Disque Denúncia 181

O que é

O telefone 181 recebe denúncias sem que o denunciante precise se identificar. Você pode auxiliar os diferentes órgãos da Segurança Pública do Paraná na prisão de criminosos, na apreensão de drogas, armas e contrabando, na busca por foragidos da Justiça e na localização de desaparecidos. Consulte os tipos de crimes e delitos atendidos pelo 181.

Quando o crime estiver ocorrendo no momento da chamada ligue 190.

Como denunciar

O telefone 181 funciona 24 horas, todos os dias da semana, e as ligações são gratuitas. As denúncias também podem ser feitas pelo site Disque Denúncia 181, que permite inserir fotos e vídeos. Em todos os meios, o sigilo das informações é preservado.

A denúncia é enviada a órgãos de segurança pública, que investigarão as informações. Com o protocolo recebido, você pode acompanhar o processo pelo site do 181. O número do protocolo também é importante para casos de pagamento de recompensa.

Tenha em mãos o máximo de informações, como local, características das pessoas e veículos envolvidos, se a situação se repete e outros dados que possam ajudar a polícia.

Quando NÃO acionar o 181:

  • Para emergências.
  • Para pedir informações jurídicas, de endereços ou telefone de outros órgãos.
  • Tratar de desacordos comerciais.
  • Para “desabafar” sobre algum assunto ou situação.
  • Para passar informações ou situações falsas.

Prazo

O registro da denúncia é imediato.

O que diz a lei

O Disque Denúncia 181 foi criado pelo Decreto Estadual 5494/2016.