Quem somos

 
Assembleia Geral

Assembleia Geral de Acionistas ocorre, ordinariamente, dentro dos quatro meses subsequentes ao término do exercício social, e, extraordinariamente quando convocada.

ACIONISTAS:

  • Estado do Paraná
  • Fundo de Desenvolvimento Econômico – FDE
  • Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar
  • IDR - Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
  • Prefeitura Municipal de Curitiba - PMC
  • Companhia Paranaense de Energia - Copel
  • Fundação Celepar - Funcel
 
Comitê de Indicação e Avaliação

O Comitê de Indicação e Avaliação - CIA é um órgão estatutário de caráter permanente, auxiliar do acionista controlador, que examina a conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores, conselheiros fiscais e membros de Comitês Estatutários.

O CIA é composto por 6 (seis) membros eleitos e destituídos pela Assembleia Geral de Acionistas, com mandato unificado de 2 (dois) anos, a contar da data de sua eleição, permitidas no máximo 2 (duas) reconduções consecutivas.

O CIA reúne-se sempre que necessário para manifestar-se sobre assuntos de sua competência.


MEMBROS  (mandato 02/06/2023 a 28/04/2025)

 

Gilberto Calixto

Membro do CIA

 

João Carlos Ortega
Membro do CIA

Formado em gestão de Recursos Humanos pela UNISEB, assumiu, em 2019, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDU), pela terceira vez. A primeira vez foi no período de abril de 2014 a fevereiro de 2015 e a segunda de setembro de 2017 a abril de 2018 onde, também, já atuou como diretor-geral. Foi vereador em Jandaia do Sul no período de 1989 a 2000 e vice-prefeito de 2001 a 2004.

 

 

Luiz Nicácio
Membro do CIA

Servidor de carreira do Município de Londrina, onde ingressou em 2006 como contador, atualmente lotado na Controladoria Geral do Município. Atual Superintendente da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina – CAAPSML. É bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia, tendo especialização em Controladoria e Gerência Financeira, bem como em Gestão Municipal, e Contabilidade Pública. É professor de graduação em Ciências Contábeis, tendo atuado na Universidade Estadual de Londrina, PUC Londrina, INESUL e FACCAR. Exerceu os cargos de Diretor de Gestão na Prefeitura de Maringá; Gerente de Contabilidade, Controlador-Geral e Secretário de Fazenda, na Prefeitura de Londrina. E ainda dois mandatos como Prefeito na cidade de Centenário do Sul.

 

Elisandro Pires Frigo

Membro do CIA

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/RS; Mestrado em Engenharia pela UNIOESTE; Doutorado em Agronomia pela FCA - UNESP, campus de Botucatu/SP. Coordenador de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) de fevereiro a julho de 2019. Diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) de agosto de 2019 a janeiro de 2020. Diretor-geral da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) de julho de 2020 a março de 2022. No dia 1 de abril de 2022 assumiu como secretário de Estado da Administração e da Previdência.

 

Luciana Casagrande Pereira Ferreira

Membro do CIA

Arquiteta e urbanista com pós-graduação pela PUC-PR/Université de Techonologie de Compiègne, Luciana Casagrande Pereira foi presidente do Instituto Paranaense de Arte e da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba. Foi idealizadora do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba e implantou a programação de Literatura da Bienal de Curitiba. Foi conselheira e vice-presidente da Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná e presidente do Conselho Superior do Museu Oscar Niemeyer. Foi superintendente-geral de Cultura do Paraná entre 2018 e 2022 e atualmente é presidente do Conselho Estadual de Cultura, do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico e secretária estadual de Cultura do Paraná.

 

Daniel Romanowski

Membro do CIA

Possui graduação em Comércio Exterior pela Universidade Positivo e é Técnico em Edificações pela UTFPR. Coordenador administrativo do Serviço Social Autônomo PARANACIDADE entre 2016 e 2019. Diretor Administrativo Financeiro da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA nos anos de 2019 até 2021. Diretor Administrativo e Financeiro do Tecpar entre Dezembro/21 e Abril/22. Desde o mês de maio de 2022 ocupa o cargo de Diretor-Presidente das Loterias do Paraná.

