O Que Fazemos
Relação de Serviços Prestados pela Celepar - Carta de Governança
A) Soluções para Governança e Gestão
As soluções da Celepar para a governança e gestão fornecem ao gestor público o apoio à tomada de decisão através de ferramentas que tratam a complexidade dos dados originados na prestação dos serviços públicos, gerando indicadores de acompanhamento de resultados. As principais soluções disponíveis são:
As soluções de BI ou Inteligência para Negócios compõem-se de serviços de consultoria, análise, desenvolvimento de aplicações e disponibilização da solução como serviço em um ambiente computacional próprio, hospedado no Data Center da Celepar.
- Desenvolvimento de Soluções em BI;
- Operação de Soluções de BI.
A Celepar oferece serviços de consultoria especializada em TIC através de uma equipe de profissionais com elevado conhecimento na aplicação de soluções para a administração pública. Esses serviços são aplicáveis na fase de planejamento e de projeto, aumentando a possibilidade de sucesso, buscando estratégias para minimizar possíveis riscos e otimizar os recursos disponíveis. A empresa também apoia a administração pública na avaliação de soluções e nas demandas de estratégia e de planejamento relacionado à TIC.
- Elaboração de planejamento e projetos relacionados à TIC;
- Avaliação de soluções para TIC;
- Apoio na elaboração de Planejamento Estratégico de TIC e de Plano Diretor de TIC;
- Análise de Processos de Negócio.
B) Soluções para Processos de Negócio
Com amplo conhecimento da administração pública e dos serviços públicos estaduais, a Celepar oferece serviços e soluções em sistemas de informação para a eficiência, eficácia e efetividade no serviço público.
A companhia desenvolve, opera e gerência soluções completas e integradas em sistemas de informação, utilizando metodologia/tecnologia própria ou não, abrangendo sistemas dedicados para os processos de negócio da administração e serviços públicos, soluções corporativas de negócios que atendem múltiplas instituições, soluções para portais web, plataformas móveis, redes sociais corporativas e demais soluções de produtividade, colaboração corporativa e para oferta de serviços ao cidadão.
A solução de desenvolvimento de sistemas de informação da Celepar engloba a análise, projeto, desenvolvimento, testes, implantação e melhoria continuada, com o objetivo de prover soluções criadas em sintonia com as necessidades dos processos de negócio das mais variadas áreas do serviço público, tais como: segurança, saúde, educação entre outras.
- Consultoria, Desenvolvimento e Implantação de Sistemas de Informação;
- Melhoria Continuada em Sistemas Informação.
A operação de sistemas de informação oferecida pela Celepar compreende a utilização e gestão de elementos de infraestrutura de Data Center e de hardware e software, execução de serviços técnicos através de equipe de profissionais especializados, serviços voltados à alta estrutura de disponibilidade da solução e dos dados, interconexões de redes de comunicações, soluções de backup e restore, monitoração contínua da solução e o processamento de sistemas de informação, combinados para disponibilizar serviços com níveis de confiabilidade e disponibilidades adequados para o serviço público. Dependendo da característica da operação, podem ser incorporados serviços de Central de Atendimento, Serviços de Processamento de Documentos e Execução de Atividades Operacionais complementando a operação.
- Soluções de Sistemas de Informação;
- Soluções Corporativas da Celepar.
C) Soluções de Suporte à Operação
A Celepar oferece uma ampla gama de serviços de TIC formatados com o objetivo de dar suporte à operação dos serviços públicos.
Através de equipe de profissionais especializados, a Celepar oferece serviços voltados para o planejamento, operação e manutenção de um ambiente computacional básico e seguro, instalado na localidade do contratante, indispensável para a utilização dos demais serviços de TIC e sistemas de informação. A esses serviços é adicionado o suporte aos usuários, realizado através da Central de Atendimento e de Atendimento Remoto ou Presencial.
- Operação de Ambientes Computacionais;
- Atendimento Técnico sob Demanda;
- Projetos em Infraestrutura.
D) Outros Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação
São serviços formatados para prover, de forma confiável e segura, a conectividade, comunicação e colaboração para os usuários do serviço, provendo acesso desde seu ambiente computacional local aos sistemas de informação hospedados pela Celepar e a outros sistemas conectados.
