Business Intelligence da Celepar ajuda Procon na fiscalização das empresas


O Procon-PR em Números, solução da Celepar que utiliza o Business Intelligence (BI), referência no Brasil, é uma ferramenta que analisa a conduta dos fornecedores de produtos e serviços, bem como a tomada de decisão em relação aos tipos de atendimento que serão disponibilizados em relação aos consumidores e fornecedores
Publicação
05/04/2019 - 11:06
Editoria

O Procon-PR em Números, solução da Celepar que utiliza o Business Intelligence (BI), referência no Brasil, é uma ferramenta que analisa a conduta dos fornecedores de produtos e serviços, bem como a tomada de decisão em relação aos tipos de atendimento que serão disponibilizados em relação aos consumidores e fornecedores. Com base nos dados do BI o Procon-PR desenvolve políticas públicas de defesa do consumidor, exemplo disso foi a ação que multou diversas instituições bancárias.

O Procon-PR multou recentemente três bancos em mais de R$ 330 mil por reclamações apresentadas por consumidores. Com os dados fornecidos pelo BI da Celepar o Procon-PR conseguiu dimensionar quais eram a principais reclamações e quais as instituições que mais recebiam queixas dos consumidores, com isso, desenhou-se uma ação para penalizar as instituições bancárias.

Nessa ação que multou os bancos, o BI agregou valor ao trabalho desenvolvido pelo Procon, uma vez que permitiu a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações, dando suporte à gestão de políticas estaduais implementadas pelo órgão de defesa do consumidor. Com esses dados foi possível alcançar os principais problemas que geraram a aplicação das multas nessas instituições bancárias. As principais reclamações estão relacionadas principalmente a cobranças indevidas e prestação de serviços sem solicitação, além de cobranças abusivas.

Pioneirismo

Lançado em 2015 o Procon-PR em Números, continua sendo o pioneiro no Brasil. A ferramenta já despertou interesse de outros estados como Bahia, Mato Grosso e Paraíba, além de países da América Latina. Já foram mais de 70 mil acessos na ferramenta.