Quem somos

 
Assembleia Geral

Assembleia Geral de Acionistas ocorre, ordinariamente, dentro dos quatro meses subsequentes ao término do exercício social, e, extraordinariamente quando convocada.

ACIONISTAS:

  • Estado do Paraná
  • Fundo de Desenvolvimento Econômico – FDE
  • Redecard S/A
  • Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar
  • Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná - Codapar
  • Prefeitura Municipal de Curitiba - PMC
  • Companhia Paranaense de Energia - Copel
  • Fundação Celepar - Funcel
 
Comitê de Indicação e Avaliação

O Comitê de Indicação e Avaliação - CIA é um órgão estatutário de caráter permanente, auxiliar do acionista controlador, que examina a conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores, conselheiros fiscais e membros de Comitês Estatutários.

O CIA é composto por 6 (seis) membros eleitos e destituídos pela Assembleia Geral de Acionistas, com mandato unificado de 2 (dois) anos, a contar da data de sua eleição, permitidas no máximo 2 (duas) reconduções consecutivas.

O CIA reúne-se sempre que necessário para manifestar-se sobre assuntos de sua competência.


MEMBROS eleitos para mandato de 29/04/2021 a 28/04/2023:

Luiz Augusto Silva
Membro do CIA

Professor universitário, doutorando em Gestão de negócios, o parlamentar é casado com Karina Amadori e pai de Francisco e Mariana. Guto também é empresário na área de comércio exterior e consultor internacional de empresas, consultor internacional do Sebrae/PR e já esteve em mais de 38 países realizando negócios internacionais. Morou na Inglaterra, Portugal e Espanha. É Pós-Graduado em Gestão de Recursos Humanos e tem MBA em Gestão de Negócios pela FAE Business School e atualmente faz doutorado em Gestão de Negócios pela Universidade Nacional de Misiones/Argentina. Na área acadêmica publicou dois livros pela editora Aduaneiras: Logística no Comércio Exterior e Gestão Global. Em 2011 foi coordenador do CDTIS (Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Sudoeste), bem como conselheiro do BADEP). Foi reeleito à Assembleia Legislativa do Paraná em 2018. Com a eleição de Ratinho Junior (PSD) ao governo do Estado, Guto foi nomeado como secretário chefe da Casa Civil.

João Carlos Ortega
Membro do CIA

Formado em gestão de Recursos Humanos pela UNISEB, assumiu, em 2019, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDU), pela terceira vez. A primeira vez foi no período de abril de 2014 a fevereiro de 2015 e a segunda de setembro de 2017 a abril de 2018 onde, também, já atuou como diretor geral. Foi vereador em Jandaia do Sul no período de 1989 a 2000 e vice-prefeito de 2001 a 2004.

Marcel Henrique Micheletto

Membro do CIA

Marcel Henrique Micheletto, nasceu em Toledo, em 26 de abril de 1979. É filho do saudoso deputado federal Moacir Micheletto e da professora Diolinda Salete Micheletto. Graduou-se em Gestão Imobiliária pela UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados. Casado com Franciane Sonni Martins Micheletto, tem dois filhos, Guilherme e Marcela Micheletto. Em sua primeira disputa eleitoral foi eleito prefeito de Assis Chateaubriand em 2012, com 78% dos votos válidos pelo PMDB. Único candidato no pleito de 2016, foi reeleito com 100%. Micheletto foi eleito por duas vezes presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e, também por duas vezes, foi presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná). Também ocupou a vice-presidência da Confederação Nacional dos Municípios e a vice-presidência do Sindicato Rural de Assis Chateaubriand. Em 2018, foi eleito deputado estadual com mais de 43 mil votos, pela coligação PRB, PHS, PR e Avante. Após a posse, assumiu como 3º Secretário da Assembleia Legislativa. Em julho de 2020, licenciou-se do mandato na ALEP para assumir a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência no Governo do Paraná.

