Câmara de Segurança debate ações para Copa 2014 23/07/2012 - 19:20

Reunião de trabalho da Câmara Temática da Segurança, realizada na sede da Secretaria da Segurança Pública nesta segunda-feira (23), debateu a criação das quinze oficinas temáticas da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça.

O secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, falou sobre os trabalhos que serão desenvolvidos pela Comissão da COESGE/PR, e apresentou o delegado da Polícia Federal, Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia, como presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos do Estado do Paraná. “Ele será o responsável pela coordenação das ações de segurança pelo Ministério da Justiça”, disse Mario Celso Cunha.

O delegado Flúvio Cardinelle fez uma apresentação em audiovisual sobre a Comissão. “A missão da Sesge é planejar, definir, coordenar, implementar e acompanhar os grandes eventos, desde a Copa das Confederações, Fórum da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas”, disse Flúvio.

O presidente da Câmara Temática da Segurança, major PM Nelson Ademar Piske, destacou que o órgão vai atuar com foco nas parcerias entre governos e entidades representativas da sociedade. “Nossa missão vai além dos grandes eventos, sempre com planejamento e eficiência”, disse.

O secretário estadual de Turismo, Faisal Saleh, lembrou da importância da segurança nas áreas de fronteira com o país. “Devemos estar atentos para o trabalho de segurança nas áreas de fronteira, pois o fluxo de turistas via terrestre nas cidades que fazem divisa com o Brasil é muito grande e será maior na época dos grandes eventos”.

Conforme o diretor-geral da Secretaria de Segurança Pública, Adalberto Alves de Souza, o Governo do Paraná já tem uma política forte na área de fronteira, em parceria com o governo federal, combatendo o tráfico de armas, de drogas, contrabando e roubos de veículos. “Esta ação estará sempre presente nos grandes eventos”, completou.

Segundo o delegado Flúvio Garcia, até o dia 3 de agosto todas as quinze Oficinas estarão instaladas, até o dia 31 de outubro de 2012 o Plano Tático Integrado do Paraná estará pronto e aprovado, e de novembro de 2012 até junho de 2014 todas as ações estarão sendo realizadas, incluindo treinamento, revisão, exercícios simulações, varreduras, monitoramento e aprimoramento dos protocolos integrados.

Participaram da reunião representantes dos seguintes órgãos: SESP, SETU, SECOPA, Celepar, Compagas, UFPR, Unibrasil, Infraero, SMMA, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Federal, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Cindacta II da Aeronáutica, Abrame, Detran, Setran, Secopa Municipal, Clube Atlético Paranaense, Associação Comercial do Paraná, ABIN, IML, Polícia Científica, SESA, LacTec, Porto de Paranaguá, Receita Estadual, Receita Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Anvisa, ANTT, APPA, ICI, Anatel, URBS, Instituto Municipal de Turismo e Guarda Municipal.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

GALERIA DE IMAGENS