Celepar apresenta modelo de gestão estadual em fórum da ABEP 26/06/2015 - 16:50

Diretores técnicos e administrativos das empresas estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação de todo o Brasil participaram de reunião estratégica em Natal (RN). A inciativa foi da ABEP (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação) para discutir, entre outros temas, Liderança e Motivação, Engenharia de Software, Infovias Digitais, Arquitetura em Nuvem, Coworking (trabalho compartilhado), Aplicações Mobile, e-Social (discussão geral de soluções), Plano de Preparação para a Aposentadoria e Segurança da Informação e Uso de TIC para Inteligência dos Governos.

Este último tema esteve a cargo do presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, que apresentou o modelo de gestão pública do Governo do Paraná apoiado em soluções de inteligência. Leite destacou a Rede Executiva, o Sistema de Acompanhamento do Plano de Metas do Governo do Paraná (SAPM) e o Governo Eletrônico, um painel de números que evidencia de maneira clara todas as políticas públicas transformadas em serviços efetivamente entregues à população paranaense.

O planejamento estratégico apresentado por Leite está servindo de modelo para aplicação em melhorias de qualidade de gestão pública para vários estados, como é o caso de Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia. Em breve, a companhia recebe a visita de representantes da empresa de TÏC de Mato Grosso que pretendem conhecer detalhadamente o modelo de inteligência desenvolvido pelo Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) da Celepar.

Além de Jacson Leite, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná esteve representada pelos diretores administrativo- financeiro, Lúcio Alberto Hansel, e de tecnologia da informação e comunicação, Danilo Scalet..

O evento foi organizado em momentos com a presença de todos os diretores participantes e outros específicos em que os diretores administrativo financeiros e diretores técnicos eram divididos para a discussão de assuntos específicos de cada área.

Aposentadoria

Uma das atividades específicas para os diretores administrativos- financeiros foi a apresentação do diretor da Celepar, Lucio Alberto Hansel, sobre o Plano de Demissão Incentivada (PDVA) e o Plano de Preparação para Aposentadoria (PPA) contemplando a proposta da sugestão da companhia para a questão dos funcionários com muito tempo de carreira e com vontade de se desligar da empresa.

O PPA e o PDVA, segundo Hansel, são temas que despertaram grande interesse das afiliadas da ABEP, tendo em vista a realidade das empresas que, em sua maioria, tem mais de 40 anos de fundação. Muitas delas, como a Celepar, enfrentam o panorama de um quadro funcional com empregados aptos para a aposentadoria e o egresso de novos funcionários. “Essa transição precisa de uma atenção especial e um incentivo efetivo para que ocorra de maneira benéfica para todas as partes, com um plano de sucessão valorizando, acima de tudo, a partilha das vivências dos técnicos mais experientes com os novos”.

Lucio Hansel evidenciou também a importância deste fórum que oportunizou, de maneira muito produtiva, a convivência dos DTE’s e DAF’s em um mesmo ambiente, em uma mesma data, cumprindo com as especificidades de cada área e momentos em comum.

Dispositivos Móveis

No âmbito técnico, o ponto alto do evento, de acordo com Danilo Scalet, foi o debate sobre a utilização de soluções para dispositivos móveis nos atendimentos ao Estado e aos cidadãos. “Estamos trabalhando no sentido de criarmos uma maior sinergia e interação entre as empresas estaduais de TIC no desenvolvimento de produtos adaptáveis às plataformas móveis”, destacou ele.

A reunião foi realizada nos dias 18 e 19 de junho.

ABEP

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação atua no fortalecimento da cooperação entre suas associadas em todo o País há quase quatro décadas e tem a missão de promover a cooperação entre as suas associadas e participar efetivamente na formulação de políticas públicas de TIC, nas diversas esferas governamentais, visando o fortalecimento da informática pública como instrumento de gestão, prestação de serviços e cidadania.

As entidades associadas da ABEP atuam na busca da modernização administrativa, aliada à qualidade e produtividade dos serviços que os governos estaduais prestam à sociedade em setores como os de educação, saúde, transportes, segurança pública, habitação, entre tantos outros. Estruturadas como sociedades de economia mista ou outra forma jurídica de organização, as entidades estaduais de informática procuram, constantemente, a reciclagem tecnológica, apresentando as melhores soluções ao administrador público no seu processo diário de tomada de decisão, contribuindo para a racionalização dos serviços prestados a comunidade.

GALERIA DE IMAGENS