Marcio Fernando Nunes

Membro do CIA

Paranaense, nascido em Campo Mourão, Márcio é Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Bandeirantes. Em de Campo Mourão, Márcio trabalhou como produtor rural, foi Vice-Prefeito, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Já assumiu o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro da Emater/PR, Presidente do Águas Paraná e Vice-Presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Na Assembleia Legislativa, Márcio entrou como Deputado Estadual em 2014 e reeleito em 2018. Na ALEP foi membro da Comissão de Agricultura, membro da Comissão de Meio Ambiente e líder do PSD. Márcio Nunes, além de Deputado Estadual, hoje assume a responsabilidade como Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Estado do Paraná.

Jose Eduardo Bekin
Membro do CIA

MBA em Empreendedorismo; Especializado em Marketing Político; Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior.

Luiz Nicácio*
Membro do CIA

Servidor de carreira do Município de Londrina, onde ingressou em 2006 como contador, atualmente lotado na Controladoria Geral do Município. Atual Superintendente da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina – CAAPSML. É bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia, tendo especialização em Controladoria e Gerência Financeira, bem como em Gestão Municipal, e Contabilidade Pública. É professor de graduação em Ciências Contábeis, tendo atuado na Universidade Estadual de Londrina, PUC Londrina, INESUL e FACCAR. Exerceu os cargos de Diretor de Gestão na Prefeitura de Maringá; Gerente de Contabilidade, Controlador-Geral e Secretário de Fazenda, na Prefeitura de Londrina. E ainda dois mandatos como Prefeito na cidade de Centenário do Sul.

 

*mandato de 19/05/2021 a 28/04/2023

 
Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal - CF é um órgão de funcionamento permanente de fiscalização, de atuação colegiada e individual, com as competências e atribuições previstas em lei. O Conselho Fiscal da Celepar é composto por 03 (três) membros efetivos e igual número de suplentes, com mandato de 2 (dois) anos, permitidas 2 (duas) reconduções consecutivas.

O CF reúne-se ordinariamente, uma vez por mês, extraordinariamente, quando necessário.


MEMBROS TITULARES eleitos para mandato de 29/04/2021 a 28/04/2023:

Norberto Anacleto Ortigara
Presidente do CF

Norberto Anacleto Ortigara é técnico agrícola e economista, com especialização em Economia Rural e Segurança Alimentar. Foi servidor público da Secretaria da Agricultura e Abastecimento por 40 anos, onde construiu carreira, tendo ocupado as funções de pesquisador gerente, coordenador, analista, diretor do Deral por duas vezes, diretor-geral por duas vezes e secretário de Estado por 7 anos e 3 meses - o mais longevo da História. Também foi secretário municipal de Abastecimento de Curitiba por cinco anos e por mais de 25 anos especializou-se em relações do Trabalho. É profundo conhecedor das Finanças Públicas do Estado.

João Evaristo Debiasi
Membro do CF

Administrador com pós-graduação em: Ciências Políticas, com ênfase em Estudos Políticos Aplicados; Gestão da Comunicação e Jornalismo Político; Comunicação Digital e Jornalismo Multimídia. Secretário de Estado de Comunicação de Santa Catarina, no período de 2015 a 2018. Diretor de Gestão da SC Participações e Parcerias S.A., no período de 2018 a 2019. Consultor independente nas áreas de marketing, comunicação, planejamento e análise de pesquisas de opinião, mídia e tendências, no período de 2008 a 2010. Consultor Sênior da MCI/Estratégia do cientista político Antonio Lavareda, no período de 2006 a 2008.

