Assessoria da Juventude apresenta projetos desenvolvidos pela Celepar na Assembleia Legislativa e em Brasília 14/05/2015 - 14:00

O assessor especial de Juventude, Edson Lau Filho, esteve nesta terça-feira (12) na Assembleia Legislativa, em Curitiba. Ele apresentou a deputados da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado para este segmento.

Lau teve a oportunidade de explicar detalhes sobre a Rede Jovem, o Território da Juventude Virtual (juventude.pr.gov.br), soluções desenvolvidas pela Celepar, e as ações do Comitê Intergestor de Políticas Públicas para a juventude. Também falou sobre a implantação do Grupo de Trabalho, que promoverá estudos sobre como apoiar e manter os jovens no meio rural, e o projeto Jovens Lideranças. A lei que vai implantar o Conselho Estadual de Juventude, projeto que está tramitando no governo, foi outro tema abordado.

“Quanto mais debate tivermos, melhor para os jovens, principalmente para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade”, disse Lau. “Foi uma reunião importante para tiramos algumas dúvidas que os deputados tinham sobre nossas ações e também para que pudéssemos apresentar outras pautas.”

A solução, como explicou o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, gera indicadores estratégicos à administração estadual. Ainda segundo o dirigente, a juventude é grande fonte de demandas de serviços e formadoras de opinião que, a exemplo dos cidadãos das demais faixas etárias, merece receber do Estado serviços públicos cada vez mais eficazes.

Lau também convidou os deputados para irem até a Celepar conhecer o projeto Rede Jovem, que está em desenvolvimento e será referência na área de juventude. A Rede Jovem é um sistema pioneiro no País, que contempla o cadastro de jovens, equipamentos e serviços de setores público e privado, entidades governamentais e não governamentais, que envolvem de ações, projetos e programas voltados a este segmento.

O deputado Paulo Litro, presidente da comissão, afirmou que o objetivo da reunião é aproximar os poderes Legislativo e Executivo na discussão das melhores políticas públicas para os jovens. “Queremos acompanhar os projetos, os programas e os trabalhos da Assessoria da Juventude para ter espaço nestas discussões”, disse Litro.

Também participaram da reunião os deputados Thiago Amaral, Artagão Júnior, Evandro Araújo, Felipe Francischini e Professor Lemos.

Brasília

Na semana passada, Lau apresentou em Brasília, o projeto do sistema Rede Jovem à chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Juventude. Anunciado pelo governador Beto Richa em 30 de abril, Dia da Juventude, trata-se de um sistema inédito no país que integra informações de diversas áreas para subsidiar políticas públicas, melhorar e qualificar o atendimento a este segmento.

O Paraná concentra 2,7 milhões de jovens, com idade entre 15 a 29 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Podemos apresentar à Secretaria Nacional de Juventude algumas das ações que estamos desenvolvendo no Paraná. É importante estreitarmos os laços entre o governo estadual e o governo federal para melhorarmos as políticas públicas de juventude”, disse Edson Lau.

Informações Integradas

A Rede Jovem é um sistema pioneiro no país, que contempla o cadastro de jovens, equipamentos e serviços dos setores público e privado, entidades governamentais e não governamentais, que envolvem ações, projetos e programas voltados a este segmento.

Desenvolvido em conjunto com a Celepar, o sistema integrará informações de vários sistemas do Governo do Estado, além de dados de municípios e da sociedade civil, usando, também, a técnica de geoprocessamento.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

GALERIA DE IMAGENS