Multas em Rodovias Estaduais e Recursos

O que é

Para saber se foi multado em uma rodovia estadual por dirigir veículo com excesso de peso, de dimensões, de lotação ou de velocidade, você pode consultar o site do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná usando o número do Renavam. Se não concordar com a penalidade, no mesmo endereço obtém informações sobre como contestar sua aplicação e entrar com recurso no DER-PR.

Atenção! As placas dos veículos multados, cujos proprietários não foram localizados, são publicadas no Diário Oficial do Estado do Paraná.

Como solicitar

Depois de preencher e imprimir o formulário, você deve levar ao DER: Avenida Iguaçu, 340-A, bairro Rebouças, em Curitiba. Também pode entregar o documento em um dos endereços das Superintendências Regionais do DER ou, ainda, enviar via correspondência registrada por AR (não obrigatório) para o endereço de Curitiba.

Para acessar os Diários Oficiais do Estado e verificar se a placa do veículo foi citada pelo site do DER, entre nesta página.

Prazo

Fique atento ao prazo que consta na notificação de autuação. Se apresentar recurso ao DER e e ele for indeferido, você ainda pode acionar a Junta Administrativa de Recurso de Infrações (JARI), também do Departamento.

O que diz a lei

Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503/97, artigo 22.

Jari, CTB, artigo 16, parágrafo único.

Resoluções do Contran nº 619/2016 e 574/2015.

Forma de atendimento:

Diferentes meios

Quanto custa:

Gratuito