Aplicativo Paraná Solidário recebe mais de 14 mil doações

A plataforma funciona como uma ponte entre empresas e pessoas físicas que queiram doar para instituições produtos como alimentos, roupas, móveis, eletrodomésticos e ração para animais
Publicação
06/05/2021 - 15:48
Editoria

Desde o seu lançamento em 2019, o aplicativo Paraná Solidário já reuniu mais de 14 mil doações, e possui 883 instituições cadastradas. A solução foi criada pela Celepar em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, e ajuda a conectar as pessoas que desejam doar, com as que têm a necessidade de receber as doações.

A plataforma faz essa ponte de maneira online e possui todas as informações necessárias para o repasse direto, sem intermediários, a entidades que atendem crianças, adolescentes, idosos, mulheres, indígenas, pessoas com deficiência e em situação de rua e de animais abandonados.

“O aplicativo simboliza o lado humano em uma união entre tecnologia e solidariedade, atuando como um canal simples e seguro para doações, o que pode ajudar instituições ou pessoas que tenham alguma necessidade”, enalteceu o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Como funciona

Para doar, é preciso baixar o aplicativo (disponível para Android e iOS) e fazer o cadastro com informações pessoais, o que torna o processo mais seguro, pois é possível saber com quem está sendo feita a transação. Depois, é só selecionar a categoria do que se quer doar e publicá-lo em formato de anúncio, ou seja, colocar a descrição do produto e fotos.

O doador pode escolher a entidade que receberá o item ou deixar que o sistema do Paraná Solidário escolha, entre três opções randomicamente, quais entidades necessitam daquela doação em um raio de 50 quilômetros. A finalização é feita por uma conversa no chat do aplicativo, combinando dia e local de entrega.

O aplicativo pode ser instalado de graça e permite doar alimentação, calçados, cama/mesa/banho, higiene/limpeza, material escolar, vestuário, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, livros, itens esportivos, veículos e muito mais.