Celepar apresenta ao TCE cases de Business Intelligence destinados aos municípios 13/04/2015 - 16:30

Dando continuidade à reunião de trabalho ocorrida no final de março, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ivens Linhares esteve novamente na Celepar, reunido com o presidente Jacson Carvalho Leite, para avaliar ferramentas de inteligência desenvolvidas pela companhia ao Governo do Estado, cujas soluções possam ser utilizadas pelo TCE e municípios paranaenses no controle das contas públicas municipais.

Na ocasião, foram apresentados cases de Business Intelligence (BI's) específicos para os municípios, como, por exemplo, os que tratam da análise de escolas em âmbito regional e estadual e da erradicação de problemas municipais através do cadastro único, além de indicadores do Ipardes.

O Sistema de Acompanhamento do Plano de Metas do Governo do Paraná (SAPM) também foi uma das soluções de inteligência apresentadas ao TCE, que permite avaliar e monitorar ações governamentais. Além disso, a equipe do Tribunal de Contas conheceu o painel do Governo em Números e a Rede Executiva do Governo, que oferecem aos gestores públicos acesso a informações estratégicas.

“Podemos criar a ferramenta de BI's ao Tribunal de Contas do Estado através dos cases já desenvolvidos pela Celepar”, declarou Jacson Carvalho Leite. Segundo o presidente, o olhar separado de cada município permite ao gestor público ter uma visão mais ampla do Estado como um todo.

Além do presidente Jacson Carvalho Leite, participaram da reunião pela Celepar Carlos Pessoa, Henrique Miorelli, Sara Raskin, Cristina Viomar, Venyton Izidoro, Dalton Luiz Marcilio, Débora Lini e Leonardo Waclawovsky.

Estavam presentes no Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) da Celepar, na última quarta-feira (08), pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o vice- presidente Ivens Linhares, o analista de controle Jorge Khalil Misk, o diretor de planejamento Carlos Alberto Siqueira, o analista de TI Alessandro Lisboa, a analista jurídico Giovana Araújo, o analista de contas estaduais Livio Costa, o diretor de informações estratégicas André Luiz Fernandes e o analista de transferências Nelson Neto.

GALERIA DE IMAGENS