 

 
Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal - CF é um órgão de funcionamento permanente de fiscalização, de atuação colegiada e individual, com as competências e atribuições previstas em lei. O Conselho Fiscal da Celepar é composto por 03 (três) membros efetivos e igual número de suplentes, com mandato de 2 (dois) anos, permitidas 2 (duas) reconduções consecutivas.

O CF reúne-se ordinariamente, uma vez por mês, e extraordinariamente quando necessário.


MEMBROS TITULARES (mandato 02/06/2023 a 28/04/2025)


Norberto Anacleto Ortigara
Presidente do CF

Norberto Anacleto Ortigara é técnico agrícola e economista, com especialização em Economia Rural e Segurança Alimentar. Foi servidor público da Secretaria da Agricultura e Abastecimento por 40 anos, onde construiu carreira, tendo ocupado as funções de pesquisador gerente, coordenador, analista, diretor do Deral por duas vezes, diretor-geral por duas vezes e secretário de Estado por 7 anos e 3 meses - o mais longevo da História. Também foi secretário municipal de Abastecimento de Curitiba por cinco anos e por mais de 25 anos especializou-se em relações do Trabalho. É profundo conhecedor das Finanças Públicas do Estado.

 

Luísa Regina Mazer

Membro do CF

Economista formada pela FGV/RJ (dez/2007) e contadora pela Universidade Anhembi-Morumbi (Jun/2021). Assessora na Diretoria Geral da Fazenda Estadual, acompanha indicadores econômicos e fiscais do Estado do Paraná, além de trabalhar nos projetos Regime Estadual de Previdência Complementar e Política Estadual de Reposição de Pessoal. Trabalhou no mapeamento e redesenho de processo de concessão de incentivos fiscais, auditoria de metas contratuais de empresas incentivadas, estimativa de impacto financeiro orçamentário de benefícios fiscais, avaliação da composição dos custos de manutenção e operação de programas de governo, e acompanhamento do Planejamento Estratégico 2012-2015 da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro.

Luiz Augusto Silva

Membro do CF

Graduado em Administração com habilitação para Comércio Exterior, Pós-Graduado em Gestão de RH e tem MBA em Gestão de Negócios pela FAE Business School. Doutorado em Gestão de Negócios pela Universidade Nacional de Misiones/Argentina, doutorando em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR, Pós-MBA em TrendsInnovation, pela Inova Business School e formação de líderes em Economia Verde pela Universidade de Stanford. Também pela Universidade de Stanford, tem curso de Futuro e Tendências Teoria dos Jogos.

Atua na área de comércio exterior, rede de varejo e franquias. Como trader e consultor internacional de negócios já esteve em mais de 74 países, desenvolvendo canais de abastecimento, estruturação de projetos e realizando negociações comerciais.

Como professor universitário de graduação e pós-graduação, publicou artigos e livros: Logística no Comércio Exterior, Gestão Global, Direito & Agronegócio: Ambiente de Negócios e Competitividade, e Energia Limpa - Aspectos Jurídicos e Sustentabilidade.

Sua trajetória política, iniciou em Pato Branco, quando foi eleito vereador. Exerceu o cargo de subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná. Foi eleito deputado estadual por dois mandatos. Como parlamentar, fez parte da Frente Parlamentar de Defesa do Comércio e coordenador da Bancada Digital. Foi Secretario chefe da Casa Civil e atualmente, é o secretário da Secretaria do Planejamento do Paraná.

