Autorização Especial de Trânsito - DER/PR

O que é

Os veículos com excesso de comprimento, largura, altura ou peso, em relação aos limites estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro, precisam de autorização especial para trafegar. Esse serviço é prestado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Como solicitar

Você deve se cadastrar para pedir a autorização prévia para trafegar. Depois, emitir guia de recolhimento (GR-PR) para pagar o valor referente à solicitação.

Os endereços das Superintendências Regionais que emitem essas Autorizações Especiais de Trânsito (AET) estão disponíveis no site do Departamento.

Prazo

Cada caso é analisado pelo setor responsável. Em algumas situações, é preciso até ter escolta para transitar, o que depende da disponibilidade de outros órgãos. 

O que diz a lei

Código de Trânsito Brasileiro, artigos 21, 97, 99, 101 e 314.

Resolução 211/2006, dispõe sobre requisitos de segurança necessários à circulação de Combinações de Veículos de Carga – CVC. Exemplos: bitrem, rodotrem, romeu e julieta, treminhão e tritrem.

Resolução 01/2016, aprova as normas de utilização de rodovias federais para o transporte de cargas indivisíveis e excedentes em peso e/ou dimensões para o trânsito de veículos especiais.

Forma de atendimento:

Diferentes meios

Quanto custa:

R$ 56,15

A autorização custa R$ 56,15.

As taxas relativas ao veículo variam conforme o tamanho, peso e distância percorrida.