Quem somos

 
Assembleia Geral

Assembleia Geral de Acionistas ocorre, ordinariamente, dentro dos quatro meses subsequentes ao término do exercício social, e, extraordinariamente quando convocada.

ACIONISTAS:

  • Estado do Paraná
  • Fundo de Desenvolvimento Econômico – FDE
  • Redecard S/A
  • Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar
  • Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná - Codapar
  • Prefeitura Municipal de Curitiba - PMC
  • Companhia Paranaense de Energia - Copel
  • Fundação Celepar - Funcel
 
Comitê de Indicação e Avaliação

O Comitê de Indicação e Avaliação - CIA é um órgão estatutário de caráter permanente, auxiliar do acionista controlador, que examina a conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores, conselheiros fiscais e membros de Comitês Estatutários.

O CIA é composto por 6 (seis) membros eleitos e destituídos pela Assembleia Geral de Acionistas, com mandato unificado de 2 (dois) anos, a contar da data de sua eleição, permitidas no máximo 2 (duas) reconduções consecutivas.

O CIA reúne-se sempre que necessário para manifestar-se sobre assuntos de sua competência.


MEMBROS eleitos para mandato de 29/04/2021 a 28/04/2023:

 

João Carlos Ortega
Membro do CIA

Formado em gestão de Recursos Humanos pela UNISEB, assumiu, em 2019, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDU), pela terceira vez. A primeira vez foi no período de abril de 2014 a fevereiro de 2015 e a segunda de setembro de 2017 a abril de 2018 onde, também, já atuou como diretor-geral. Foi vereador em Jandaia do Sul no período de 1989 a 2000 e vice-prefeito de 2001 a 2004.

 

 Jose Eduardo Bekin

Presidente do CIA

MBA em Empreendedorismo; Especializado em Marketing Político; Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior.

 

Luiz Nicácio  (mandato de 19/05/2021 a 28/04/2023)
Membro do CIA

Servidor de carreira do Município de Londrina, onde ingressou em 2006 como contador, atualmente lotado na Controladoria Geral do Município. Atual Superintendente da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina – CAAPSML. É bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia, tendo especialização em Controladoria e Gerência Financeira, bem como em Gestão Municipal, e Contabilidade Pública. É professor de graduação em Ciências Contábeis, tendo atuado na Universidade Estadual de Londrina, PUC Londrina, INESUL e FACCAR. Exerceu os cargos de Diretor de Gestão na Prefeitura de Maringá; Gerente de Contabilidade, Controlador-Geral e Secretário de Fazenda, na Prefeitura de Londrina. E ainda dois mandatos como Prefeito na cidade de Centenário do Sul.

 

Elisandro Pires Frigo (mandato de 14/06/2022 a 28/04/2023)

Membro do CIA

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/RS; Mestrado em Engenharia pela UNIOESTE; Doutorado em Agronomia pela FCA - UNESP, campus de Botucatu/SP. Coordenador de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) de fevereiro a julho de 2019. Diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) de agosto de 2019 a janeiro de 2020. Diretor-geral da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) de julho de 2020 a março de 2022. No dia 1 de abril de 2022 assumiu como secretário de Estado da Administração e da Previdência.

 

Lucas Grubba Pigatto (mandato de 14/06/2022 a 28/04/2023)

Membro do CIA

 

Daniel Romanowski (mandato de 29/08/2022 a 28/04/2023)

Membro do CIA

Possui graduação em Comércio Exterior pela Universidade Positivo e é Técnico em Edificações pela UTFPR. Coordenador administrativo do Serviço Social Autônomo PARANACIDADE entre 2016 e 2019. Diretor Administrativo Financeiro da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA nos anos de 2019 até 2021. Diretor Administrativo e Financeiro do Tecpar entre Dezembro/21 e Abril/22. Desde o mês de maio de 2022 ocupa o cargo de Diretor-Presidente das Loterias do Paraná.

 

 
Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal - CF é um órgão de funcionamento permanente de fiscalização, de atuação colegiada e individual, com as competências e atribuições previstas em lei. O Conselho Fiscal da Celepar é composto por 03 (três) membros efetivos e igual número de suplentes, com mandato de 2 (dois) anos, permitidas 2 (duas) reconduções consecutivas.