 

MEMBROS SUPLENTES (mandato 02/06/2023 a 28/04/2025)

Luiz Paulo Budal Pedroso de Almeida

Membro do CF

Professor de Teoria Econômica em ensino superior; Professor em escola técnica e profissionalizante nas áreas de gestão, finanças, contabilidade, gerenciamento de projetos, custos e formação de preços, em aulas presenciais e EAD; Consultoria e Assessoria Empresarial em Organização e Métodos; Planejamento Estratégico; Gestão Empresarial; Gestão de Projetos; Diagnóstico Organizacional; Diagnóstico Econômico-Financeiro; FP&A; Gerenciamento de projetos de construção e montagem industrial, área de petróleo e gás, sob enfoque do PMI-Project Management Institute; Vivência em Administração de Contratos, Avaliação da Qualidade de Gestão (ISO e OHSAS), Gestão de Processos internos, PDCA, Gestão de Projetos, SAP, Segurança da Informação, Gestão de Riscos e SGI - Sistema de Gestão Integrada; Gestão e gerenciamento financeiro e administrativo-financeiro de empresas de pequeno e médio porte, nos setores público e privado, subordinando áreas de Administração, RH, TI, Finanças, Contabilidade e Serviços Gerais; Vivência em EIS-Executive Information System, BI- Business Intelligence, BSC-Balanced Scorecard (KPIs); Controladoria, abrangendo custos, tributos, orçamento e análises econômico-financeiras; Estudos e projetos de viabilidade econômico-financeira de investimentos; Assessoria e planejamento financeiro em empresas comerciais, industriais e de prestação de serviços; Saneamento e recuperação de empresas; Coordenação de implantação de ERPs.

 

Felipe Augusto Amadori Flessak

Membro do CF

 

Kaio Gustavo Weihermann

Membro do CF

 

 
Conselho de Administração

O Conselho de Administração - CAD é órgão de deliberação colegiada, composto por 07 (sete) membros titulares, sendo 06 (seis) membros eleitos pela Assembleia Geral e 01 (um) membro por escrutínio secreto entre os empregados da empresa.

O CAD reúne-se ordinariamente, uma vez por mês, extraordinariamente, quando necessário.

O mandato do CAD será de 02 (dois) anos, permitidas no máximo 3 (três) reconduções consecutivas.


MEMBROS (mandato 02/06/2023 a 28/04/2025)

João Elias de Oliveira
Presidente do CAD

Bacharel em Direito, Universidade Estadual de Londrina; Master in Law, LL.M em Direito Corporativo, IBMEC;  Pós graduação em Comércio Exterior pela Faculdade de Economia São Luiz, S. Paulo e em Gerência de Comércio Exterior pela EAE/FGV, S.Paulo.
Advogado da Cohab-CT, durante 23 anos, tendo sido seu Diretor-Administrativo, Diretor-Presidente e Presidente do Conselho de Administração; Secretário de Estado com funções de Ouvidor Geral do Estado do Paraná, de 1995 a 2001; executivo de comércio internacional em empresas do Grupo Companhia Cacique de Café Solúvel, durante doze anos.
Ex-Presidente Nacional da Associação Brasileira de Ouvidores; Vice-Presidente da Asociación Iberoamericana del Ombudsman. Ex-Diretor Executivo da Universidade do Professor e professor de cursos de pós graduação em universidades de Curitiba e outros estados. Autor e coautor de diversos livros e artigos sobre ouvidoria e Gestão Pública.

 

Andre Gustavo Souza Garbosa
Membro do CAD

Andre Gustavo Garbosa, de 41 anos, foi diretor de tecnologia da informação da SEED-PR por dois anos. Ele assumiu a área em 2020 e, durante a sua gestão, a Educação do Paraná deu um salto tecnológico. Garbosa implementou a estrutura digital que levou o Estado a se tornar referência no país. Ele lançou as principais plataformas da pasta, como o aplicativo de redação, modernizou a infraestrutura das escolas, criando a maior rede educacional da América Latina, e também elaborou o programa Robótica Paraná, que está preparando os estudantes para as profissões do futuro. A Educação foi o primeiro cargo público de Garbosa. Antes disso, ele foi Arquiteto de Soluções e gerente de tecnologia da Electrolux durante sete anos e engenheiro de software e arquiteto de sistemas na Europa, onde trabalhou por oito anos em Portugal. Ele é formado em Ciências da Computação, com mestrado em Redes e Telecomunicações na Europa.

