Solicitação de Seguro-Desemprego

O que é

O Seguro-Desemprego é um benefício temporário em dinheiro para auxiliar o trabalhador desempregado a se manter e a buscar nova colocação. Esse é um direito dos empregados com carteira assinada ou domésticos, dispensados sem justa causa.

No Paraná, a solicitação pode ser feita via Agência do Trabalhador, rede vinculada à Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, tanto pela internet como pessoalmente.

Como agendar

No site da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, menu à direita, em Acesso Rápido clique em Agendamento Seguro-Desemprego, leia as instruções gerais e aperte o botão Agendar.

Se o município onde deseja ser atendido estiver na lista dos que têm Agência do Trabalhador com oferta de vagas pela internet, forneça as informações solicitadas no site e escolha um horário de atendimento. O comprovante do agendamento será enviado, via SMS, para seu celular.

Se o município de sua preferência não estiver na lista, você deve comparecer a uma das Agências do Trabalhador. Não esqueça de levar a documentação necessária.

Atenção:

Você tem prazo de 7 a 120 dias corridos, contados a partir do dia seguinte à data de demissão para dar entrada no Seguro-Desemprego; e de 7 a 90 dias, se for empregado doméstico.

Caso tenha completado 110 dias ou 80 dias, se for empregado doméstico, e ainda não conseguiu agendar o atendimento, procure qualquer Agência do Trabalhador de posse da documentação necessária.

Prazo

A primeira parcela será liberada 30 dias após a data em que você deu entrada no Seguro-Desemprego. As demais (de três a cinco), a intervalo de 30 dias, contados da emissão da parcela anterior.

O que diz a lei

O Seguro-Desemprego é benefício integrante da seguridade social, garantido pelo artigo 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal..

Forma de atendimento:

Parcialmente na Web

Quanto custa:

Gratuito