Celepar apoia o funcionamento de sistema para outorga de uso dos recursos hídricos

25/05/2020 - 16:00

A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Instituto Água e Terra, disponibilizou o Sistema de Informações para Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos (SIGARH). O sistema eletrônico garante mais transparência e agilidade e integra um grande programa de modernização dos processos da outorga de uso dos recursos hídricos, monitoramento e gestão de bacias hidrográficas. A medida visa o aprimoramento operacional de gestão do setor.

O SIGARH foi implementado com financiamento do Banco Mundial e desenvolvido pela Fundação Ezute, com a participação de toda a equipe do IAT. O projeto contou com a participação da Celepar, responsável pela hospedagem do sistema em seu data center, apoio ao processo licitatório, definição da tecnologia e dos padrões a serem utilizados na estrutura física e lógica e disponibilização dos serviços para integração com demais sistemas corporativos do governo, prezando pela segurança da rede e as boas práticas já adotadas pelo Estado.

A solução permite a operacionalização de praticamente todos os instrumentos de gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos e possibilitará ao Paraná desburocratizar processos, ter mais eficiência e maior transparência nesse setor.

Ao contribuir com a desburocratização do Estado, a solução moderniza os procedimentos, oferecendo serviços integrados e de maior alcance. Houve consolidação das funcionalidades do sistema e também está sendo ampliado o procedimento de cadastramento de público. Para o cidadão, possibilita a substituição do papel por meios eletrônicos, o acesso às informações via internet, maior confiabilidade dos dados e rapidez na liberação de processos.

A partir dessa versão disponibilizada para o público, já estão em desenvolvimento novas funcionalidades que serão implementadas gradativamente, visando melhoria, segurança e agilidade dos serviços prestados ao cidadão paranaense.

Composto por sete subsistemas integrados, o SIGARH faz parte do Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, firmado entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, e foi coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes (SEPL). O novo sistema está em operação desde o início do ano e será disponibilizado de forma mais abrangente para o público a partir deste mês.

Redução de tempo

A coordenadora do projeto e diretora do Núcleo de Inteligência Geográfica e da Informação do IAT, Jaqueline Dorneles de Souza, destaca os benefícios que o SIGARH trará: “O sistema ajudará o Estado a crescer e se constitui numa importante ferramenta nesse período de crise hídrica”, afirmou a diretora.

Ela explica que ao integrar dados de monitoramento, gestão e regulação dos usos dos recursos hídricos, o sistema disponibiliza ferramentas geo de apoio à tomada de decisão que possibilitam ao técnico diminuir o tempo de análise de processos.

Fonte: Agência Estadual de Notícias