 

Allan Marcelo de Campos Costa
Membro do CAD

Allan Costa é um dos A’s da plataforma AAA. Sócio e Diretor de Alianças e Inovação da ISH Tecnologia. Ocupou a Presidência de empresas em vários segmentos, incluindo Celepar (tecnologia), Coopercard (serviços financeiros) e Sebrae/PR (serviços e educação). Foi Diretor Geral e Secretário de Estado da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná. É conselheiro de administração (formado pelo IBGC), investidor-anjo e mentor de startups. É palestrante profissional, com quase 1000 palestras realizadas em eventos como TEDx, no Brasil, EUA, Europa, Ásia, África e América Latina. É graduado em Gestão Avançada pela Harvard Business School, Mestre em Gestão pela FGV, Mestre em Tecnologia pela Universidade de Lancaster (UK) e MBA pelo IBMEC. Autor de “Rock in Rio – A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer” e de “60 Dias em Harvard – Diário de um AMP”.

 

Guaracy Andrade
Membro do CAD

Bacharel em ciências contábeis, Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Membro - Tesoureiro do Instituto Jaime Lerner e gerente de ativos financeiros via homebroker durante quinze anos. Chefe da casa Civil em 2002. Assessor especial do governo no período 1995-2001. Assessor especial da Prefeitura Municipal de Curitiba 1989-1992. Consultor técnico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná durante dezoito anos.

 

Fabio Alexandre Pazzetto Arruda
Membro do CAD

Advogado, formado pela Universidade Estadual de Maringá e MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atua nas áreas de finanças e controladoria há mais de 18 anos voltado principalmente para área de construção civil e incorporações.

 

Rodrigo Marra do Amorim

Representante dos empregados

Marra é Celepar desde 2010; Formado em administração de empresas com habilitação em análise de sistemas. Desenvolvedor e analista de sistemas atuando em sistemas da Imprensa Oficial e Secretária de Segurança Pública; Hoje atua como analista de licitações e pregoeiro; Membro da Comissão de Empregados desde 2011; Eleito para o conselho fiscal da Funcel atuando como presidente do conselho fiscal da gestão 2013/2015 e 2015/2017.

 

Renato Celso Beraldo Junior

Membro do CAD

 

 
Comitê de Auditoria Estatutário

O Comitê de Auditoria Estatutário - CAE é composto por 03 (três) membros, em sua maioria independentes, eleitos e destituídos pelo Conselho de Administração - CAD, com o mesmo mandato do CAD que o elegeu, 2 (dois) anos. 

O CAE tem como missão zelar pela boa governança, pela ética corporativa e por um adequado sistema de controles internos, de forma a garantir a confiabilidade e a veracidade dos relatórios contábeis e financeiros e demais informes produzidos pela companhia.

MEMBROS (mandato de 25/05/2023 a 28/04/2025)

João Luiz Barbur Madalozzo

Presidente do Comitê

Lineu Edison Tomass

Membro do Comitê

Evandro Henrique Palegari

Membro do Comitê

 

 

 
Auditoria Interna

A Auditoria Interna é uma área vinculada ao Conselho de Administração, por meio do Comitê de Auditoria Estatutário, criada pela Resolução 001/2018, do Conselho de Administração.

juliana

Juliana Gemael Polycarpo Lied Pereira

Telefone: (41)3200-6179

E-mail: jlied@celepar.pr.gov.br

 

Objetivo:
Contribuir para a melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, dos controles internos, da governança corporativa e da confiabilidade das demonstrações financeiras, através da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada.

 

 
Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é eleita pelo Conselho de Administração, com mandato de 2 (dois) anos.

(mandato 25/05/23 até 28/04/2025)

MEMBROS:

André Gustavo Souza Garbosa

Diretor-Presidente

Guilherme de Abreu e Silva
Diretor Administrativo-Financeiro

Glaucio Baduy Galize
Diretor Jurídico e de Gestão de Pessoas

Anibal André Antunes Mendes
Diretor de Desenvolvimento, Serviços e Inovação

Marco Aurélio Bonato
Diretor de Tecnologia e Operações

André Ricardo da Nova Telles
Diretor de Mercado

John Fabio Juskas Neves Filho
Diretor de Governança e Gestão Estratégica

 

 
Diretor Presidente - DP
diretor presidente

André Gustavo Souza Garbosa
Telefone: (41) 3200-6106
E-mail: gustavo.garbosa@celepar.pr.gov.br

André Gustavo Garbosa é diretor-presidente da Celepar desde janeiro de 2023. Antes de liderar a empresa,  foi diretor de tecnologia da informação da Secretaria de Educação do Paraná por dois anos. Durante a sua gestão, ele implementou a estrutura digital que levou o Estado a se tornar referência no país, criou um aplicativo de referência para redação escolar, modernizou a infraestrutura das escolas, criando a maior rede educacional da América Latina, e também elaborou o programa Robótica Paraná, que está preparando os estudantes para as profissões do futuro.

A Educação foi o primeiro cargo público de Garbosa. Antes disso, ele foi Arquiteto de Soluções e gerente de tecnologia da Electrolux durante sete anos e engenheiro de software e arquiteto de sistemas na Europa, onde trabalhou por oito anos em Portugal. Ele é formado em Ciências da Computação, com mestrado em Redes e Telecomunicações na Europa.

 

 

Áreas sob supervisão direta:

 

 
Diretoria Administrativa Financeira - DAF

 

Guilherme de Abreu e Silva
Telefone: (41) 3200-6030
E-mail: guilhermeabreu@celepar.pr.gov.br

Mestre em Ciência Política pela UFPR (2015), Pós-Graduado em Direito Eleitoral pela Universidade Positivo (2015) e MBA em Infraestrutura, Concessões e Parcerias Público-Privadas pela PUC/MG (2022). Bacharel em Direito pela UNICURITIBA (2011), e Bacharel em Ciências Sociais pela UFPR (2012). Na administração direta, desempenhou funções no Governo do Estado do Paraná, como Diretor Legislativo e Assessor Especial na Diretoria Geral da Casa Civil (2019/2023), e na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, como Diretor Administrativo (2023/2024) e como Assessor Parlamentar e Jurídico na administração e em Comissões Permanentes e Temáticas (2011/2018). No âmbito privado e na administração indireta, atuou como membro de Diretoria, Conselhos de Administração e Conselhos Fiscal de sociedades de economia mista, empresas públicas, serviços sociais autônomos e associações civis das áreas de Tecnologia da Informação, Fomento ao Crédito, Inovação Tecnológica e Energia (2018/2024).

 

Áreas sob supervisão direta:

 

 
Diretoria de Governança e Gestão Estratégica - DGGE
John

John Fabio Juskas Neves Filho
Telefone: (41) 3200-5796
E-mail: john.juskas@celepar.pr.gov.br

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo) e pós-graduado em Gestão Estratégica de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, Curitiba), tem experiência em empresas multinacionais nas áreas de gestão e planejamento estratégico, análise e transformação de processos, projetos e governança do negócio.

Atuou como Head de Planejamento e Governança na Amil (UnitedHealth Group), em São Paulo, onde foi responsável pela implementação da estrutura de governança composta pelas áreas de Gestão Estratégica do Negócio, Transformação e Escritório de Projetos e Processos . Também ocupou cargos de Liderança em Gestão de Processos e Projetos no HSBC Bank Brasil, em São Paulo e Curitiba, e atuou como Engenheiro de Projetos na Vivo (Telefonica Brasil), no Chile.

 

Áreas sob supervisão direta: 

 

 

 
Diretoria de Desenvolvimento, Serviços e Inovação - DDSI
Anibal

Anibal André Antunes Mendes
Telefone: (41) 3200-6161
E-mail: anibal.mendes@celepar.pr.gov.br

Graduado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, atua há mais de 30 anos na área de Tecnologia da Informação. Com carreira construída em empresas multinacionais e nacionais de grande porte, ocupou os cargos de Diretor de TI, Relacionamento, Recursos Humanos e Administração em empresas do segmento Bancário, Telecomunicações, Eletroeletrônico, Serviços, Consultoria, Construção e Incorporação e Auto Parts.

Áreas sob supervisão direta:

 

 
Diretoria de Tecnologia e Operações - DTO
Diretor de infraestrutura e operações chamado Bonato

Marco Aurélio Bonato
Telefone: (41) 3200-6777
E-mail: bonato@celepar.pr.gov.br

Graduado em Ciência da Computação, Pós-Graduado em Análise Moderna de Sistemas e Redes e Sistemas Distribuídos, Mestre em Ciência da Computação e Doutor em Engenharia Elétrica e Informática Industrial. Trabalha na Celepar desde 1989, onde ocupou diversos cargos técnicos e de gestão, tendo sido Coordenador de Segurança da Informação (2006-2008), Gerente de Serviços de Rede (2008-2013) e Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação (2013-2020).

Áreas sob supervisão direta:

 

 
Diretoria Jurídica e de Gestão de Pessoas - DJP
diretor de gestao de pessoas Glaucio

Glaucio Baduy Galize
Telefone: (41) 3200-5550
E-mail: glaucio.galize@celepar.pr.gov.br 

Graduado em Engenharia Civil pela UFPR (1989) e em Direito pela PUC-PR (2001), Pós-Graduado em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná (2003), premiado com menção honrosa. Profissional com sólida experiência em gestão, administração e direito público, adquirida pela atuação de mais de 25 anos na área, ocupando posições de comando e liderança. Atuou na estruturação de órgãos e entidades, na consolidação de políticas, diretrizes e práticas administrativas, na análise e condução de projetos, processos, licitações, contratos, planos de cargos e carreiras, concursos públicos e outros atos e instrumentos jurídico-administrativos. Em âmbito estadual ocupou por duas vezes o cargo de Diretor-Presidente do Serviço Social Autônomo E-Paraná Comunicação e, em âmbito municipal, ocupou por duas vezes o cargo de Procurador-Geral e outros como o de Subprocurador-Geral, Secretário Municipal e Diretor-Geral de várias pastas. É Advogado, tendo também atuado como Engenheiro Civil, Professor e Presidente da Fundação Escola Superior de Ciências Comerciais.

Áreas sob supervisão direta: 

 

 
Diretoria de Mercado - DM

 

André Ricardo da Nova Telles
Telefone: (41) 3200-6021
E-mail: artelles@celepar.pr.gov.br

Com mais de duas décadas de experiência em inovação, marketing e tecnologia, teve experiência em projetos realizados em parceria com a Prefeitura de Barcelona e o Governo da Catalunha. Autor de sete livros relacionados ao tema da tecnologia e inovação. Possui pós-graduação em Administração com ênfase em Marketing pela FAE e graduação em Publicidade e Propaganda pela PUC/PR. Também é ativo em atividades associativas, ocupando cargos de liderança na Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB-PR) e na Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC). Sua trajetória profissional inclui passagens como Assessor da Presidência da Celepar e como Superintendente-Geral de Inovação no Governo do Paraná, liderando iniciativas que impulsionaram a economia e a inovação do estado. Recebeu reconhecimentos ao longo da carreira, incluindo o Prêmio Personalidade Assespro, distinções na Câmera Municipal de Curitiba, Assembleia Legislativa do Paraná e reconhecimento Alumni Inovador PUCPR.

Áreas sob supervisão direta: