Botão do pânico, como a tecnologia pode ajudar no combate à violência contra a mulher

Ferramenta está disponível dentro do aplicativo 190 PR, e contou com o desenvolvimento da Celepar em parceria dos órgãos de defesa e segurança pública no Estado
Publicação
29/03/2023 - 10:21
Editoria

A violência contra a mulher é algo amplamente discutido nas políticas públicas, sob esse contexto conheça um grande aliado que pode ajudar no combate ao feminicídio. Trata-se do botão do pânico, disponibilizado dentro do aplicativo 190 PR, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Polícia Militar, e que atende mulheres com medidas protetivas judiciais.

“Este é um problema social grave mundial, mas a tecnologia pode ajudar a salvar a vida das mulheres inclusive nestes difíceis momentos, bastam apenas três toques no celular e as forças policiais podem ser acionadas pelas vítimas”, informou o CEO da Celepar, Gustavo Garbosa.

Como funciona

O botão é liberado apenas para mulheres que possuam medidas protetivas de urgência, concedidas através da Lei Maria da Penha. Ele possui duas funcionalidades: a primeira é o acionamento imediato das forças policiais, que terão acesso à geolocalização do celular e farão um atendimento de emergência por meio das informações disponíveis no aplicativo.

A segunda é a gravação do som ambiente durante 60 segundos, que é enviada à equipe policial como material de apoio para a compreensão do contexto da emergência. As duas funcionalidades operam independentemente, de modo que, caso a vítima feche o aplicativo durante a gravação do som, isso não interfira no seu atendimento.

Download do aplicativo

Uma vez com a liberação judicial, a vítima deve fazer o download do aplicativo 190 PR, disponível para celulares Android (via Google Play) ou iPhone (via App Store). No primeiro acesso ao app será necessário fazer um cadastro com informações básicas, confirmando os dados informados na medida protetiva, e liberar o uso do GPS pelo aplicativo – o que é essencial para o atendimento emergencial por parte da PM. Após o cadastro e liberação, o Botão do Pânico é automaticamente liberado no aplicativo para quem já possuir a autorização para usá-lo.

Como acionar

Após o cadastro, o botão do pânico pode ser acionado pela vítima a qualquer momento do dia. Para isso, basta abrir o aplicativo. O botão estará visível em vermelho na parte inferior da tela inicial do app. Para acioná-lo, a vítima deve deslizar o botão e, em seguida, selecionar o nome do agressor que está violando a medida naquele momento.

Parceria

O botão do pânico é fruto de uma parceria entre a Celepar, o Tribunal de Justiça do Paraná, e o Governo do Estado, através das secretarias da Segurança Pública, da Justiça, Família e Trabalho, e Polícia Militar.

Aplicativo 190

O aplicativo 190 PR é uma plataforma da Polícia Militar pioneira no Brasil que possibilita o acionamento de emergência sem ligação telefônica. Com o aplicativo é possível registrar fatos como: acidente de trânsito, perturbação de sossego, violência doméstica, entre outras ocorrências. Ele também é projetado para atender pessoas com deficiência auditiva, sendo possível ativar auxílio por libras, visando sempre atender ao usuário de maneira eficiente.