Esse serviço provê aos usuários – através de um conjunto integrado de soluções de TIC – o acesso confiável e seguro aos ambientes e sistemas de informação hospedados no Data Center da Celepar para o desempenho de suas atividades, suportadas por esses sistemas de informação. Também provê acesso a soluções de colaboração, comunicação e produtividade no ambiente corporativo do Estado ou em ambientes externos, por meio da Internet.
- Acesso a Rede Corporativa do Estado;
- Acesso a Rede Executiva do Estado;
- Autenticação através da Central de Segurança;
- Expresso (E-mail, Agenda e Contatos);
- Serviços de segurança e controle de acesso (incluindo Proxy e Firewall);
- Conexão segura a ambientes externos através da Internet;
- Acesso à Rede Paraná;
- Acesso seguro aos Sistemas e soluções armazenadas no Data center;
- Armazenamento e Backup de arquivos (FILE SERVER).
A Celepar opera o Data Center corporativo do Governo do Estado do Paraná, uma sala-cofre com certificação de alta disponibilidade (TIER 3), colocando à disposição de seus clientes uma moderna estrutura de equipamentos e serviços agregados, possibilitando a implantação e operação de uma grande variedade de serviços e aplicações, com alto grau de desempenho, segurança física, confiabilidade e disponibilidade.
O serviço de Data Center dispõe de infraestrutura, equipamentos e equipe de profissionais especializados para prover serviços técnicos especializados para o planejamento, operação e manutenção de unidades de processamento e armazenamento, sistemas operacionais, redes de comunicação, bancos de dados e sistemas aplicativos para a operação e manutenção de sistemas de informação, mediante a elaboração de projetos que utilizem o conjunto de recursos disponíveis para atendimento às necessidades específicas dos seus clientes, incluindo:
- Hospedagem de Servidor;
- Hospedagem Dedicada Sistemas;
- Hospedagem Compartilhada de Sistemas;
- Serviço de Armazenamento Seguro.
A Celepar oferece para a administração pública serviços de suporte a processos de negócio através de uma estrutura própria de Central de Atendimento e Unidade de Processamento de Documentos. Esses serviços são oferecidos mediante uma análise dos processos envolvidos, da infraestrutura necessária e de procedimentos a serem estabelecidos através de um projeto para a concepção da solução mais adequada às necessidades do contratante.
A Central de Atendimento Celepar é um serviço complementar às soluções de operação de sistemas de informação. Esse serviço provê o atendimento aos usuários para o suporte à utilização dos sistemas e registros de chamados técnicos.
Através de um parque de impressão moderno, com elevado padrão de segurança operacional, a Unidade de Processamento de Documentos da Celepar realiza a produção de documentos oficiais, gerenciando a preparação de documentos e a logística de distribuição.
O serviço de emissão de documento eletrônico que contém dados do Indivíduo que o utiliza para comprovar sua identidade perante terceiros – Certificado Digital Celepar ICP-Brasil, podendo ser para pessoa física e/ou pessoa jurídica, possibilita a disponibilidade de dados seguros e corretos ao seu titular, obtidos da base de informações corporativas do Governo do Paraná, tais como nome, identidade civil, e-mail e associa uma entidade (pessoa física ou jurídica) a um par de chaves criptográficas, seguindo regras do Comitê Gestor da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira e auditada pelo ITI – Instituto de Tecnologia da Informação.
O sistema Asterisco Paraná é uma plataforma de comunicação de telefonia IP baseada em software, desenvolvida pela Celepar, através da Gerência de Infraestrutura de Serviços Multimídia (GISM), o qual suporta todas as funcionalidades de um PABX tradicional e as funcionalidades avançadas que só são possíveis em PABX IP.
Também possui uma interface gráfica amigável, baseada na Web, de fácil instalação e configuração, onde é possível configurar todos os requisitos do sistema. O asterisco Paraná traz os benefícios da convergência entre TI e Telecom, visando independência de tecnologia e de fornecedores. Além disso, ele está em contínuo desenvolvimento com a adição de novas facilidades e funcionalidades, sendo uma alternativa para os órgãos do Governo do Estado do Paraná.
Entre os recursos presentes mais importantes estão:
- Categorização de chamadas;
- Rotas de menor custo;
- Relatórios detalhados;
- Sistema de tarifação;
- Sistema de call center.