Celepar abraça Campanha Florescer, que distribuiu mudas de árvores nativas

A ação realizada para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado, na última sexta-feira (27), teve o objetivo de promover a educação ambiental e despertar o interesse do cidadão de ser um voluntário plantando uma árvore nativa
30/08/2021 - 11:26

A distribuição de mudas nativas em 21 pontos do Estado aconteceu na última sexta-feira (27), por meio da Campanha Floresce Paraná. A ação, realizada também para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado, foi promovida pela Superintendência Geral de Ação Solidária do Governo do Paraná e o Instituto Água e Terra (IAT), cujo objetivo é propiciar a educação ambiental e despertar o interesse do cidadão de ser um voluntário ao plantar uma árvore nativa.

“O Floresce Paraná vem simbolizar o florescer do nosso Estado, na economia, saúde, no meio ambiente e em todas as áreas”, disse Luciana Saito Massa, primeira-dama do Paraná e presidente do Conselho de Ação Solidária. “Mas somente com união e comprometimento de todos vamos conseguir colher os bons frutos das nossas ações e assim resistir e permanecer”, destacou.

O presidente da Celepar, Leandro Moura, também participou da ação e plantou um ipê amarelo. "Acreditamos que o meio ambiente é responsabilidade de todos e que a conscientização é o caminho para a transformação. Por isso nos comprometemos tanto com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, quanto com diversas ações que colaborem na construção de um mundo melhor. Vamos semear um Paraná ainda mais solidário e voluntário", enalteceu.

As mudas distribuídas gratuitamente são oriundas dos 19 viveiros do IAT, que possuem capacidade de produzir cerca de 3 milhões de mudas de árvores nativas. São 100 espécies nativas, inclusive as ameaçadas de extinção, como peroba-rosa, imbuia e araucária.

Na primeira edição da campanha, em 2020, foram plantadas 85 mudas de árvores nativas. A edição deste ano distribuiu 15,7 mil mudas em 21 municípios, com apoio do Instituto Água e Terra (IAT), através dos Escritórios Regionais. Luciana Saito Massa, junto com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, distribuiu mudas de Ipê Amarelo (árvore símbolo da campanha deste ano), Araçá, Guabiroba e Pitanga, em Curitiba. Eles também plantaram uma árvore na sede Instituto.

O secretário Márcio Nunes lembrou que existe um grande trabalho nos viveiros de preparar as mudas para serem plantadas no solo. “Vamos dentro da floresta, coletamos as sementes, trazemos para os nossos viveiros e fazemos toda a parte de reprodução”, disse.

Drive-thru

As mudas foram entregues à população no sistema drive-thru. Além disso, secretarias municipais do meio ambiente, secretarias estaduais e órgãos estaduais receberam sementes de Ipê Amarelo para serem plantadas no dia da ação. Sementes também foram enviadas durante a semana para as fundações do Paraná, ligadas ao voluntariado e ao meio ambiente, e também a entidades e ONGs que realizam trabalho voluntário.

Dia Nacional do Voluntariado

O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no Brasil pela Lei de Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985. Desde então, tornou-se um dia especial ao destacar o trabalho de pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social e comunitário, motivadas por valores de participação e solidariedade.

Fonte: Agência Estadual de Notícias