Acadêmicos do Curso de Engenharia de Produção visitam a Celepar 02/05/2014 - 16:50
Universitários do décimo período do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Estácio de Curitiba visitaram a Celepar com o objetivo de conhecer as atividades e serviços prestados pela empresa ao Governo do Estado. Os locais visitados foram o Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE), as divisões de Serviços de Produção (DIPRO), Central de Atendimento da Celepar (DICAC) e de Operações (DIOPE).
O diretor de operações e infraestrutura e operações e também professor do curso, Luiz Fernando Ballin Ortolani, relacionou as disciplinas de sala de aula com a gestão de trabalho aplicada na companhia, como o layout do processo produtivo de impressão e as logísticas de abastecimento de materiais, de remessa e entrega de serviços ao cidadão, tópicos relevantes debatidos para ampliar o conhecimento dos alunos.
No CIIE, por exemplo, o grupo avaliou conceitos de planejamento estratégico e o uso destas informações como apoio às decisões do governo, debate útil voltado ao mercado de trabalho. Alguns cases deBusiness Intelligence desenvolvidos pela Celepar foram apresentados aos estudantes.
Na DICAC, os futuros engenheiros foram recepcionados pelo empregado Anderson Braga. Ele explicou como funciona o atendimento e a divisão dos projetos CAC (Central de Atendimento da Celepar) e SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). “A Central de Atendimento da Celepar atende diversos serviços e sistemas da gestão pública governamental. Já o SAC é responsável pelo auxílio aos contribuintes da Secretaria da Fazenda, mais precisamente a Receita Estadual”.
Segundo Braga, o SAC tem um índice de aproximadamente 93% de soluções no atendimento telefônico, sem a necessidade de que o contribuinte se desloque até uma agência da Receita Estadual.
Na DIOPE, os acadêmicos foram acompanhados pelo supervisor Rafael Junqueira de Andrade e viram o funcionamento do sistema de monitoramento do ambiente central, rotinas de backup e o desenvolvimento da solução interna para monitoramento. De acordo com Junqueira, o objetivo do setor é manter todo o ambiente com o maior tempo de disponibilidade possível. Ele comentou que os alunos demonstraram interesse em saber como os incidentes são detectados e a forma de tratamento dos mesmos.
Os estudantes também tiveram a oportunidade de visitar a DIPRO, com o acompanhamento do técnico Leonardo Vargas de Camargo. Lá, conheceram a sala central que responde por diversos serviços, como o sistema de gestão de infrações de trânsito, processamentos de diversos órgãos do Estado, a verificação biométrica de digitais, a conferência, separação e embalagem das multas de trânsito. Na continuidade, o grupo visitou as salas de impressão, de envelopamento, de pós-impressão e de segurança, locais onde são confeccionadas as carteiras de identidade, entre outros documentos.
O diretor de operações e infraestrutura e operações e também professor do curso, Luiz Fernando Ballin Ortolani, relacionou as disciplinas de sala de aula com a gestão de trabalho aplicada na companhia, como o layout do processo produtivo de impressão e as logísticas de abastecimento de materiais, de remessa e entrega de serviços ao cidadão, tópicos relevantes debatidos para ampliar o conhecimento dos alunos.
No CIIE, por exemplo, o grupo avaliou conceitos de planejamento estratégico e o uso destas informações como apoio às decisões do governo, debate útil voltado ao mercado de trabalho. Alguns cases deBusiness Intelligence desenvolvidos pela Celepar foram apresentados aos estudantes.
Na DICAC, os futuros engenheiros foram recepcionados pelo empregado Anderson Braga. Ele explicou como funciona o atendimento e a divisão dos projetos CAC (Central de Atendimento da Celepar) e SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). “A Central de Atendimento da Celepar atende diversos serviços e sistemas da gestão pública governamental. Já o SAC é responsável pelo auxílio aos contribuintes da Secretaria da Fazenda, mais precisamente a Receita Estadual”.
Segundo Braga, o SAC tem um índice de aproximadamente 93% de soluções no atendimento telefônico, sem a necessidade de que o contribuinte se desloque até uma agência da Receita Estadual.
Na DIOPE, os acadêmicos foram acompanhados pelo supervisor Rafael Junqueira de Andrade e viram o funcionamento do sistema de monitoramento do ambiente central, rotinas de backup e o desenvolvimento da solução interna para monitoramento. De acordo com Junqueira, o objetivo do setor é manter todo o ambiente com o maior tempo de disponibilidade possível. Ele comentou que os alunos demonstraram interesse em saber como os incidentes são detectados e a forma de tratamento dos mesmos.
Os estudantes também tiveram a oportunidade de visitar a DIPRO, com o acompanhamento do técnico Leonardo Vargas de Camargo. Lá, conheceram a sala central que responde por diversos serviços, como o sistema de gestão de infrações de trânsito, processamentos de diversos órgãos do Estado, a verificação biométrica de digitais, a conferência, separação e embalagem das multas de trânsito. Na continuidade, o grupo visitou as salas de impressão, de envelopamento, de pós-impressão e de segurança, locais onde são confeccionadas as carteiras de identidade, entre outros documentos.