Atestado de Profissão

O que é

O Atestado de Profissão ou Certidão de Profissão é documento que informa a ocupação do requerente quando emitiu a primeira via de seu RG no Instituto de Identificação do Paraná (IIPR).

Este serviço destina-se ao usuário que precisa obter a certidão para comprovar seu tempo de trabalho, ao solicitar aposentadoria, por exemplo.

Como solicitar

Com a carteira de identidade em mãos, acesse o site do IIPR. Escolha a opção "Atestado de Profissão", preencha os dados indicados e clique em "Solicitar".

Para pessoas que estão fora do Paraná e não possuem o RG emitido pelo IIPR em mãos, é necessário constituir um procurador e comparecer a um dos Postos de Atendimento.

Prazo

O atestado fica disponível online em até cinco dias úteis após a confirmação do pagamento da Guia de Recolhimento da Taxa de Segurança, gerada ao final da solicitação; em formato PDF, por 30 dias a partir da data de emissão. A confirmação de sua autenticidade pode ser consultada ou impressa em até 60 dias.

Em casos isentos da Taxa de Segurança (atos e documentos relativos a finalidades escolares, militares e eleitorais, à situação funcional de servidores públicos ativos ou inativos, e cidadãos que não têm condições econômicas de arcar com o valor), o atestado será disponibilizado online em até cinco dias úteis após o pedido.

ATENÇÃO! No momento da solicitação é possível indicar telefone ou e-mail para receber informação que o atestado já está pronto.

O que diz a lei

São isentos da Taxa de Segurança os atos e documentos relativos a finalidades escolares, militares e eleitorais, à situação funcional dos servidores públicos em geral (ativos ou inativos) e ao interesse de pessoas comprovadamente pobres.

ATENÇÃO! Nos casos de isenção da taxa, o requerente deve comparecer a qualquer Posto de Atendimento do Instituto de Identificação do Paraná, munido dos documentos que comprovem a necessidade do não pagamento e de um documento com foto.

Forma de atendimento:

Integralmente na Web

Quanto custa:

Verifique os casos de isenção da taxa.

R$ 9,76