Eduardo Moreira Lima Rodrigues de Castro *

Membro do CF

 

*mandato de 06/07/2021 a 28/04/2021

MEMBROS SUPLENTES eleitos para mandato de 29/04/2021 a 28/04/2023:

Luiz Paulo Budal Pedroso de Almeida*

Membro do CF

Professor de Teoria Econômica em ensino superior; Professor em escola técnica e profissionalizante nas áreas de gestão, finanças, contabilidade, gerenciamento de projetos, custos e formação de preços, em aulas presenciais e EAD; Consultoria e Assessoria Empresarial em Organização e Métodos; Planejamento Estratégico; Gestão Empresarial; Gestão de Projetos; Diagnóstico Organizacional; Diagnóstico Econômico-Financeiro; FP&A; Gerenciamento de projetos de construção e montagem industrial, área de petróleo e gás, sob enfoque do PMI-Project Management Institute; Vivência em Administração de Contratos, Avaliação da Qualidade de Gestão (ISO e OHSAS), Gestão de Processos internos, PDCA, Gestão de Projetos, SAP, Segurança da Informação, Gestão de Riscos e SGI - Sistema de Gestão Integrada; Gestão e gerenciamento financeiro e administrativo-financeiro de empresas de pequeno e médio porte, nos setores público e privado, subordinando áreas de Administração, RH, TI, Finanças, Contabilidade e Serviços Gerais; Vivência em EIS-Executive Information System, BI- Business Intelligence, BSC-Balanced Scorecard (KPIs); Controladoria, abrangendo custos, tributos, orçamento e análises econômico-financeiras; Estudos e projetos de viabilidade econômico-financeira de investimentos; Assessoria e planejamento financeiro em empresas comerciais, industriais e de prestação de serviços; Saneamento e recuperação de empresas; Coordenação de implantação de ERPs.

Felipe Augusto Amadori Flessak

Membro do CF

 

Guilherme de Abreu e Silva

Membro do CF

Advogado e cientista político. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, UNICURITIBA (2011), e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2012). Pós-Graduado (Lato Sensu) em Direito Eleitoral pela Universidade Positivo, UP (2015), e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2015).

 

*mandato prorrogado até a indicação de novo membro

 
Conselho de Administração

O Conselho de Administração - CAD é órgão de deliberação colegiada, composto por 07 (sete) membros titulares, sendo 06 (seis) membros eleitos pela Assembleia Geral e 01 (um) membro por escrutínio secreto entre os empregados da empresa.

O CAD reúne-se ordinariamente, uma vez por mês, extraordinariamente, quando necessário.

O mandato do CAD será de 02 (dois) anos, permitidas no máximo 3 (três) reconduções consecutivas.


MEMBROS com mandato prorrogado até a indicação de novos membros.

João Elias de Oliveira
Presidente do CAD

Bacharel em Direito, Universidade Estadual de Londrina; Master in Law, LL.M em Direito Corporativo, IBMEC;  Pós graduação em Comércio Exterior pela Faculdade de Economia São Luiz, S. Paulo e em Gerência de Comércio Exterior pela EAE/FGV, S.Paulo.
Advogado da Cohab-CT, durante 23 anos, tendo sido seu Diretor-Administrativo, Diretor-Presidente e Presidente do Conselho de Administração; Secretário de Estado com funções de Ouvidor Geral do Estado do Paraná, de 1995 a 2001; executivo de comércio internacional em empresas do Grupo Companhia Cacique de Café Solúvel, durante doze anos.
Ex-Presidente Nacional da Associação Brasileira de Ouvidores; Vice-Presidente da Asociación Iberoamericana del Ombudsman. Ex-Diretor Executivo da Universidade do Professor e professor de cursos de pós graduação em universidades de Curitiba e outros estados. Autor e coautor de diversos livros e artigos sobre ouvidoria e Gestão Pública.

 

Allan Marcelo de Campos Costa
Membro do CAD

Allan Costa é um dos A’s da plataforma AAA. Sócio e Diretor de Alianças e Inovação da ISH Tecnologia. Ocupou a Presidência de empresas em vários segmentos, incluindo Celepar (tecnologia), Coopercard (serviços financeiros) e Sebrae/PR (serviços e educação). Foi Diretor Geral e Secretário de Estado da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná. É conselheiro de administração (formado pelo IBGC), investidor-anjo e mentor de startups. É palestrante profissional, com quase 1000 palestras realizadas em eventos como TEDx, no Brasil, EUA, Europa, Ásia, África e América Latina. É graduado em Gestão Avançada pela Harvard Business School, Mestre em Gestão pela FGV, Mestre em Tecnologia pela Universidade de Lancaster (UK) e MBA pelo IBMEC. Autor de “Rock in Rio – A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer” e de “60 Dias em Harvard – Diário de um AMP”.

