Guia do Licenciamento de Veículos

O que é

O licenciamento de veículos é procedimento anual, certificando que o veículo cumpriu todas as determinações legais para poder circular. Essas exigências variam de acordo com o tipo, a utilização e as características de cada veículo, incluindo geralmente IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), seguro obrigatório, taxas e multas devidas, podem abranger inspeções de segurança e/ou vistorias veiculares.

Só depois de atendidos todos os requisitos, o DETRAN/PR emite o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que reconhece a total obediência à legislação e é de porte obrigatório.

O CRLV é enviado para o endereço de registro do veículo, cabendo ao proprietário manter este dado atualizado no DETRAN/PR.

Como emitir

De posse do Renavam, você pode emitir a guia de pagamento do licenciamento por diversas ferramentas de acesso ao DETRAN/PR: site, App, totens, ou bancos arrecadadores - Banco do Brasil, SICREDI, BANCOOB e Banco Rendimento.

Prazo

Você pode emitir a guia na hora.

O vencimento da taxa, para os veículos zero km, é no momento do registro, antes de fazer o emplacamento.

Para os demais veículos, o vencimento é no segundo semestre de cada ano, e a data depende dos dígitos finais da placa.

As guias têm vencimento máximo de 2 dias a partir de sua emissão. Após este prazo, você deverá emitir nova guia.

O que diz a lei

O motorista que for flagrado circulando com um veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro prevê aplicação de multa gravíssima, perda de sete pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo.

Forma de atendimento:

Integralmente na Web

Quanto custa:

Gratuito