O CF reúne-se ordinariamente, uma vez por mês, extraordinariamente, quando necessário.


MEMBROS TITULARES eleitos para mandato de 29/04/2021 a 28/04/2023:

Norberto Anacleto Ortigara
Presidente do CF

Norberto Anacleto Ortigara é técnico agrícola e economista, com especialização em Economia Rural e Segurança Alimentar. Foi servidor público da Secretaria da Agricultura e Abastecimento por 40 anos, onde construiu carreira, tendo ocupado as funções de pesquisador gerente, coordenador, analista, diretor do Deral por duas vezes, diretor-geral por duas vezes e secretário de Estado por 7 anos e 3 meses - o mais longevo da História. Também foi secretário municipal de Abastecimento de Curitiba por cinco anos e por mais de 25 anos especializou-se em relações do Trabalho. É profundo conhecedor das Finanças Públicas do Estado.

João Evaristo Debiasi
Membro do CF

Administrador com pós-graduação em: Ciências Políticas, com ênfase em Estudos Políticos Aplicados; Gestão da Comunicação e Jornalismo Político; Comunicação Digital e Jornalismo Multimídia. Secretário de Estado de Comunicação de Santa Catarina, no período de 2015 a 2018. Diretor de Gestão da SC Participações e Parcerias S.A., no período de 2018 a 2019. Consultor independente nas áreas de marketing, comunicação, planejamento e análise de pesquisas de opinião, mídia e tendências, no período de 2008 a 2010. Consultor Sênior da MCI/Estratégia do cientista político Antonio Lavareda, no período de 2006 a 2008.

Luísa Regina Mazer (mandato de 26/10/2021 a 28/04/2023)

Membro do CF

Economista formada pela FGV/RJ (dez/2007) e contadora pela Universidade Anhembi-Morumbi (Jun/2021). Assessora na Diretoria Geral da Fazenda Estadual, acompanha indicadores econômicos e fiscais do Estado do Paraná, além de trabalhar nos projetos Regime Estadual de Previdência Complementar e Política Estadual de Reposição de Pessoal. Trabalhou no mapeamento e redesenho de processo de concessão de incentivos fiscais, auditoria de metas contratuais de empresas incentivadas, estimativa de impacto financeiro orçamentário de benefícios fiscais, avaliação da composição dos custos de manutenção e operação de programas de governo, e acompanhamento do Planejamento Estratégico 2012-2015 da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro.

 

MEMBROS SUPLENTES eleitos para mandato de 29/04/2021 a 28/04/2023:

Luiz Paulo Budal Pedroso de Almeida (mandato prorrogado até a indicação de novo membro)

Membro do CF

Professor de Teoria Econômica em ensino superior; Professor em escola técnica e profissionalizante nas áreas de gestão, finanças, contabilidade, gerenciamento de projetos, custos e formação de preços, em aulas presenciais e EAD; Consultoria e Assessoria Empresarial em Organização e Métodos; Planejamento Estratégico; Gestão Empresarial; Gestão de Projetos; Diagnóstico Organizacional; Diagnóstico Econômico-Financeiro; FP&A; Gerenciamento de projetos de construção e montagem industrial, área de petróleo e gás, sob enfoque do PMI-Project Management Institute; Vivência em Administração de Contratos, Avaliação da Qualidade de Gestão (ISO e OHSAS), Gestão de Processos internos, PDCA, Gestão de Projetos, SAP, Segurança da Informação, Gestão de Riscos e SGI - Sistema de Gestão Integrada; Gestão e gerenciamento financeiro e administrativo-financeiro de empresas de pequeno e médio porte, nos setores público e privado, subordinando áreas de Administração, RH, TI, Finanças, Contabilidade e Serviços Gerais; Vivência em EIS-Executive Information System, BI- Business Intelligence, BSC-Balanced Scorecard (KPIs); Controladoria, abrangendo custos, tributos, orçamento e análises econômico-financeiras; Estudos e projetos de viabilidade econômico-financeira de investimentos; Assessoria e planejamento financeiro em empresas comerciais, industriais e de prestação de serviços; Saneamento e recuperação de empresas; Coordenação de implantação de ERPs.

