integralmente Presencial

Quanto custa:

Gratuito