2ª Via Fácil da carteira de identidade: faixa etária para atualização da foto online é ampliada

A ferramenta, desenvolvida pela Celepar em parceria com o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), passou a permitir que crianças a partir de 10 anos de idade com o RG no Paraná possam solicitar a atualização.
Publicação
02/03/2021 - 15:46
Editoria

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ampliou a faixa etária para solicitações da atualização da foto da 2ª Via Fácil da carteira de identidade pela Internet. Agora, crianças menores de 16 anos que fizeram o primeiro RG com mais de 10 anos de idade podem solicitar a alteração da imagem via online.

O próprio requerente pode realizar a atualização da foto do RG na 2ª Via Fácil. A ferramenta é pioneira no país, na qual pode-se fazer remotamente o pedido de uma nova carteira de identidade, enviando uma foto feita pela câmera do celular ou do computador, sem precisar ir até um Posto de Identificação. 

O diretor do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), delegado Marcus Michelotto, ressaltou a importância do serviço. “A 2ª Via Fácil evita aglomerações e facilita a solicitação do cidadão, pois é possível fazer o pedido pelo computador ou celular. Além disso, a ferramenta otimiza os serviços prestados pela PCPR”, conclui Michelotto.    

Números

Desde o lançamento da 2ª Via Fácil, em outubro de 2020, foram emitidas 7.925 identidades com atualização de fotos.

Em 2021, mais de 18 mil documentos foram reimpressos na modalidade de carteira de identidade, e outros 3.602 mil foram emitidos com atualização de fotos.

Nos primeiros dois meses de 2021, a PCPR já emitiu mais de 22 mil carteiras de identidade, sem a necessidade de o cidadão ir ao posto. A 2ª Via Fácil contribuiu para que 22.467 mil pessoas permanecessem em casa.     

Solicitação do RG

A 2ª via fácil tem custo de R$ 38,30. Para solicitá-la, basta clicar neste link. Para assistir a um guia de como tirar a foto para alteração no documento, clique aqui

Fonte: Instituto de Identificação do Paraná