Celepar apresenta na Assembleia Legislativa solução que permitirá o controle de emendas orçamentárias pela internet 18/10/2011 - 16:22

O sistema desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), intitulado Controle de Emendas Orçamentárias (CEO), foi apresentado nesta segunda-feira (17) aos deputados estaduais no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. Por meio desta solução, os parlamentares poderão encaminhar e acompanhar pela internet suas emendas relativas ao Orçamento do Estado e ao Plano Plurianual (PPA). Interligada à Coordenação de Orçamento e Programação (COP) da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL) a tecnologia proporcionará a unificação das informações orçamentárias, garantindo integridade, qualidade e transparência dos dados.

O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, destaca a tecnologia da informação como uma ferramenta de gestão e ressalta que esse sistema em especial prima por propiciar aos deputados e ao Poder Legislativo uma solução eficaz para o acompanhamento das emendas parlamentares. “Outro fator importante é a agilidade que este sistema trará ao processo, uma vez que todo o acompanhamento da emenda poderá ser feito online”.

O evento foi conduzido pelo presidente da Comissão de Orçamento, deputado Nereu Moura (PMDB) e pelo relator, deputado Élio Rusch (DEM) e serviu para marcar a abertura do prazo para a apresentação de emendas até o limite pré-determinado de R$ 2 milhões por parlamentar. Moura comemora o avanço tecnológico e a conquista que o CEO representa, no sentido de aperfeiçoar a elaboração e a execução do orçamento estadual. Participaram ainda a secretária executiva da Comissão, Ana Beatriz Prado, os demais membros, deputados Francisco Bührer, Ademir Bier, César Silvestri Filho, Enio Verri e Pastor Edson Praczyk, além do deputado Caito Quintana.

Sistema

De acordo com a gerente de desenvolvimento de soluções da Celepar, Maria Tereza Rodrigues Pahl, com este processo digital a Assembleia tem um maior ganho na otimização dos trabalhos. “O sistema é muito fácil e simples e pode ser alimentado pelo próprio deputado ou pelos seus assessores. A ideia de concepção deste sistema é a de agilizar o trabalho da Comissão de Orçamento e dos próprios parlamentares”.

Na ocasião, o analista de sistemas responsável pelo projeto, Alexandre Luiz Boruschenko Moro (DIDES-D2), explicou em detalhes o funcionamento do sistema. Segundo ele, uma senha que poderá ser compartilhada com membros da equipe será fornecida ao parlamentar. O objetivo é agilizar os procedimentos, garantindo ampla transparência. “A implementação desse sistema fornece à Assembleia Legislativa uma ótima ferramenta para esta função, na medida em que poderá ser utilizada de qualquer lugar”. Por meio do CEO, os parlamentares poderão também emitir relatórios e estatísticas.

O coordenador da equipe desenvolvedora do projeto, Márcio Luiz Hein (DIDES-D2), destaca que a ferramenta moderniza o sistema utilizado anteriormente pela Assembleia. “Antes este processo de cadastramento de emendas era feito de forma pouco ágil, afinal, era necessário a disponibilização de um software na máquina de cada parlamentar para que estes pudessem acrescentar suas emendas ao orçamento do Estado. Só depois era possível transferir toda a informação para o setor responsável pela avaliação. O novo sistema será online, portanto, propiciará maior segurança e facilidade no trabalho dos deputados”.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa

GALERIA DE IMAGENS