Carteira do Autista já teve mais de 6 mil solicitações no Estado

Solução criada pela Celepar em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho em 2020 é gratuita e pode ser emitida de forma online
Publicação
07/02/2023 - 11:37
Editoria

Criado em 2020 pela Celepar em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) já foi solicitada mais de 6 mil vezes no Paraná. Hoje, este serviço está na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF).

Benefícios

O documento garante a prioridade no atendimento em serviços públicos – em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social – e também privados, como farmácias, supermercados, bancos e outros estabelecimentos comerciais.

Como solicitar

Para solicitar a carteira basta acessar o site: www.carteiradoautista.pr.gov.br e realizar o cadastro e seguir o passo a passo com o preenchimento e envio dos documentos. 

Documentos necessários para a solicitação da Carteira do Autista

  • Documento RG, CPF do Autista
  • Documento RG, CPF do Responsável
  • Fotografia 3×4 do Autista digitalizada (A fotografia deve ser o mais recente possível, estar no formato 3cm x 4cm e com boa resolução para impressão)
  • Laudo Médico digitalizado. (Deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável
  • Exame de Tipo Sanguíneo digitalizado.

Romeo Mion

A emissão da Carteira do Autista pelo Governo do Paraná atende à lei federal nº 13.977/2019, publicada em 9 de janeiro no Diário Oficial da União. A lei foi originada por projeto de autoria da deputada federal Rejane Dias, aprovado pelo Congresso Nacional em 11 de dezembro passado. Já na tramitação, a proposta ficou conhecida como Romeo Mion, que é autista e filho de Marcos Mion, um dos principais entusiastas da medida.