BI’s da Celepar vão ajudar assessoria de Juventude a mapear a situação dos jovens no Estado 10/03/2016 - 16:00

Atendendo o convite do presidente Jacson Carvalho Leite, o assessor especial de Juventude, Edson Lau, esteve com sua equipe de trabalho reunido no Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) durante dois dias (09 e 10), tratando juntamente com especialistas da Celepar no desenvolvimento de soluções de Business Intelligence (BI’s), sobre o uso de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação no planejamento e execução de ações voltadas à juventude em nosso Estado.

“Foram reuniões produtivas. Nossa proposta é por em prática um amplo programa voltado à juventude. Para tanto, necessitamos otimizar recursos e, por meio dos cases de Business Intelligence, mapear a real situação da população de 15 a 29 anos residente nos 399 municípios paranaenses”, disse Lau.

A proposta, como informou Lau, é atuar em âmbito estadual principalmente junto à população jovem mais vulnerável, no caso, segundo ele, aquela que não possua acesso à saúde, educação, emprego e renda, por exemplo. “Estamos trabalhando para inserir cada vez mais o jovem na sociedade”, destacou.

“A partir do momento em que a Celepar coloca à disposição da assessoria especial de Juventude o Centro Integrado de Informações Estratégicas, o Edson Lau e sua equipe passam a ter acesso a indicadores confiáveis, extraídos em tempo real, que vão permitir que eles planejem e acompanhem com mais precisão as ações voltadas ao seu público alvo”, explicou Jacson Leite.

É preciso ter em mente, como lembrou o presidente, que tratamos com um público que nasceu na era digital. Portanto, acostumado a interagir com ferramentas de tecnologia da informação. “Neste sentido, temos que colocar estas mesmas ferramentas à disposição da juventude para que ela seja cada vez melhor atendida pelos organismos públicos do Estado”, argumentou Leite.

BI’s

Durante os dois dias foram apresentados cases de Business Intelligence, entre eles o do Cadastro Único, aplicação que abrange diversas informações, tais como: localização das famílias, trabalho infantil, comunidades tradicionais do Paraná, renda per capita, existência de água encanada e luz elétrica no domicílio, escolaridade, documentação, etc.

O Sistema de Acompanhamento do Plano de Metas do Paraná (SAPM), solução que foi desenvolvida para permitir ao Estado a obtenção de índices de desempenho a partir do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) unificando as informações em uma única solução, tendo como balizador as ações efetivas dos gestores e os níveis de satisfação da população através de pesquisas feitas mensalmente, também esteve na pauta da reunião.

Participaram da reunião por parte da Celepar, além do presidente Jacson Carvalho Leite, o diretor de Mercado Nelson Garcia e os empregados Débora Romão, Eriel Macuco Filho, Henrique Miorelli, Josué Zvetch, Leonardo Tavares e Maria Izabel de Paula.

GALERIA DE IMAGENS