 

Felipe Augusto Amadori Flessak

Membro do CF

 

Guilherme de Abreu e Silva

Membro do CF

Advogado e cientista político. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, UNICURITIBA (2011), e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2012). Pós-Graduado (Lato Sensu) em Direito Eleitoral pela Universidade Positivo, UP (2015), e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2015).

 
Conselho de Administração

O Conselho de Administração - CAD é órgão de deliberação colegiada, composto por 07 (sete) membros titulares, sendo 06 (seis) membros eleitos pela Assembleia Geral e 01 (um) membro por escrutínio secreto entre os empregados da empresa.

O CAD reúne-se ordinariamente, uma vez por mês, extraordinariamente, quando necessário.

O mandato do CAD será de 02 (dois) anos, permitidas no máximo 3 (três) reconduções consecutivas.


MEMBROS eleitos para mandato de 14/09/2021 a 28/04/2023:

João Elias de Oliveira
Presidente do CAD

Bacharel em Direito, Universidade Estadual de Londrina; Master in Law, LL.M em Direito Corporativo, IBMEC;  Pós graduação em Comércio Exterior pela Faculdade de Economia São Luiz, S. Paulo e em Gerência de Comércio Exterior pela EAE/FGV, S.Paulo.
Advogado da Cohab-CT, durante 23 anos, tendo sido seu Diretor-Administrativo, Diretor-Presidente e Presidente do Conselho de Administração; Secretário de Estado com funções de Ouvidor Geral do Estado do Paraná, de 1995 a 2001; executivo de comércio internacional em empresas do Grupo Companhia Cacique de Café Solúvel, durante doze anos.
Ex-Presidente Nacional da Associação Brasileira de Ouvidores; Vice-Presidente da Asociación Iberoamericana del Ombudsman. Ex-Diretor Executivo da Universidade do Professor e professor de cursos de pós graduação em universidades de Curitiba e outros estados. Autor e coautor de diversos livros e artigos sobre ouvidoria e Gestão Pública.

 

Allan Marcelo de Campos Costa
Membro do CAD

Allan Costa é um dos A’s da plataforma AAA. Sócio e Diretor de Alianças e Inovação da ISH Tecnologia. Ocupou a Presidência de empresas em vários segmentos, incluindo Celepar (tecnologia), Coopercard (serviços financeiros) e Sebrae/PR (serviços e educação). Foi Diretor Geral e Secretário de Estado da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná. É conselheiro de administração (formado pelo IBGC), investidor-anjo e mentor de startups. É palestrante profissional, com quase 1000 palestras realizadas em eventos como TEDx, no Brasil, EUA, Europa, Ásia, África e América Latina. É graduado em Gestão Avançada pela Harvard Business School, Mestre em Gestão pela FGV, Mestre em Tecnologia pela Universidade de Lancaster (UK) e MBA pelo IBMEC. Autor de “Rock in Rio – A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer” e de “60 Dias em Harvard – Diário de um AMP”.

 

Guaracy Andrade
Membro do CAD

Bacharel em ciências contábeis, Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Membro - Tesoureiro do Instituto Jaime Lerner e gerente de ativos financeiros via homebroker durante quinze anos. Chefe da casa Civil em 2002. Assessor especial do governo no período 1995-2001. Assessor especial da Prefeitura Municipal de Curitiba 1989-1992. Consultor técnico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná durante dezoito anos.

 

Fabio Alexandre Pazzetto Arruda
Membro do CAD

Advogado, formado pela Universidade Estadual de Maringá e MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atua nas áreas de finanças e controladoria há mais de 18 anos voltado principalmente para área de construção civil e incorporações.

 

Leandro Victorino de Moura

Membro do CAD

Bacharel em informática pela universidade Positivo no ano de 2004, teve como principais atividades o concurso público na prefeitura de Pinhais como técnico em informática (2004 a 2011), onde atuou como técnico de suporte, gerente de redes e diretor de tecnologia da informação. Em 2011 assumiu a gerência de projetos da empresa catarinense IPM - Sistemas de Gestão Pública, ficando a frente na implantação de ERP em mais de 30 prefeituras nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo. No ano de 2013 foi convidado a assumir a Coordenadoria de tecnologia da informação no Serviço Social Autônomo PARANACIDADE, vinculado a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná - SEDU, onde exerceu atividades até o ano de 2018.

