ACP e Anoreg têm interesse na solução de biometria do Governo do Estado 21/06/2013 - 17:54

O uso de soluções de reconhecimento do cidadão desenvolvidas pelo Governo do Estado foi tema de reunião de trabalho na Celepar, entre representantes da Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg), Secretaria da Segurança Pública, Detran, Instituto de Identificação e Junta Comercial. Uma dos temas da pauta foi a biometria.

Como explicou o presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Paraná, Jacson Carvalho Leite, o objetivo da gestão Beto Richa é dotar a administração pública estadual com dispositivos capazes de reconhecer o indivíduo quer pela impressão digital ou fácil, “permitindo que todos os dados necessários para acesso ao serviço público desejado apareçam automaticamente na tela do computador”.

A Celepar, segundo Leite, vem trabalhando nestas soluções de inteligência destinadas a simplificar a vida do cidadão paranaense e a racionalizar os processos administrativos. Esta, de acordo com ele, é uma solução que se adotada por outros segmentos da sociedade vai simplificar a relação comercial permitindo, por exemplo, que o cidadão/consumidor seja reconhecimento pela impressão digital, eliminando, desta maneira, a necessidade da apresentação de uma série de documentos.

Parceria

Nesta reunião os participantes iniciaram o debate sobre uma possível cooperação técnica entre o Governo do Estado e estas entidades, no sentido de disponibilizar dados do Instituto de Identificação do Paraná e do Detran, para facilitar o reconhecimento do cidadão. “Esta será uma parceria inédita, com as soluções de gestão pública sendo utilizadas pela gestão privada, garantindo toda a segurança que a biometria oferece”, destacou o diretor do IIPR, Newton Tadeu Rocha.

O chefe de gabinete da SESP, Walter Gonçalves, definiu a reunião como o primeiro contato para o estabelecimento de caminhos de integração da base da identificação do governo com estas entidades, “sempre no sentido de melhor proteger o cidadão”.

Representado o presidente Robert Jonczyk, a assessora da Anoreg, Raquel Cavalheiro, falou da importância desta possível parceira, “uma vez que a nossa entidade está presente nos 399 municípios paraenses, nos possibilitando levar uma melhor prestação de serviço à população”. Por sua vez, o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Airton Hack disse que saiu “entusiasmado” da reunião, pela perspectiva de que os associados da ACP, tenham mecanismos mais eficazes de reconhecimento do cidadão, com transações seguras e rápidas, tanto para a inclusão, como para a exclusão de dados.

GALERIA DE IMAGENS