Transferência de Município/Estado - mesmo proprietário do veículo

O que é

Este serviço registra a transferência do Município de origem de um veículo, sem mudança de proprietário, mesmo que este Município seja de outro Estado.

ATENÇÃO! Caso o veículo esteja com financiamento no Estado de origem, deverá ser transferido para o Paraná, antes que o procedimento seja efetuado.

Como solicitar

O proprietário ou seu procurador deve comparecer a qualquer Unidade de Atendimento do Detran/PR, Ciretran ou Posto de Serviço de Trânsito levando comprovante de residência, o Certificado de Registro de Veículo em branco e o veículo para vistoria. Deve portar ainda:

Se pessoa física

Se pessoa jurídica

Se procurador

ATENÇÃO! Para dar início ao processo, todos os débitos referentes ao veículo devem estar quitados. Caso o veículo seja de outro Estado, deverão ser quitados também os débitos do ano vigente, para que não haja débitos vencidos nem a vencer.

Em caso de baixa ou inclusão de gravame, o registro da baixa e/ou inclusão de gravame da alienação somente será efetuado junto ao Sistema Nacional de Gravames.

Prazo

Durante o primeiro atendimento será agendado o retorno à unidade para a retirada dos documentos.

O que diz a lei

O proprietário deve adotar as providências necessárias à efetivação do Registro de Transferência e expedição do novo Certificado de Registro de Veículo em 30 dias, sob pena de multa, de acordo com o Art. 233 do CTB.