Ser atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

O que é

Para poder ser atendido pelo SUS, o cidadão precisa buscar as unidades de atenção primária (postos de saúde) geridas pelos municípios.

Após a avaliação nas unidades primárias, caso necessário, o paciente poderá ser encaminhado para um centro de especialidades, hospital credenciado ao SUS ou a uma unidade de pronto-atendimento.

Como ser atendido

O atendimento é presencial nas unidades de saúde mais próximas da residência do solicitante.

É importante levar documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de habilitação etc) comprovante de endereço e o cartão nacional de saúde, quando houver.

Para saber mais sobre o cartão nacional de saúde, documento de identificação do usuário do SUS, consulte o Portal do Ministério da Saúde. Na área restrita do site, o usuário pode imprimir o seu cartão.

Conheça também o aplicativo Meu digiSUS, que fornece, entre outras, informações sobre agendamento, procedimentos realizados, lista de medicamentos e vacinas, e localiza estabelecimentos de saúde. Acesse a Google Play para instalá-lo em seu dispositivo Android, ou a App Store para instalá-lo em seu dispositivo Apple.

Prazo

Variável, de acordo com a unidade.

O que diz a lei

Garantido na Constituição Federal de 1988, artigo 196, o Sistema Único de Saúde foi criado pela lei nº 8.080/1990.

A lei estadual nº 10.913, de 4 de outubro de 1994, dispõe sobre o funcionamento do SUS no Paraná.


Forma de atendimento:

Integralmente Presencial

Quanto custa:

Gratuito.