Brigada de Emergência da Celepar passa por processo de reestruturação 23/05/2014 - 12:00

Com o objetivo de retomar suas atividades, a Brigada de Emergência da Celepar realiza reuniões semanais, discutindo vários assuntos que vão ao encontro à sua reorganização. Uma equipe força tarefa foi constituída para revisar a norma da Brigada, definir estratégias de emergência, planejar novos treinamentos, demandar aquisição de equipamentos de segurança e proteção, executar campanhas educativas e exercícios de simulação de ocorrências.

O coordenador deste trabalho é o técnico de segurança Horácio Teixeira. Ele destaca a importância da equipe força tarefa na realização deste importante empreendimento, para a Celepar e seus empregados. ”A Brigada de Emergência representa um cuidado a mais com a segurança das pessoas, para que todos possam retornar aos seus lares livres de acidentes, além de evitar que qualquer incidente coloque em risco a continuidade do trabalho desenvolvido na companhia”.

O principal papel da Brigada na empresa é a prevenção de incêndios, mas se o incêndio acontece, a Brigada deve combatê-lo, evitar sua propagação e resguardar o patrimônio da empresa. Outra responsabilidade da Brigada, quando ocorre um mal súbito ou um acidente grave, é manter a vida até que chegue socorro adequado, de médico ou de outro profissional qualificado.

Dentre as atividades dos brigadistas estão a prevenção de acidentes, o atendimento de vítimas de acidentes e males súbitos, a realização de práticas de combate e controle de incêndios, a retirada de pessoas de ambientes de risco, o auxílio no abandono dos locais de trabalho, a participação em treinamentos teóricos e práticos, bem como em exercícios simulados, entre outras atividades. No desempenho de suas funções, os brigadistas fazem uso de equipamento de proteção, sempre que necessário, como óculos, capacetes e luvas.

Para melhor organização da equipe, a Brigada foi dividida em grupos menores, de acordo com suas atribuições, como: primeiros socorros, combate a incêndios, evacuação, elétrica e ar-condicionado.

A expectativa é de que com o aumento da equipe, novos empregados possam desenvolver o espírito de solidariedade e voluntariado.

GALERIA DE IMAGENS