Aplicativo Menor Preço ajuda a economizar também durante a pandemia

A ferramenta permite a comparação de preços de uma série de produtos em tempo real, em mais de 100 mil estabelecimentos cadastrados em todo o Estado. Semanalmente, mais de 10 milhões de preços são atualizados.
Publicação
08/03/2021 - 15:11
Editoria

O aplicativo Menor Preço, desenvolvido pela Celepar, tem sido utilizado pelos cidadãos paranaenses como uma importante ferramenta para comparar preços de diversos produtos, além de combustível. A plataforma utiliza como base informações das 4,5 milhões de Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e) emitidas todos os dias, em média, no Paraná. 

O serviço, que é um desdobramento do programa Nota Paraná, registra 126 mil acessos diários, em média. Já são mais de 400 mil usuários e o número vem aumentando ao longo da pandemia do novo coronavírus. 

O programa Nota Paraná é um importante instrumento de cidadania fiscal, e o Menor Preço também, pois por meio dele qualquer cidadão pode saber os preços praticados nos estabelecimentos e fazer a escolha que lhe for mais vantajosa, analisando o valor do produto e a distância que precisa percorrer para adquiri-lo”, explica o secretário estadual da Fazenda, Renê Garcia Junior.

Benefícios

A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, é uma grande incentivadora do uso do aplicativo, indispensável para quem quer economizar. “É muito útil, pois os preços têm oscilado bastante. Muitas vezes você pode achar produtos com valores totalmente diferentes na mesma rua, na mesma quadra”, afirma.

As informações são atualizadas em tempo real sempre que um estabelecimento realiza uma venda. Toda transação comercial tem o valor registrado e inserido no sistema do Menor Preço, independente de o consumidor colocar o CPF na nota ou não. 

Na prática

Para comparar preços, o primeiro passo é informar o produto desejado –  o que pode ser feito por nome ou pela marca com a leitura de código de barras na embalagem. Em seguida, o usuário recebe uma relação com os preços nas respectivas lojas em que são praticados e a distância a ser percorrida para chegar a cada uma. Basta selecionar o estabelecimento escolhido e a plataforma oferece opções de rotas. Também é possível compartilhar as ofertas encontradas pelo Menor Preço.

O aplicativo está disponível na web e nas plataformas Android e iOS. Acesse também pelo site do Menor Preço.

Fonte: Agência Estadual de Notícias