 

Rodrigo Braga Cortes Fialho dos Reis  (mandato de 14/06/2022 a 28/04/2023)

Membro do CAD

 

Tania Volkmann  (mandato de 19/05/2021 a 28/04/2023)

Representante dos empregados

Formada em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Administração Pública pela Faculdades do Brasil – UNIBRASIL. Na Fundação Celepar – Funcel, exerceu os cargos de Diretora Presidente (maio/1989 a julho/1995), Diretora de Benefícios (julho/1995 a julho/1999) e Diretora Administrativo-Financeira (julho/1999 a julho/2003). Foi eleita para o Conselho Deliberativo da Previdência Privada da Celepar – Previcel, para os mandatos de 2016 a 2020 e 2020 a 2024 (em andamento). Está no quarto mandato como Representante dos Empregados no Conselho de Administração da Celepar, tendo sido eleita para os períodos de 2007 a 2009, 2009 a 2011, 2013 a 2015 e 2021 a 2023 (atual). Funcionária da Celepar desde 1980, lotada na Gerência de Tecnologia da Informação – GTI, onde exerce o cargo de Analista de Suporte Master, na área de Mainframe.

 

 
Comitê de Auditoria Estatutário

O Comitê de Auditoria Estatutário - CAE é composto por 03 (três) membros, em sua maioria independentes, eleitos e destituídos pelo Conselho de Administração - CAD, com o mesmo mandato do CAD que o elegeu, 2 (dois) anos. 

O CAE tem como missão zelar pela boa governança, pela ética corporativa e por um adequado sistema de controles internos, de forma a garantir a confiabilidade e a veracidade dos relatórios contábeis e financeiros e demais informes produzidos pela companhia.

MEMBROS eleitos para mandato de 26/05/2021 a 28/04/2023.

João Luiz Barbur Madalozzo

Presidente do Comitê

Lineu Edison Tomass

Membro do Comitê

José Divino de Oliveira  (mandato de 13/06/2022 a 28/04/2023)

Membro do Comitê

Vastíssima experiência nas áreas de Administração Financeira, contábil, fiscal e tributária, tanto no setor público quanto privado. Graduação em Pedagogia e Especialização em Psicopedagogia e Especialização em Processos de Alfabetização na Vida Adulta.

 

 
Auditoria Interna

A Auditoria Interna é uma área vinculada ao Conselho de Administração, por meio do Comitê de Auditoria Estatutário, criada pela Resolução 001/2018, do Conselho de Administração.

Juliana Gemael Polycarpo Lied Pereira

Telefone: (41)3200-6179

E-mail: jlied@celepar.pr.gov.br

 

Objetivo:
Contribuir para a melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, dos controles internos, da governança corporativa e da confiabilidade das demonstrações financeiras, através da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada.

 

 
Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é eleita pelo Conselho de Administração, com mandato de 2 (dois) anos.

Eleitos para mandato com início em 26/05/2021 e término em 28/04/2023.


MEMBROS:

Leandro Victorino de Moura

Diretor-Presidente

Pedro Carlos Carmona Gallego
Diretor Administrativo-Financeiro

Andre Luiz Bäuml Tesser
Diretor Jurídico

Glaucio Baduy Galize
Diretor de Gestão de Pessoas

Anibal André Antunes Mendes
Diretor de Tecnologia

Marco Aurélio Bonato
Diretor de Infraestrutura e Operações

João Luiz Marques Guimarães *
Diretor de Mercado

 

*Eleito para mandato com início em  25/08/2021 a 28/04/2023.

 

 
Diretor Presidente - DP

Leandro Victorino de Moura
Telefone: (41) 3200-6106
E-mail: leandro.moura@celepar.pr.gov.br

Bacharel em informática pela universidade Positivo no ano de 2004, teve como principais atividades o concurso público na prefeitura de Pinhais como técnico em informática (2004 a 2011), onde atuou como técnico de suporte, gerente de redes e diretor de tecnologia da informação. Em 2011 assumiu a gerência de projetos da empresa catarinense IPM - Sistemas de Gestão Pública, ficando a frente na implantação de ERP em mais de 30 prefeituras nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo. No ano de 2013 foi convidado a assumir a Coordenadoria de tecnologia da informação no Serviço Social Autônomo PARANACIDADE, vinculado a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná - SEDU, onde exerceu atividades até o ano de 2018.

