2º Congresso Paranaense de Cidades Digitais - Rodada de Cascavel 12/09/2014 - 18:50

Iniciativas que propõem soluções para melhorar o serviço público como o Rede 399 e a Loja da Celepar foram apresentadas na rodada de Cascavel do 2º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, realizado dia 11 de setembro.

Os municípios que pretendem investir em tecnologia para aprimorar os serviços públicos podem aderir à Rede 399 - Internet para todos, programa lançado pelo Governo do Estado no ano passado, e que, segundo o secretário de Assuntos Estratégicos em exercício, Marcírio Machado Sobrinho, propõe disseminar o uso da internet banda larga nos municípios.

A Rede 399 e os serviços disponíveis às prefeituras pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) foram apresentados aos gestores públicos durante a rodada de Cascavel do 2º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, realizada no último dia 11 de setembro. O evento reuniu representantes de mais de 40 localidades da região Oeste, Sudoeste e Cantuquiriguaçu.

De acordo com Sobrinho, o programa da Rede 399 é desenvolvido em parceria com a Celepar e inclui acesso à fibra óptica, através de uma parceria público-privada, já que beneficia também os provedores de internet engajados na iniciativa com a isenção de ICMS em produtos e equipamentos adquiridos no Paraná para implantação da proposta. "É uma forma de fomentar também as empresas a se instalarem no Paraná", ressaltou ele.

A Rede 399, conforme dados do portal, prevê financiamentos por meio do Banco Fomento Paraná e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), não havendo obrigatoriedade de contrapartida financeira dos municípios, somente com as condições previstas no termo de cooperação técnica para estruturação do serviço de comunicação multimídia no âmbito municipal, oferta de internet gratuita aos cidadãos e para comunidades da zona rural, além da execução e gestão do projeto. "O município só vai ter benefícios. O que falta são iniciativas para receber", disse o secretário, acrescentando que o montante para desenvolvimento dos projetos depende das necessidades de cada localidade.

Com a instalação da rede, conforme justificativa do projeto, "as prefeituras poderão disponibilizar novos serviços online para a população e interligar suas unidades administrativas, tais como, segurança, educação e saúde. Será possível levar internet aos distritos ou comunidades rurais, ampliando o acesso da população, aumentando a inclusão digital e social".

Soluções para municípios

Dentro do conceito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com soluções para gestão municipal, a Celepar lançou uma loja virtual, oferecendo uma série de ferramentas para modernização da gestão pública como, por exemplo, gestão hospitalar e central 156.

São 19 produtos ao todo contemplando as áreas de governo, como saúde, administração, transporte, educação e gestão. “Esperamos que esses pacotes aumentem a resposta que o cidadão espera do município. E que o município tenha uma melhor gestão para atender as reivindicações”, disse o assessor de mercado e coordenador de atendimento de soluções dos municípios da Celepar, Gilmar Caron Tesserolli.

GALERIA DE IMAGENS