 

Paulo César Krauss
Membro do CAD

Bacharel em Comunicação Social, PUC-PR; MBA em Marketing, ISAE/FG; Gestão Avançada, Amana-Key. É diretor de negócios da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação desde 2019; ex-diretor adjunto da Companhia Paranaense de Energia – Copel (2012/2019); ex-superintendente da Secretaria da Comunicação da Prefeitura de Curitiba (2007/2012). Foi diretor da Fundação Cultural de Curitiba; gerente de Comunicação da TIM Celular; jornalista em Tóquio por um ano na revista Made in Japan. Colaborador fundador do jornal de literatura Rascunho (desde 2000); autor do livro Fedato, o Estampilla Rubia (Travessa dos Editores 2005). Recebeu o prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo 2018 por campanha da Copel Telecom.

 

Fabio Alexandre Pazzetto Arruda
Membro do CAD

Advogado, formado pela Universidade Estadual de Maringá e MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atua nas áreas de finanças e controladoria há mais de 18 anos voltado principalmente para área de construção civil e incorporações.

 

Leandro Victorino de Moura

Membro do CAD

Bacharel em informática pela universidade Positivo no ano de 2004, teve como principais atividades o concurso público na prefeitura de Pinhais como técnico em informática (2004 a 2011), onde atuou como técnico de suporte, gerente de redes e diretor de tecnologia da informação. Em 2011 assumiu a gerência de projetos da empresa catarinense IPM - Sistemas de Gestão Pública, ficando a frente na implantação de ERP em mais de 30 prefeituras nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo. No ano de 2013 foi convidado a assumir a Coordenadoria de tecnologia da informação no Serviço Social Autônomo PARANACIDADE, vinculado a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná - SEDU, onde exerceu atividades até o ano de 2018.

 

João Luiz Giona Júnior

Membro do CAD

Bacharel em direito pela UFPR e especialista em Business & Law pelo IBMEC. Foi Diretor Jurídico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Coordenador do Orçamento do Estado junto à Secretaria da Fazenda do Paraná, Chefe de Gabinete do Secretário de Finanças de Curitiba, Superintendente de Desempenho Governamental da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná e Diretor Geral da Secretaria da Fazenda do Paraná. Atualmente é assessor técnico do Chefe da Casa Civil do Estado do Paraná, Conselheiro de Administração da Paranaprevidência e Conselheiro Fiscal do Museu Oscar Niemeyer – AMON.

 

Tania Volkmann*
Representante dos empregados

Formada em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Administração Pública pela Faculdades do Brasil – UNIBRASIL. Na Fundação Celepar – Funcel, exerceu os cargos de Diretora Presidente (maio/1989 a julho/1995), Diretora de Benefícios (julho/1995 a julho/1999) e Diretora Administrativo-Financeira (julho/1999 a julho/2003). Foi eleita para o Conselho Deliberativo da Previdência Privada da Celepar – Previcel, para os mandatos de 2016 a 2020 e 2020 a 2024 (em andamento). Está no quarto mandato como Representante dos Empregados no Conselho de Administração da Celepar, tendo sido eleita para os períodos de 2007 a 2009, 2009 a 2011, 2013 a 2015 e 2021 a 2023 (atual). Funcionária da Celepar desde 1980, lotada na Gerência de Tecnologia da Informação – GTI, onde exerce o cargo de Analista de Suporte Master, na área de Mainframe.

*mandato de 19/05/2021 a 28/04/2023.

 
Comitê de Auditoria Estatutário

O Comitê de Auditoria Estatutário - CAE é composto por 03 (três) membros, em sua maioria independentes, eleitos e destituídos pelo Conselho de Administração - CAD, com o mesmo mandato do CAD que o elegeu, 2 (dois) anos. 

O CAE tem como missão zelar pela boa governança, pela ética corporativa e por um adequado sistema de controles internos, de forma a garantir a confiabilidade e a veracidade dos relatórios contábeis e financeiros e demais informes produzidos pela companhia.

MEMBROS eleitos para mandato de 26/05/2021 a 28/04/2023.

João Luiz Barbur Madalozzo
Membro do Comitê

Luciano Borges dos Santos
Membro do Comitê

Lineu Edison Tomass
Membro do Comitê

 
Auditoria Interna

A Auditoria Interna é uma área vinculada ao Conselho de Administração, por meio do Comitê de Auditoria Estatutário, criada pela Resolução 001/2018, do Conselho de Administração.

juliana

Juliana Gemael Polycarpo Lied Pereira

Telefone: (41)3200-6179

E-mail: jlied@celepar.pr.gov.br

 

Objetivo:
Contribuir para a melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, dos controles internos, da governança corporativa e da confiabilidade das demonstrações financeiras, através da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada.

 

 
Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é eleita pelo Conselho de Administração, com mandato de 2 (dois) anos.

Eleitos para mandato com início em 26/05/2021 e término em 28/04/2023.


MEMBROS:

Leandro Victorino de Moura

Diretor-Presidente

Pedro Carlos Carmona Gallego
Diretor Administrativo-Financeiro

Andre Luiz Bäuml Tesser
Diretor Jurídico

Glaucio Baduy Galize
Diretor de Gestão de Pessoas

Anibal André Antunes Mendes
Diretor de Tecnologia

Marco Aurélio Bonato
Diretor de Infraestrutura e Operações

Eros Augusto Vicente de Brito
Diretor de Mercado

 

 

 
Diretor Presidente - DP
Leandro

Leandro Victorino de Moura
Telefone: (41)3200-6106
E-mail: leandro.moura@celepar.pr.gov.br

Bacharel em informática pela universidade Positivo no ano de 2004, teve como principais atividades o concurso público na prefeitura de Pinhais como técnico em informática (2004 a 2011), onde atuou como técnico de suporte, gerente de redes e diretor de tecnologia da informação. Em 2011 assumiu a gerência de projetos da empresa catarinense IPM - Sistemas de Gestão Pública, ficando a frente na implantação de ERP em mais de 30 prefeituras nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo. No ano de 2013 foi convidado a assumir a Coordenadoria de tecnologia da informação no Serviço Social Autônomo PARANACIDADE, vinculado a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná - SEDU, onde exerceu atividades até o ano de 2018.

 

Áreas sob supervisão direta:

 

 
Diretoria Administrativa Financeira - DAF
Carmona

Pedro Carlos Carmona Gallego
Telefone: (41) 3200-6030
E-mail: carmona@celepar.pr.gov.br

Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC (2002), especialização em Planejamento, Administração e Metodologia de Ensino Superior (FESPPR) e especialização em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva (PUCPR). Graduado em Engenharia Civil pela UFPR (1977) e Bacharel em Ciências Econômicas pela FESPPR (1978). Superintendente da Área Corporativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP/SESI/SENAI/IEL). Diretor e Gerente Executivo de Tecnologia e Gestão da Informação no Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP/SESI/SENAI/IEL). Outras atividades que desenvolveu na carreira incluem Engenheiro Civil, Professor, Consultor, Diretor sócio de empresa de desenvolvimento de software.

Áreas sob supervisão direta:

 

 
Diretoria Jurídica - DJ
Tesser

Andre Luiz Bäuml Tesser
Telefone: (41) 3200-6091
E-mail: andre.tesser@celepar.pr.gov.br

Advogado com atuação na área do Direito Empresarial. Doutor e Mestre em Direito pela UFPR.Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela EMATRA IX. Professor universitário de cursos de Graduação e Pós-graduação. Autor de livros e artigos especializados na área do Direito.

