Procura de Emprego

O que é

O Programa de Intermediação de Mão de Obra destina-se a facilitar a colocação do trabalhador que procura emprego e atender a necessidade do empregador que procura mão de obra.

O serviço é prestado pelas Agências do Trabalhador do Paraná a todos os trabalhadores com mais de 16 anos (que geralmente precisam de orientação ou de recondução profissional) e aos empregadores com ofertas de vagas.

A responsabilidade pela intermediação é do Departamento de Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Diretos Humanos (Seju).

Como agendar

Atendimento ao trabalhador

Quem busca oportunidade de emprego têm duas vias para inscrição no programa:

  • Comparecer às Agências do Trabalhador, intermediação de mão de obra; levar a Carteira de Trabalho (CTPS), Carteira de Identidade (RG) e CPF. 
  • Via internet, pelo endereço www.trabalho.pr.gov.br; no menu Agendamento Procura de Emprego, clicar no botão Agendar.

Os candidatos são orientados a contatar as empresas, para ver da possibilidade de contratação, por meio de carta de encaminhamento anexa à carta resposta, de acordo com as vagas ofertadas pelos empregadores às Agências e o perfil estabelecido.

Atendimento ao empregador

Os empregadores têm três formas de ofertar vagas:

Importante: para facilitar o recrutamento, a empresa pode fazer a seleção dos trabalhadores na própria Agência, especialmente quando oferece um grande número de vagas, com exclusividade, via Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda. 

Prazo

O agendamento é imediato, quando realizado pela internet.

O encaminhamento depende da disponibilidade de vagas para atendimento nas Agências do Trabalhador.

Forma de atendimento:

Integralmente na Web

Quanto custa:

Gratuito

Serviços Relacionados: