Curso de reciclagem

O que é

Os motoristas que tiveram o direito de dirigir cassado ou suspenso devem, obrigatoriamente, entregar a CNH, realizar o curso de reciclagem e cumprir o prazo determinado para a suspensão ou cassação.

O curso de reciclagem tem 30 horas-aula e pode ser feito em uma unidade do Detran ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC). São quatro módulos divididos em disciplinas, que podem ser programados de acordo com sua disponibilidade.

Como agendar

Nos cursos ofertados pelo Detran, é possível marcar e desmarcar as aulas nas unidades de atendimento, nos terminais de autoatendimento ou pela internet.

Para agendar o curso de forma online, digite o número do processo no campo "Processo", insira os caracteres correspondentes ao controle de imagem e clique no botão "Buscar". Então, dois novos espaços serão criados: "Ciretran" e "Curso". No campo "Ciretran", selecione a unidade de atendimento que corresponde ao seu endereço ou que atenda às suas exigências. No espaço "Curso", selecione "Reciclagem" e depois clique em "Buscar". Na próxima tela, são listadas duas opções de agendamento: "Turmas com vagas", onde pode ser feita a seleção individual de disciplinas; e "Curso completo", com as turmas prontas. É só escolher.

Para realizar um ou mais cancelamentos, basta verificar as informações em "Turmas agendadas", onde constam as disciplinas escolhidas. Para desmarcar uma disciplina, clique no calendário com a letra X. Se quer cancelar disciplinas que têm dois ou mais módulos, deve desmarcá-las na ordem decrescente. Exemplo: para desmarcar Relacionamento Interpessoal I e II, deve cancelar, primeiro, Relacionamento Interpessoal II e, depois, Relacionamento Interpessoal I.

ATENÇÃO! Ao marcar uma disciplina, certifique-se de que poderá comparecer na data e hora marcadas. Caso contrário, o módulo só será reagendado mediante pagamento de taxa.

Prazo

Uma disciplina pode ser agendada com, no máximo, 6 horas antes de ter início.

Em caso de cancelamento, é preciso desmarcar com, no mínimo, 24 horas de antecedência.

O que diz a lei

O infrator é submetido a curso de reciclagem quando: sendo contumaz, for necessário à sua reeducação; suspenso do direito de dirigir; envolver-se em acidente grave para o qual tenha contribuído, independentemente de processo judicial; condenado judicialmente por delito de trânsito; a qualquer tempo, se for constatado que está colocando em risco a segurança do trânsito; e em outras situações a serem definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Forma de atendimento:

Integralmente na Web

Quanto custa:
Tabela de valores
Serviços Relacionados: