Agências do Trabalhador começam a cadastrar usuários para o Cartão Social do Estado

Para receber os créditos, o usuário deve estar cadastrado no CadÚnico e no Sistema Nacional de Emprego (Sine), além de atender critérios como baixa renda e ter idade entre 16 e 64 anos. Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador ou posto de atendimento de um dos 20 municípios atendidos pela Amep.
Publicação
12/03/2024 - 16:22
Editoria

As Agências do Trabalhador e postos avançados de atendimento da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) iniciaram, nesta segunda-feira (11), o cadastramento de trabalhadores que se encaixam no perfil de beneficiário do Cartão Social, do Governo do Estado. O programa distribuirá créditos do transporte coletivo no valor de R$ 242,00 para quem busca emprego ou qualificação profissional, por um período limitado.

De acordo com o secretário do trabalho, qualificação e renda, Mauro Moraes, o benefício concedido pelo governo estadual ao trabalhador terá reflexo positivo no número de empregos registrados no Paraná logo nos primeiros meses de atividade. Com investimento de R$ 24 milhões, o programa tem capacidade para atender mais de 100 mil trabalhadores da RMC.

“De acordo com dados da Celepar, que faz o processamento de dados do programa, mais de 80 usuários foram encaminhados para acesso ao Cartão Social logo nas primeiras horas de atividade. Isso quer dizer que, dentro de poucos meses, teremos uma busca maior de vagas de emprego em toda rede Sine da Região Metropolitana, em especial na Agência Central, em Curitiba”, destacou.

Para receber os créditos, o usuário deve estar cadastrado no CadÚnico e no Sistema Nacional de Emprego (Sine), além de atender critérios como baixa renda e ter idade entre 16 e 64 anos. Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador ou posto de atendimento de um dos 20 municípios atendidos pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).

Eles estão localizados em Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais. Para evitar filas, o agendamento pode ser feito no site www.trabalho.pr.gov.br.

Os créditos a serem repassados equivalem a 44 passagens do sistema metropolitano para uso de segunda a sexta-feira. O Cartão Social também pode ser concedido a alunos matriculados em cursos de qualificação profissional, ofertados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda.

Com o programa, um trabalhador que reside no município de Fazenda Rio Grande, por exemplo, poderá usar os créditos para uma entrevista de emprego em Curitiba ou qualquer outra cidade da Região Metropolitana.

“Isso permitirá o preenchimento de vagas de emprego disponíveis em agências e postos de atendimento em toda a Grande Curitiba, reduzindo ainda mais o percentual de desempregados no Paraná, que hoje já é um dos menores do País”, complementou Moraes. Em 2023, a taxa de desocupação no Estado ficou em 4,8%, uma redução de 1,2 ponto percentual em relação ao ano de 2022 (6%).

Veja como funciona o programa AQUI.