Áreas sob supervisão direta:  

 

 
Diretoria de Tecnologia - DT
Anibal

Anibal André Antunes Mendes
Telefone: (41) 3200-6161
E-mail: anibal.mendes@celepar.pr.gov.br

Graduado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, atua há mais de 30 anos na área de Tecnologia da Informação. Com carreira construída em empresas multinacionais e nacionais de grande porte, ocupou os cargos de Diretor de TI, Relacionamento, Recursos Humanos e Administração em empresas do segmento Bancário, Telecomunicações, Eletroeletrônico, Serviços, Consultoria, Construção e Incorporação e Auto Parts.

Áreas sob supervisão direta:

 

 
Diretoria de Infraestrutura e Operações - DO
Diretor de infraestrutura e operações chamado Bonato

Marco Aurélio Bonato
Telefone: (41) 3200-6105
E-mail: bonato@celepar.pr.gov.br

Graduado em Ciência da Computação, Pós-Graduado em Análise Moderna de Sistemas e Redes e Sistemas Distribuídos, Mestre em Ciência da Computação e Doutor em Engenharia Elétrica e Informática Industrial. Trabalha na Celepar desde 1989, onde ocupou diversos cargos técnicos e de gestão, tendo sido Coordenador de Segurança da Informação (2006-2008), Gerente de Serviços de Rede (2008-2013) e Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação (2013-2020).

Áreas sob supervisão direta:

 

 
Diretoria de Gestão de Pessoas - DGP
diretor de gestao de pessoas Glaucio

Glaucio Baduy Galize
Telefone: (41) 3200-5550
E-mail: glaucio.galize@celepar.pr.gov.br 

Graduado em Engenharia Civil pela UFPR (1989) e em Direito pela PUC-PR (2001), Pós-Graduado em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná (2003), premiado com menção honrosa. Profissional com sólida experiência em gestão, administração e direito público, adquirida pela atuação de mais de 25 anos na área, ocupando posições de comando e liderança. Atuou na estruturação de órgãos e entidades, na consolidação de políticas, diretrizes e práticas administrativas, na análise e condução de projetos, processos, licitações, contratos, planos de cargos e carreiras, concursos públicos e outros atos e instrumentos jurídico-administrativos. Em âmbito estadual ocupou por duas vezes o cargo de Diretor-Presidente do Serviço Social Autônomo E-Paraná Comunicação e, em âmbito municipal, ocupou por duas vezes o cargo de Procurador-Geral e outros como o de Subprocurador-Geral, Secretário Municipal e Diretor-Geral de várias pastas. É Advogado, tendo também atuado como Engenheiro Civil, Professor e Presidente da Fundação Escola Superior de Ciências Comerciais.

Áreas sob supervisão direta: 

 

 
Diretoria de Mercado - DM
diretor de mercado Eros

Eros Augusto Vicente de Brito
Telefone: (41) 3200-6105
E-mail: eros.brito@celepar.pr.gov.br

Pós-graduado em Análise e Gerenciamento de Sistemas, com sólidos conhecimentos em eletrônica e ciência da computação adquiridos ao longo de seus 36 anos de carreira. Especializou-se em Redes de Comunicação e Segurança da Informação, sendo internacionalmente certificado, com participação em mais de 3.000 horas de treinamentos no Brasil e no exterior. Fundou empresa nacional de tecnologia com desenvolvimento do primeiro sistema de video monitoramento IP (VMS) com utilização do protocolo de compressão H.264. Ocupou cargos de gerenciamento de pessoas e mercado em empresas multinacionais e nacionais desde 2002, acumulando conhecimentos gerenciais, administrativos, financeiros e contábeis. Como gerente de marketing de produtos e sistemas de segurança da Bosch Building Technologies para a América Latina, de 2014 a 2019, promoveu a inovação na comercialização de produtos e soluções o que permitiu alcançar o crescimento médio contínuo anual (CAGR) de 8,5% para sua unidade de negócios.

 

Áreas sob supervisão direta: