Aplicativo identifica veículos com débitos ou alerta de furto e roubo

O app Fiscaliza PR, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Receita Estadual do Paraná, vai agilizar o trabalho de auditores fiscais.
Publicação
14/01/2021 - 16:23
Editoria

A Celepar desenvolveu, em conjunto com a Receita Estadual do Paraná, o aplicativo Fiscaliza PR, que possibilita a consulta da situação dos veículos registrados no Estado instantaneamente, por meio de leitura OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres), utilizando apenas a câmera de um smartphone. 

A solução identifica a placa do veículo e apresenta resultados diferenciados por cor em sua interface: um destaque em vermelho para veículos furtados, em amarelo para veículos com licenciamento ou IPVA vencidos e cinza para aqueles isentos de IPVA, mas com licenciamento vencido.

Fases

Em um primeiro momento, o app será utilizado pelos auditores fiscais da Receita Estadual, que poderão identificar de forma mais rápida e eficaz irregularidades em veículos, como o não pagamento de licenciamento e do IPVA ou se há registro de furto ou roubo.

O segundo passo é a disponibilização do Fiscaliza PR para outros órgãos estaduais e prefeituras paranaenses que tenham interesse na ferramenta. Outros estados já demonstraram interesse.

Inovação

Em 2020, a Secretaria da Fazenda investiu em outras ações de modernização e inovação. Em mais uma parceria entre a Receita Estadual e a Celepar resultou em uma ferramenta que permite aos consumidores paranaenses escolher os horários com menor fluxo de pessoas em supermercados e farmácias do Estado, com o objetivo de evitar aglomerações em compras físicas.

O aplicativo Melhor Hora mostra a movimentação com base na geração de cada Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e) no sistema, entre as 6h e às 22h.

Fonte: Agência Estadual de Notícias