Verificação dos cronotacógrafos

O que é

Os cronotacógrafos são registradores instantâneos e inalteráveis de velocidade, tempo e distância, que gravam as informações. Servem para verificar o cumprimento de roteiros de viagem, itinerários, horário de saída e de chegada, respeito aos limites de velocidade, tempos de condução e de descanso. São ferramentas perfeitas para o gerenciamento da frota.

No Inmetro - Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade você encontra o endereço dos postos de ensaios e o endereço dos postos de selagem para os cronotacógrafos, bem como a tabela dos serviços metrológicos. O IPEM também emite Certificados de Verificação e faz o cadastramento de Postos de Selagem.

Como solicitar

Depois de passar pelo Posto de Selagem e pelo Posto de Ensaio, você receberá um certificado provisório, válido por 30 dias. Depois da comprovação do pagamento, o Inmetro irá disponibilizar o certificado de verificação metrológica. O acompanhamento da emissão do certificado pode ser feito no site do Inmetro - Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade.

Prazo

Os prazos variam para cada tido de serviço e dependem dos Correios.

O que diz a lei

Portaria Inmetro nº 201, de 02/12/04

Forma de atendimento:

Integralmente Presencial

Quanto custa:

Os custos diferem para cada tipo de solicitação. Consulte a tabela de valores dos serviços metrológicos.