Governança Corporativa
A governança corporativa aplicada ao setor público compreende os mecanismos de liderança, estratégia e controles postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, visando a prestação de serviços de interesse da sociedade. Envolve os relacionamentos entre acionistas, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
Conheça os documentos que dão forma à estrutura de governança da Celepar.
Estatuto, Código de Conduta e Políticas Institucionais
É a certidão de nascimento da Celepar, um documento que disciplina o funcionamento interno e o relacionamento com a sociedade. Suas cláusulas identificam o objeto social, os órgãos que compõem sua estrutura e suas atribuições.
É o documento que visa consolidar a missão, a visão, os valores e os princípios éticos comportamentais esperados de todos os agentes que interagem com a companhia, independente do cargo, função, hierarquia ou tipo de interação.
A Celepar acredita que o sucesso de qualquer companhia depende da imagem que ela transmite e da postura que efetivamente norteia suas atividades. Com essa convicção, deseja alcançar a nobreza dos mais elevados padrões de conduta e ética.
A companhia também possui um Comitê Permanente de Orientação Ética, que tem como missão disseminar e zelar pela manutenção dos padrões éticos adotados e expressos no código, visando a prevenção de conflitos de interesse e o combate à corrupção.
As Políticas da Celepar, são documentos elaborados de acordo com as melhores práticas de Governança Corporativa, buscam dar transparência aos processos e estabelecem as diretrizes e princípios orientadores das ações da empresa para cada um dos assuntos de que tratam.
Cartas de Compromissos, Governança e Sustentabilidade
A Carta de Compromissos com Políticas Públicas visa afirmar os compromissos da companhia em realizar esforços e empregar recursos buscando atingir os objetivos de políticas públicas associadas ao interesse público que motivou a criação da Celepar.
A Carta de Governança Corporativa busca dar transparência à gestão da companhia, informando sobre as atividades desenvolvidas, a estrutura de controle da Celepar, os fatores de risco analisados, os dados econômico-financeiros, traz comentários dos administradores sobre o desempenho da empresa, apresenta as políticas e práticas de governança corporativa adotadas e descreve a composição e a remuneração da administração.
O Relatório de Sustentabilidade é um documento que apresenta os princípios essenciais da companhia, sua estrutura e as ações de responsabilidade socioambiental e de sustentabilidade desenvolvidas e efetivadas pela Celepar.
Planejamento Estratégico e Organograma
A Estratégia de Longo Prazo da Celepar, para o período de 2024-2028, manterá como premissa a atuação da empresa como agente e indutora de transformação para atender os desafios presentes, considerando o cenário atual e futuro do Governo Digital.
Os objetivos da organização foram construídos por meio das considerações sobre os direcionadores, a partir da perspectiva oferecida pelo foco estratégico da gestão.
Eles refletem as formas como a Celepar desempenha seu papel estratégico no suporte às políticas públicas e como cumpre o seu propósito.
O Futuro do Governo Digital vem com diversas tendências que podem impactar a vida do cidadão e toda a sociedade. Para semear essas mudanças e compartilharmos como podemos nos adaptar a elas, a Celepar se uniu com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Observatório Sistema Fiep e o Governo do Paraná para dar continuidade a essa transformação.
Para ficar por dentro desta evolução, faça o download clicando no botão abaixo!
Calendário de Reuniões e Planos de Trabalho
Regimentos Internos e Atas
Os Regimentos Internos da Celepar contém as regras que disciplinam o funcionamento dos órgãos da companhia, de acordo com as normas contidas no Estatuto Social e na legislação que rege as atividades da companhia.
Respeitados os limites da legislação, a Celepar disponibiliza suas atas ou o extrato delas, visando dar transparência às ações e decisões dos órgãos estatutários.
Transparência, Ouvidoria e Proteção de Dados
O Portal da Transparência é um site de acesso livre, consolidado como importante instrumento de controle social, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre o uso dos recursos públicos, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão.
A ouvidoria é um dos canais responsáveis por receber e buscar respostas às sugestões, elogios, reclamações, solicitações e denúncias dos clientes externos, clientes internos, fornecedores, terceiros, empregados da Celepar e cidadãos em geral.
É um espaço plural, aberto à mediação e à resolução de demandas. É um importante promotor de mudanças e aperfeiçoamentos da administração pública, a serviço da democracia.
A Celepar está ciente da importância e do valor da privacidade na vida das pessoas. Por isso, assume o compromisso de respeitar a privacidade dos dados pessoais tratados e de adotar as providências necessárias e razoáveis à proteção destes dados contra qualquer forma de tratamento ilícito, seja na função de controladora ou de operadora.
Consulte a Política de Privacidade de Dados Pessoais da Celepar .
A Celepar disponibiliza aos titulares dos dados por ela controlados a possibilidade de informações e serviços como:
- confirmação de tratamento de dados,
- consulta aos dados,
- anonimização, correção ou atualização de dados (quando aplicável),
- revogação de consentimento.
Os dados pessoais controlados pela Celepar são os relacionados a seus empregados e ex-empregados, seus dependentes, visitantes, colaboradores terceirizados, e usuários da Central de Atendimento Celepar.
Formulário para solicitação: clique aqui
Dados do encarregado de dados da Celepar: Winfried Helmuth Schumann ( dpo@celepar.pr.gov.br )
Licitações, Contratações de Startups, Oportunidades de Negócio e Orientações para Prestadores de Serviço
Regulamento Interno de Licitações, Contratos e Convênios (RILC)
Documento desenvolvido pela Celepar, em atendimento ao art. 40 da Lei Federal nº 13.303/2016, para regular seus processos de contratação.
A versão em vigor é resultado da 5ª revisão do documento, aprovada pelo CAD em 28/08/2024 -
Para ter acesso às versões anteriores, envie um e-mail para licita@celepar.pr.gov.br.
Regulamento Interno de Licitações e Contratos com Startups (RILCS)
Documento desenvolvido pela Celepar, conforme prevê o §2º do art. 12 da Lei Complementar 182/2021, para regular as licitações e as contratações que tenham por finalidade resolver demandas públicas que exijam o emprego de soluções inovadoras com uso de tecnologia (contratações de startups).
O documento foi aprovado pelo Conselho de Administração (CAD) em 27/07/2022, entrando em vigor na forma do seu art. 82 -
Consulte os processos licitatórios promovidos pela Celepar acessando Compras Paraná.
Para regular o procedimento de avaliação e celebração de negócios jurídicos que tenham por fundamento o art. 28, § 3°, inciso II, da Lei Federal nº 13.303/2016, a Celepar elaborou o Regulamento Interno de Celebração de Oportunidades de Negócios (RICON).
O documento foi aprovado pelo Conselho de Administração (CAD) em 29/07/2020, entrando em vigor em 17/09/2020 -
Auditoria Interna