Governança Corporativa

A governança corporativa aplicada ao setor público compreende os mecanismos de liderança, estratégia e controles postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, visando a prestação de serviços de interesse da sociedade. Envolve os relacionamentos entre acionistas, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

Conheça os documentos que dão forma à estrutura de governança da Celepar.

 
Estatuto, Código de Conduta e Políticas Institucionais
 
Estatuto Social

É a certidão de nascimento da Celepar, um documento que disciplina o funcionamento interno e o relacionamento com a sociedade. Suas cláusulas identificam o objeto social, os órgãos que compõem sua estrutura e suas atribuições.

Acesse o Estatuto Social

 

 
Código de Conduta e Integridade

É o documento que visa consolidar a missão, a visão, os valores e os princípios éticos comportamentais esperados de todos os agentes que interagem com a companhia, independente do cargo, função, hierarquia ou tipo de interação.

A Celepar acredita que o sucesso de qualquer companhia depende da imagem que ela transmite e da postura que efetivamente norteia suas atividades. Com essa convicção, deseja alcançar a nobreza dos mais elevados padrões de conduta e ética.

A companhia também possui um Comitê Permanente de Orientação Ética, que tem como missão disseminar e zelar pela manutenção dos padrões éticos adotados e expressos no código, visando a prevenção de conflitos de interesse e o combate à corrupção.

Acesse o Código de Conduta e Integridade da Celepar

 
Políticas Institucionais

As Políticas da Celepar, são documentos elaborados de acordo com as melhores práticas de Governança Corporativa, buscam dar transparência aos processos e estabelecem as diretrizes e princípios orientadores das ações da empresa para cada um dos assuntos de que tratam.

Política de Tratamento de Incidentes à Privacidade de Dados Pessoais

Política de Privacidade de Dados Pessoais

Política da Comunicação e Divulgação de Informações

Política Porta-Vozes

Transações com partes relacionadas

Distribuição de Dividendos

 

 
Cartas de Compromissos, Governança e Sustentabilidade
 
Cartas de Compromisso

A Carta de Compromissos com Políticas Públicas visa afirmar os compromissos da companhia em realizar esforços e empregar recursos buscando atingir os objetivos de políticas públicas associadas ao interesse público que motivou a criação da Celepar.

Acesse o documento com os compromissos para 2018 (pdf)

Acesse o documento com os compromissos para 2019 (pdf)

Acesse o documento com os compromissos para 2020 (pdf)

 
Cartas de Governança

A Carta de Governança Corporativa busca dar transparência à gestão da companhia, informando sobre as atividades desenvolvidas, a estrutura de controle da Celepar, os fatores de risco analisados, os dados econômico-financeiros, traz comentários dos administradores sobre o desempenho da empresa, apresenta as políticas e práticas de governança corporativa adotadas e descreve a composição e a remuneração da administração.

Acesse o documento referente às atividades de 2017 (pdf)

Acesse o documento referente às atividades de 2018 (pdf)

Acesse o documento referente às atividades de 2019 (pdf)

 

 
Relatórios de Sustentabilidade

O Relatório de Sustentabilidade é um documento que apresenta os princípios essenciais da companhia, sua estrutura e as ações de responsabilidade socioambiental e de sustentabilidade desenvolvidas e efetivadas pela Celepar.

Acesse o documento referente às atividades de 2017 (pdf)

Acesse o documento referente às atividades de 2018 (pdf)

Acesse o documento referente às atividades de 2019 (pdf)

 

 
Organograma e Planejamento Estratégico
 
Organograma

Conheça o organograma e o corpo gerencial da CELEPAR.

Organograma

Quem Somos

 
Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico da Celepar contém as macrodiretrizes institucionais de longo prazo, indicador do caminho a ser trilhado e guia das decisões de negócios para os gestores de todos os níveis hierárquicos, visando uma melhor concentração de recursos para alcançar os objetivos da companhia. É elaborado para um período de 5 anos e revisado anualmente.

Mapa Estratégico 2020-2024

Planejamento Estratégico 2017-2021 (pdf)

Planejamento Estratégico 2018-2022 (pdf)

Planejamento Estratégico 2019-2023 (pdf)

Planejamento Estratégico 2017 - Visão geral dos resultados (pdf)

 

 
Regimentos Internos e Atas
 
Regimentos Internos

Os Regimentos Internos da Celepar contém as regras que disciplinam o funcionamento dos órgãos da companhia, de acordo com as normas contidas no Estatuto Social e na legislação que rege as atividades da companhia.

Comitê de Indicação e Avaliação

Conselho Fiscal

Conselho de Administração

Comitê de Auditoria Estatutário

Diretoria Executiva

Auditoria Interna

 
Atas

Respeitados os limites da legislação, a Celepar disponibiliza suas atas ou o extrato delas, visando dar transparência às ações e decisões dos órgãos estatutários.

Consulte as atas

 

 
Transparência, Ouvidoria e Proteção de Dados
 
Transparência

O Portal da Transparência é um site de acesso livre, consolidado como importante instrumento de controle social, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre o uso dos recursos públicos, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão.

Portal de Transparência do Estado do Paraná - PTE

 
Ouvidoria

A ouvidoria é um dos canais responsáveis por receber e buscar respostas às sugestões, elogios, reclamações, solicitações e denúncias dos clientes externos, clientes internos, fornecedores, terceiros, empregados da Celepar e cidadãos em geral.

É um espaço plural, aberto à mediação e à resolução de demandas. É um importante promotor de mudanças e aperfeiçoamentos da administração pública, a serviço da democracia.

Acesse a Ouvidoria

 

 
Proteção de Dados

A Celepar está ciente da importância e do valor da privacidade na vida das pessoas. Por isso, assume o compromisso de respeitar a privacidade dos dados pessoais tratados e de adotar as providências necessárias e razoáveis à proteção destes dados contra qualquer forma de tratamento ilícito, seja na função de controladora ou de operadora.

Consulte a Política de Privacidade de Dados Pessoais da Celepar - Acesse o documento (pdf)

A Celepar disponibiliza aos titulares dos dados por ela controlados a possibilidade de informações e serviços como:

  • confirmação de tratamento de dados,
  • consulta aos dados,
  • anonimização, correção ou atualização de dados (quando aplicável),
  • revogação de consentimento.

Os dados pessoais controlados pela Celepar são os relacionados a seus empregados e ex-empregados, seus dependentes, visitantes, colaboradores terceirizados, e usuários da Central de Atendimento Celepar.

Formulário para solicitação: clique aqui (será necessário cadastro)

Dados do encarregado de dados da Celepar: Winfried Helmuth Schumann ( dpo@celepar.pr.gov.br )

 

 

 

 
Licitações, Oportunidades de Negócio e Orientações para Prestadores de Serviço
 
Licitações

Para regular suas contratações, a Celepar desenvolveu o Regulamento Interno de Licitações, Contratos e Convênios (RILC), em atendimento ao art. 40 da Lei Federal nº 13.303/2016.

A 1ª versão foi aprovada pelo Conselho de Administração (CAD) em 26/06/2016, e entrou em vigor a partir desta data - Acesse o documento (pdf)

A revisão do documento foi aprovada pelo CAD em 31/05/2019. O texto revisado entra em vigor a partir de 03/07/2019 - Acesse o documento (pdf)

Consulte os processos licitatórios promovidos pela Celepar acessando Compras Paraná.

 

 
Oportunidades de Negócio

 Para regular o procedimento de avaliação e celebração de negócios jurídicos que tenham por fundamento o art. 28, § 3°, inciso II, da Lei Federal nº 13.303/2016, a Celepar elaborou o Regulamento Interno de Celebração de Oportunidades de Negócios (RICON).

O documento foi aprovado pelo do Conselho de Administração (CAD) em 29/07/2020, entrando em vigor em 17/09/2020 -  Acesse o documento (pdf)