 

Áreas sob supervisão direta:

 

 
Diretoria Administrativa Financeira - DAF

Pedro Carlos Carmona Gallego
Telefone: (41) 3200-6030
E-mail: carmona@celepar.pr.gov.br

Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC (2002), especialização em Planejamento, Administração e Metodologia de Ensino Superior (FESPPR) e especialização em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva (PUCPR). Graduado em Engenharia Civil pela UFPR (1977) e Bacharel em Ciências Econômicas pela FESPPR (1978). Superintendente da Área Corporativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP/SESI/SENAI/IEL). Diretor e Gerente Executivo de Tecnologia e Gestão da Informação no Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP/SESI/SENAI/IEL). Outras atividades que desenvolveu na carreira incluem Engenheiro Civil, Professor, Consultor, Diretor sócio de empresa de desenvolvimento de software.

Áreas sob supervisão direta:

 

 
Diretoria Jurídica - DJ

Andre Luiz Bäuml Tesser
Telefone: (41) 3200-6091
E-mail: andre.tesser@celepar.pr.gov.br

Advogado com atuação na área do Direito Empresarial. Doutor e Mestre em Direito pela UFPR.Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela EMATRA IX. Professor universitário de cursos de Graduação e Pós-graduação. Autor de livros e artigos especializados na área do Direito.

Áreas sob supervisão direta:  

 

 
Diretoria de Tecnologia - DT

Anibal André Antunes Mendes
Telefone: (41) 3200-6161
E-mail: anibal.mendes@celepar.pr.gov.br

Graduado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, atua há mais de 30 anos na área de Tecnologia da Informação. Com carreira construída em empresas multinacionais e nacionais de grande porte, ocupou os cargos de Diretor de TI, Relacionamento, Recursos Humanos e Administração em empresas do segmento Bancário, Telecomunicações, Eletroeletrônico, Serviços, Consultoria, Construção e Incorporação e Auto Parts.

Áreas sob supervisão direta:

 

 
Diretoria de Infraestrutura e Operações - DO

Marco Aurélio Bonato
Telefone: (41) 3200-6105
E-mail: bonato@celepar.pr.gov.br

Graduado em Ciência da Computação, Pós-Graduado em Análise Moderna de Sistemas e Redes e Sistemas Distribuídos, Mestre em Ciência da Computação e Doutor em Engenharia Elétrica e Informática Industrial. Trabalha na Celepar desde 1989, onde ocupou diversos cargos técnicos e de gestão, tendo sido Coordenador de Segurança da Informação (2006-2008), Gerente de Serviços de Rede (2008-2013) e Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação (2013-2020).

Áreas sob supervisão direta:

 

 
Diretoria de Gestão de Pessoas - DGP

Glaucio Baduy Galize
Telefone: (41) 3200-5550
E-mail: glaucio.galize@celepar.pr.gov.br 

Graduado em Engenharia Civil pela UFPR (1989) e em Direito pela PUC-PR (2001), Pós-Graduado em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná (2003), premiado com menção honrosa. Profissional com sólida experiência em gestão, administração e direito público, adquirida pela atuação de mais de 25 anos na área, ocupando posições de comando e liderança. Atuou na estruturação de órgãos e entidades, na consolidação de políticas, diretrizes e práticas administrativas, na análise e condução de projetos, processos, licitações, contratos, planos de cargos e carreiras, concursos públicos e outros atos e instrumentos jurídico-administrativos. Em âmbito estadual ocupou por duas vezes o cargo de Diretor-Presidente do Serviço Social Autônomo E-Paraná Comunicação e, em âmbito municipal, ocupou por duas vezes o cargo de Procurador-Geral e outros como o de Subprocurador-Geral, Secretário Municipal e Diretor-Geral de várias pastas. É Advogado, tendo também atuado como Engenheiro Civil, Professor e Presidente da Fundação Escola Superior de Ciências Comerciais.

Áreas sob supervisão direta: 

 

 
Diretoria de Mercado - DM

 

João Luiz Marques Guimarães
Telefone: (41) 3200-6021
E-mail:  jlmarques@celepar.pr.gov.br

 

 

Áreas sob supervisão direta: