Adapar e Celepar estreitam parceria na área de tecnologia da informação e comunicação 17/02/2014 - 18:00

Para definir um plano de ação integrado na área de tecnologia da informação e comunicação entre Celepar e a Adapar, os presidentes Jacson Carvalho Leite e Inácio Afonso Kroetz estiveram reunidos na tarde de hoje (17), oportunidade em que foram estabelecidas ações para atualização e inovação dos atuais sistemas, bem como o início de um planejamento estratégico que vai definir as prioridades do que pode ser atendido, em que tempo e com quais recursos.

“A Celepar tem a visão técnica de TIC e a Adapar de defesa sanitária. Por isso, poderemos, em conjunto, atender políticas públicas do Governo do Estado destinadas a este setor tão importante da economia paranaense e que responde por 20% da produção agrícola brasileira”, destacou Kroetz.

Como explicou o presidente Jacson Leite, a companhia tem desenvolvido soluções de inteligência voltadas à modernização da gestão pública, cujo objetivo principal é apresentar um serviço cada vez mais eficaz à sociedade. “O maior estreitamento desta parceira já existente, vai possibilitar que a Adapar conquiste resultados ainda mais positivos junto aos públicos do setor primário que ela atende”.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná foi criada em dezembro de 2011 e entrou em operação em maio de 2012, herdando o passivo e o ativo do Departamento de Fiscalização Sanitária da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento. Sua finalidade é estabelecer normas, padrões e procedimentos, que determinam a adoção das medidas de prevenção e preservação e contribuem para a sanidade da produção agropecuária paranaense, promovendo o aumento da competitividade junto ao mercado globalizado.

A Adapar está estruturada em 22 regionais, 135 unidades locais de sanidade agropecuária, 227 escritórios municipais, 18 postos fixos de fiscalização no trânsito e oito unidades volantes, e tudo conectado por uma rede com cerca de 800 computadores. A agência em 2013, segundo Inácio Kroetz, emitiu mais 1 milhão e 200 mil guias de trânsito animal.

Atualmente, a Celepar desenvolve para a Adapar os seguintes sistemas: Sistema de Defesa Sanitária Animal, Registro de Acompanhamento de Atividades dos Fiscais, Permissão de Trânsito Vegetal, Certificação Fitosanitária de Origem, Sistema de Informação de Uso de Agrotóxicos no Estado que, inclusive, possui um case de business intelligence e o Sistema das Barreiras de Trânsito.

GALERIA DE IMAGENS