Solicitar consignação em folha de pagamento

O que é

Consignação é o desconto efetuado na folha de pagamento em favor de uma instituição ou de uma pessoa física cadastrada e habilitada no Governo para oferecer ao servidor produtos com melhores condições e facilidades. Está disponível para todos os servidores civis e militares - tanto ativos como inativos, detentores de cargo em comissão e pensionistas vinculados à Paranaprevidência. A consignação pode ser obrigatória (implantada por força de lei ou determinação judicial) ou facultativa (solicitada ou autorizada pelo servidor).

Quem pode solicitar

Servidores ativos e inativos e pensionistas vinculados à Paranaprevidência.

Como solicitar

É por meio do PRconsig que são efetuadas as operações de consignação em folha de pagamento. O servidor também pode usar o sistema para solicitar saldo devedor, consultar sua margem consignável, simular empréstimos etc.

Para acessar o PRconsig, é necessário informar a chave de acesso e a senha, fornecidos pela unidade de recursos humanos ou pela Central de Atendimento ,no telefone 0800-643-0037.

Nos municípios que não têm essas unidades, o servidor pode solicitar a senha e o desbloqueio nos núcleos regionais de educação (NRE).

O desbloqueio também pode ser feito nos postos de atendimento da Paranaprevidência ou ainda na instituição consignatária.

ATENÇÃO! Aposentados e pensionistas devem entrar em contato com a Central de Atendimento da Paranaprevidência, no telefone 0800-643-0037.

Prazo

Os prazos para liberação do crédito e o dos pagamentos serão informados pela instituição consignatária no momento da contratação.

O que diz a lei

A margem consignável é o total do rendimento ou benefício, deduzidos os descontos legais. Da margem consignável, 40% podem ser usados para descontos facultativos e 10% são dedicados exclusivamente para o cartão-benefício. A margem pode ser elevada a 70% para fins de aluguel próprio, cumprimento de ordem judicial e pagamentos de mensalidades escolares, estendidas aos dependentes.

A legislação prevê também a consignação de financiamento imobiliário e despesas hospitalares, porém, no momento, não existem consignatárias cadastradas para oferecer esses produtos.

A legislação vigente está no Portal do Servidor: www.portaldoservidor.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=683.


Forma de atendimento:

Parcialmente na Internet

Quanto custa:

Os custos financeiros são negociados com as consignatárias.