Amazonas pretende implantar soluções de TIC em execução no Paraná 06/08/2015 - 18:30
O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, recebeu o presidente da Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), Márcio Silva de Lira. O objetivo do encontro foi apresentar ao dirigente amazonense soluções de inteligência desenvolvidas pela Celepar ao Governo do Paraná, principalmente na área de modernização da gestão pública.
Lira conheceu a Rede Executiva, os sistemas de Agenda Integrada e o 156 para prefeituras, além de alguns cases de Business Intelligence (BI), entre eles o Sistema de Acompanhamento do Plano de Metas do Governo (SAPM). A solução de infraestrutura de virtualização e nuvem privada, que facilita a utilização de recursos de processamento e armazenamento de dados, também foi outro tópico apresentado ao dirigente.
O presidente da Prodam visitou o DataCenter Corporativo do Governo do Estado e pode verificar o trabalho executado pelas equipes de geoprocessamento, tecnologia da informação, marketing e comunicação da companhia. “Fiquei muito impressionado com o que vi. A Celepar é mais que uma empresa de processamento de dados. É, principalmente, uma grande desenvolvedora, armazenadora e gestora de informações públicas do Governo do Paraná”, ressaltou de Lira.
Ainda de acordo com Márcio de Lira, a Celepar está muito bem preparada para enfrentar os desafios do mercado e da sociedade. “Sempre pensamos na Celepar como a empresa pública mais avançada do país. Hoje, concretizamos nosso pensamento. Por isso vamos colocar em prática propostas que nos foram apresentadas”, declarou o presidente da Prodam.
Lira elogiou também os Planos de Preparação e de Demissão Voluntária para Aposentados (PPA e PDVA) da Celepar. “É algo fantástico e digno que atende as expectativas das pessoas que dedicaram uma vida à companhia e depois se aposentam. Vamos implantar no Amazonas”, afirmou Márcio Silva de Lira.
O presidente Jacson Carvalho Leite explicou que o propósito da Celepar é permitir que a política de modernização da gestão pública implantada pelo Governo do Estado, área em que o Paraná é modelo nacional, seja levada as demais unidades da federação, com o intuito de que o cidadão brasileiro, independente do local onde resida, receba serviços públicos mais eficazes. “As empresas de TIC têm, entre os seus papéis, o dever de apresentar soluções de inteligência que auxiliem os governos estaduais a propiciarem ações voltadas à qualidade de vida da população”, destacou ele.
A visita do presidente da Prodam à Celepar foi definida durante a reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação, realizada em Curitiba nos dias 28 e 29 de maio passado. A ABEP tem por missão promover a cooperação entre as suas associadas e participar efetivamente na formulação de políticas públicas de TIC nas diversas esferas governamentais, fomentando o fortalecimento da informática pública como instrumento de gestão, prestação de serviços e cidadania.
Participantes
Por parte da Prodam o presidente Márcio Silva de Lira, o assessor de comunicação Daniel Tadeu e o secretário da Coteplan, Luis Dias.
Representando a Celepar o presidente Jacson Carvalho Leite, os diretores Lucio Alberto Hansel, administrativo-financeiro; Luiz Fernando Ballin Ortolani, infraestrutura e operações; além de Nelson Garcia, Ana Paula de Barros Camatta, Elcio Jorge Marcowcz, Carlos Roberto de Oliveira, Debora Lini Romao Morais, Carlos Gomes Pessoa, Henrique Salatino Miorelli, Marcelo Bonatto e Elisângela Rocha.
As reuniões aconteceram nos dias 03 e 04 de agosto, no Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) da Celepar.